Quase todo mundo já sentiu estresse. Os motivos são os mais variáveis, mas o certo é que a dinâmica da vida moderna, quase inevitavelmente, nos leva a enfrentar o estresse em alguma fase de nossas vidas.

Vamos entender melhor o que é o estresse para a psicologia, qual o perfil das pessoas mais suscetíveis a ele e quais estratégias podemos adotar para superá-lo ou diminuí-lo.

O que é estresse?

É um conjunto de reações do organismo diante de situações que exigem um grande esforço emocional para serem superadas. São reações de ordem física, mental e emocional. E quanto maior a duração e a gravidade dessas exigências, mais graves serão os sintomas. Quando o estresse excessivo está relacionado ao ambiente de trabalho chamamos de síndrome de burnout, também conhecida como esgotamento profissional.


Quais as causas de estresse?

Dentre tantos motivos que levam ao estresse estão:

  • Tensão no trabalho
  • Acúmulo de funções no dia a dia
  • Luto
  • Mudanças
  • Violência
  • Ser vítima de assalto ou sequestro
  • Preocupação excessiva com os filhos
  • Medo da morte, da separação, de uma traição e de uma falência


Quais as pessoas mais susceptíveis ao estresse?

São as mais rígidas consigo mesmas e que têm muito medo de falhar. São pessoas com grande necessidade de reconhecimento e, por isso, precisam ser as melhores no que fazem. E o que fazer caso você se identifique com este perfil?  

Trabalhe em si mesmo a aceitação de que não somos infalíveis nem onipotentes, não temos e não teremos respostas para tudo. Procure elaborar e superar o que for possível, mas aceitar o que não pode mudar. Nem sempre é possível modificarmos a realidade, mas sempre há espaço para modificarmos a maneira como lidamos com ela. Suavize sua maneira de julgar a vida e a si mesmo!


Como superar ou diminuir o estresse?

Muitas pessoas não têm ideia de como controlar o estresse pode mudar sua vida e sua saúde positivamente. Os dados dos níveis de estresse são preocupantes: segundo a Associação Psicológica Americana 34% dos americanos afirmam que o nível de estresse chegou a paralisá-los no último ano.

No Brasil, os dados atingem níveis ainda mais elevados: o país ocupa o segundo lugar em nível de estresse, perdendo apenas para o Japão, de acordo com pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (ISMA – Brasil) em nove países do mundo. Ainda de acordo com o ISMA, 70% dos brasileiros sofrem com estresse. Desse total, 30% desenvolve a síndrome de burnout, relacionada aos altos níveis de estresse no trabalho.

Então como reduzir o estresse. Bem, adote hábitos saudáveis de vida:

  • Durma bem (quando você está estressado pode sofrer de insônia)
  • Relaxe
  • Evite pessoas ou ambientes estressantes (quando possível)
  • Ingira menos cafeína
  • Tenha uma alimentação saudável
  • Aprenda a dizer não
  • Pratique esportes
  • Tenha momentos de prazer durante a semana
  • Meditação – veja o vídeo abaixo de como você pode começar a meditar
  • Mindfulness (atenção plena)
  • Atividades que sejam fonte de prazer, como um hobby
  • Ouvir música
  • Estar em contato com a natureza


Mas, não se esqueça: o estresse é um sintoma e, como todo sintoma emocional, é um alerta de que algo não vai bem em relação às nossas escolhas e ao impacto que elas têm em nossas vidas.  Se ouvir é a melhor maneira de saber que alguma coisa está fora do lugar. Uma maneira de evitar muitas doenças é cuidar de todos os aspectos do organismo. Olhar para dentro, ouvir os próprios sentimentos e pensamentos são formas de conquistar o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Em alguns casos, é preciso buscar ajuda para conseguir escutar os chamados que o nosso organismo nos faz. E não há vergonha alguma nisso.

Comece a criar momentos de reflexão durante o seu dia e tente descobrir qual ou quais foram as situações ou pessoas que desencadearam esses sintomas. Quando descobrimos o que nos deixa estressados e por que isso acontece, podemos mudar nossa atitude em relação àquela situação ou até mesmo nos afastarmos de determinadas pessoas ou de determinados locais.

Dependendo do grau e da intensidade do estresse, mudança de hábitos e uma prática diária de autorreflexão podem ser suficientes para diminuí-lo, mas quando sintomas físicos associados a ele ou persistentes perturbações emocionais começam a surgir, é o momento de você procurar ajuda especializada de um psicólogo que avaliará os procedimentos a serem adotados caso a caso.

O papel da inteligência emocional para lidarmos melhor com o estresse

O estresse é uma parte inevitável do trabalho e da vida, mas o efeito do estresse sobre nós está longe de ser inevitável. O estresse pode ser bom ou ruim, dependendo de como você o usa. É aí que entra o papel da inteligência emocional (IE).

Segundo Daniel Goleman, o renomado psicólogo Americano, a inteligência emocional ajuda você a lidar melhor com a vida, por várias razões. Existem quatro partes para a IE:

  1. autoconsciência – ajuda você a perceber quando você está se tornando estressado.
  2. autogestão – torna-o mais capaz de se acalmar antes de sua reação se desenvolver para um nível incontrolável.
  3. empatia – capacidade de você entender o próximo.
  4. habilidades sociais – promovem a forma como você se expressa – incluindo saber como e quando ser sincero.

A terapia é um recurso muito útil que nos ajuda a aprender a gerenciar as nossas emoções da melhor forma. Escolher como experimentamos a vida é a nossa liberdade mais básica e, no entanto, as pessoas raramente exercem a mente.

Estresse no trabalho e como grandes líderes lidam com estresse

No ambiente corporativo, todo profissional, vez ou outra, vai ficar estressado e sofrer do chamado estresse ocupacional. Isso acontece com quem trabalha em cargos de todos os níveis de responsabilidade. “O estresse faz parte da rotina de trabalho, mas há que se separar o estresse bom do estresse ruim. Explico: o bom é chamado eustress, que é o estresse vivenciado por você diante de uma situação produtiva ou em uma circunstância de aprendizagem.”, diz o psicólogo Iury Florindo, que também atende por vídeo-consulta no Zenklub.

Grandes líderes e criadores também estão sujeitos a diversas situações estressantes. O importante é encontrarem maneiras de relaxar para se manterem saudáveis e equilibrados. (Leia este nosso artigo com todas as dicas de como tornar o estresse ocupacional no seu aliado). Selecionamos dicas de 4 grandes empresários para manter o equilíbrio e a saúde mental.

Abílio Diniz

Um dos empresários mais relevantes do Brasil, Abílio Diniz aposta na organização como elemento fundamental para aproveitar o tempo. “A programação e a agenda organizada são, é claro, a parte mais aparente de uma série de atitudes e decisões que tomamos quando percebemos a importância de definir nossas prioridades. Uma agenda só será eficaz – e só teremos a disciplina necessária para cumpri-la – se for preenchida com atividades das quais precisamos. Essa palavra – prioridade é fundamental”, afirma Abílio.

“A consequência disso será uma redução brutal da carga de estresse. E, mais do que tudo isso, uma vida muito mais serena”, complementa.

Abílio também é um grande adepto de terapia. Segundo ele começou a se preparar para o sucesso que tem hoje, quando tinha 30 anos quando começou a fazer terapia, buscando se conhecer melhor.

Luiza Trajano

À frente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano salienta sua resiliência e foca em não ser a pessoa ou empresária perfeita. “Eu não tenho o compromisso de acertar sempre, nem com filho, eu não achei que ia ser perfeita.”, disse na série “Como matar um projeto”. Essa falta de compromisso de não ser a perfeita, não ser a primeira me leva a aceitar mais os meus erros.”, diz.

Facundo Guerra

Empresário ícone da noite paulistana, Facundo Guerra, sócio do Grupo Vegas, acredita que é preciso admitir o fracasso. “Por trás de um projeto você tem sonhos de outras pessoas; ele não tem uma função unicamente financeira. Ele pode estar indo mal financeiramente falando, mas ele está dando emprego, tem algumas pessoas que se relacionam com aquilo, é importante para determinadas pessoas. Então às vezes você insiste (…) até um momento onde você fica “suicida”, porque o projeto está te desgastando.”, diz o empresário em vídeo da série “Como Matar um Projeto”.

Tim Cook

O CEO da Apple acredita no planejamento como uma das formas de evitar o estresse. “Se as segundas-feiras chegam e você se sente sufocado de tanto trabalho, tente se organizar no domingo para a semana começar melhor”, diz ele. Gerir o tempo de trabalho e não ficar refém da própria escala é uma maneira eficaz de lidar melhor com as tarefas e se estressar menos com elas, já que todas foram previamente programadas.

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Tatiana Festi

Tatiana Festi

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá e especialista em psicologia Junguiana pela FACIS-SP, com 12 anos de experiência clínica. Atualmente reside no Chile e possui ampla experiência em atendimentos psicológicos voltados para o expatriado.
Tatiana Festi