Todo mundo tem problemas de estresse no trabalho, e essa é uma verdade universal, mas a chave é saber como lidar com estresse no trabalho para que ele se torne seu aliado. No ambiente corporativo, a verdade é que todo profissional, vez ou outra, vai ficar estressado. “O estresse faz parte da rotina de trabalho, mas há que se separar o estresse bom do estresse ruim. Explico: o bom é chamado eustress, que é o estresse vivenciado por você diante de uma situação produtiva ou em uma circunstância de aprendizagem”, diz o psicólogo Renisson Costa Araujo, que atende em consultas psicológicas online no Zenklub.

De acordo com Renisson, é sabido na psicologia que não existe uma receita universal, e o que pode funcionar para uma pessoa pode não funcionar para outras. “Agora, se o estresse tem apenas te desanimado, então talvez seja o momento de pensar em mudar sua conduta, ou então mudar de emprego. Porque vale sempre lembrar: estar bem adaptado a um ambiente de trabalho doentio não é sinal de saúde. Por vezes, o problema pode não estar em você, e pra isso também é necessário pensar e refletir sobre a circunstância em que você se encontra”, explica ele.

Grandes líderes estão sujeitos a diversas situações estressantes, e é muito valioso que eles encontrem maneiras de relaxar para se manterem saudáveis e equilibrados. O site Fortune.com conversou com alguns líderes de sucesso para saber como eles gerenciam o estresse ao qual estão sujeitos. Separamos cinco deles:

Michele Obama

Foto: Divulgação

A ex-primeira dama dos Estados Unidos ficou mundialmente reconhecida por seus programas de incentivo ao esporte e à prática de atividades físicas. Não é à toa que ela elege os exercícios físicos como forma de desestressar. “Exercícios são muito importantes para mim. São terapêuticos”, disse em entrevista à revista Marie Claire sobre como lida com o estresse.

Oprah Winfrey

Como lidar com estresse no trabalho - oprah winfrey

Foto: Divulgação

A apresentadora costuma sair dos ambientes que estão gerando estresse para se livrar da carga emocional mais pesada. A dica é procurar qualquer ambiente para passar algum tempo sozinha, mesmo que sejam só alguns minutos. “Eu procuro ir para um lugar tranquilo. O banheiro funciona maravilhosamente bem. Eu fecho meus olhos, foco em mim e respiro”, escreveu Oprah em seu livro.

Tim Cook

Como lidar com estresse no trabalho - tim cook

Foto: New Sient

O CEO da Apple acredita no planejamento como uma das formas de evitar o estresse. “Se as segundas-feiras chegam e você se sente sufocado de tanto trabalho, tente se organizar no domingo para a semana começar melhor”, diz ele. Gerir o tempo de trabalho e não ficar refém da própria escala é uma maneira eficaz de lidar com o estresse no trabalho e gerir melhor as tarefas, já que todas foram previamente programadas.

Arianna Huffington

Como lidar com estresse no trabalho - arianna huffington

Foto: Divulgação

Fundadora do The Huffington Post, Ariana Huffington aposta no sono como grande aliado do equilíbrio e da saúde mental. “Há aquele brilho especial depois de uma boa noite de sono quando você se sente realmente confortável e disposto”, disse ela em uma entrevista de 2013.

Susan Wojcicki

Como lidar com estresse no trabalho - susan wojcicki

Foto: Divulgação


A CEO do YouTube acredita que fazer pausas é o que dá a carga extra de energia da qual todos nós precisamos. “Eu acho que é realmente importante tirar uma folga. E eu também descobri que às vezes você consegue pensar em boas soluções ficando fora do ambiente de estresse contínuo que é a empresa”, disse ela.

E você, como tem tornado o estresse no seu aliado? Se tiver alguma dica, não deixe de escrever nos comentários.

Faça o teste clínico de ansiedade

O reconhecimento e diagnóstico de ansiedade nem sempre são simples. Se você quer saber o seu nível de ansiedade, clique no link: questionário de ansiedade e faça um questionário de 7 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (GAD – Generalized Anxiety Disorder 7).

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub