A busca pelo “corpo ideal e perfeito” é um tema que vem gerando debates. Isso porque muito se fala da ditadura da beleza e como isso influencia no aumento de casos de compulsão alimentar, como a bulimia nervosa.

O que é bulimia nervosa?

A bulimia nervosa é um transtorno psicológico, onde se desenvolve a compulsão por ingerir uma quantidade excessiva de comida. Após essa ingestão desregulada, surge o comportamento compensatório para evitar o ganho de peso, como o uso de laxantes e a indução do vômito.

Ou seja, a bulimia é um transtorno alimentar ligado diretamente ao uso de medidas extremas como forma de conter o peso e se enquadrar em uma imagem ideal.

Quais os sintomas da bulimia nervosa?

Os sintomas da bulimia nervosa aparecem em nível psicológico e físico. Há alguns sinais que podem indicar que você, ou alguém próximo, esteja desenvolvendo a bulimia, e é muito importante ficar atento, para que, ao primeiro sinal de alerta, você procure um médico.

A compulsão geralmente é desencadeada por outros transtornos psicológicos como ansiedade e depressão, situações de estresse, intensa fome após dietas ou sentimentos ligados ao peso. Veja mais detalhes:

Sinais Psicológicos

Sinais Físicos

  • Variações de peso constantes (ganhar ou perder peso);
  • Sensação de inchaço e constipação intestinal;
  • Desenvolver intolerância a alguns alimentos;
  • Insônia, cansaço e fadiga;
  • Em mulheres, alterações significativas nos ciclos menstruais;
  • Desmaios e tonturas frequentes;
  • Hemorróidas e problemas orais pela indução ao vômito.

Tratamento da bulimia

De forma mais geral, a combinação de: 

  • Psicoterapia voltada para reeducação alimentar;
  • Acompanhamento psiquiátrico;
  • Participação em grupos de apoio;
  • Nutrólogo;
  • Nutricionista.

Nesse sentido, é fundamental contar com equipe multidisciplinar para não só oferecer apoio em várias partes da vida da pessoa com bulimia, mas também para tratar todos os aspectos que envolvem o transtorno.

Parece trabalhoso, não é mesmo? Mas para quem sofre de um transtorno alimentar como a bulimia é uma maneira de se sentir muito mais confortável com o tratamento.

O tratamento para bulimia é crucial, uma vez que impede o agravamento de riscos à saúde física e psicológica.

Comportamento da pessoa com bulimia

De fato, a forma como a pessoa que sofre com a bulimia nervosa se comporta é, na maior parte dos casos, o grande sinal de alerta para buscar ajuda.

Nesse transtorno alimentar, como foi dito anteriormente, a principal características é ter episódios de ingestão de grandes quantias alimentares (assim como ocorre em transtornos como o transtorno de compulsão alimentar periódica), seguidos de episódios purgativos (tomada de laxantes e indução de vômitos, por exemplo).

Além disso, você poderá observar determinados comportamentos recorrentes como:

  • Comportamento antissocial;
  • Hábito de comer sozinho ou escondido;
  • Pesar-se muitas vezes ou estar sempre tirando medidas, como cintura e pulsos;
  • Esconder alimentos;
  • Excesso de atividade física até em condições impróprias, como doente ou machucado;
  • Dietas sem sentido, como jejum intermitente, contar calorias e evitar alimentos específicos, sem acompanhamento médico de um nutricionista;
  • Uso de roupas mais largas que escondem o corpo;
  • Rituais para comer ou preparar alimentos obsessivos;

Como diagnosticar bulimia nervosa?

Para que o diagnóstico da bulimia seja confirmado, estes comportamentos devem ocorrer ao menos duas vezes por semana, durante três meses, de acordo com o DSM-IV ou uma vez por semana pelo DSM-V.

O especialista é responsável por emitir o diagnóstico. Os nutricionistas, psicólogos e psiquiatras geralmente são os responsáveis por essa avaliação.

O diagnóstico é feito após excluir outros tipos de transtornos alimentar. Vale pontuar que, diferente do transtorno da seletividade alimentar, na bulimia nervosa há uma grande preocupação com o ganho de peso.

A bulimia é considerada também um distúrbio de imagem?

A bulimia é um transtorno que tem relação com a maneira como a pessoa enxerga seu corpo e se aceita ou não. Sendo assim, os bulímicos geralmente têm uma baixa autoestima e enxergam uma imagem distorcida da realidade quando olham no espelho.

Essa distorção de imagem provoca sentimentos de ansiedade, o que gera a angústia por emagrecer e até o conforto em comer. Geralmente, pessoas bulímicas costumam se esconder para se alimentar.

Sendo assim, pacientes com bulimia podem induzir o vômito (expurgo), tomar medicamentos diuréticos e fazer uso de laxantes para provocar a eliminação do que foi ingerido, também conhecido como ações purgativas.

Há também, os que passam longos períodos em jejum ou praticando exercício físico de forma exagerada para compensar, chamadas de ações restritivas.

Quais são as causas da bulimia?

Não existe uma causa bem definida para a bulimia, pois é um transtorno que pode variar de pessoa para pessoa. Apesar disso, é possível considerar os fatores genéticos, psicológicos, familiares, traumáticos, culturais e sociais, como influência no seu desenvolvimento.

Estudos mostram que a bulimia nervosa ocorre principalmente em mulheres jovens, entre a adolescência e o começo da idade adulta.

Bulimia tem cura?

A boa notícia é que sim, a bulimia tem cura, e tudo depende do acompanhamento com um especialista que o ajude a vencer esse desafio. Não há uma regra para o tratamento, afinal, as causas da bulimia nervosa têm origem diferente, que varia de pessoa para pessoa, como já vimos aqui.

Como prevenir a bulimia nervosa?

O principal ponto é você atuar já no período da infância e adolescência para prevenir distúrbios alimentares e outros. Isso porque, é nesse período que as questões se tornam mais desafiadoras em relação a autoestima, pertencimento e aceitação.

Na dúvida, converse com o médico do seu filho e aprenda como cultivar hábitos alimentares mais saudáveis. Além disso, se informe sobre atividades físicas que auxiliam no desenvolvimento físico, mental e social.

A prevenção da bulimia nervosa pode e deve ser feita de maneira saudável. No Zenklub você encontra profissionais capacitados para te ajudar nessa e outras questões, confira nosso site.