Irritabilidade: o que é, sintomas e tratamento
A irritabilidade é uma reação comum do ser humano. Imagine enfrentar aquele trânsito em dia de chuva quando você está atrasado para uma reunião importantíssima. É até natural que situações como essa nos deixem irritados.
Entretanto, o problema surge quando a irritabilidade se torna excessiva. Isto é, o mau humor deixa de ser apenas uma resposta orgânica e passa a ser um sintoma ou uma doença.
Para entender melhor o que é irritabilidade e o que fazer, aproveite o conteúdo preparado especialmente para te ajudar!
O que é irritabilidade?
A irritabilidade é o estado emocional ou reação ocasionados por estímulos que provoquem raiva ou frustração, por exemplo.
Em geral, a pessoa irritada costuma mudar a sua postura e o seu comportamento. Em outras palavras, a irritação pode gerar atitudes desagradáveis como rispidez e surto emocional. Isso acontece porque ela diminui o controle dos impulsos e dos sentimentos. O grande problema está quando essa resposta, embora comum, passa a prejudicar o paciente e as pessoas à sua volta.
Mas é importante explicar que a irritação é algo bastante subjetivo e pessoal. Ou seja, o que irrita uma pessoa pode ser encarado com muita tranquilidade por outra.
Quais são os sintomas da irritabilidade?
Existem diversos sintomas da irritabilidade, que variam de pessoa para pessoa. Em geral, os sinais da pessoa irritada ou falta de paciência e irritação são divididos em dois grupos.
Sintomas físicos
A irritabilidade provoca sintomas físicos causadas por uma espécie de desarmonia no organismo, tais quais:
- Elevação da temperatura corporal
- Elevação da pressão sanguínea
- Sudorese ou suores frios
- Taquicardia
- Vertigens
- Contração muscular
- Tremores
- Dores de cabeça
- Corpo
- Desgaste físico
- Cansaço
- Estafa
Sintomas emocionais
A irritabilidade também causa sintomas emocionais. Dentre os principais estão:
- Intolerância e impaciência: pessoas irritadas costumam ter um baixo nível de tolerância e paciência. Por isso, qualquer mínimo motivo pode tirá-las do sério.
- Surto emocional: a irritabilidade excessiva pode fazer a pessoa passar do limite. Ou seja, gerar descontrole emocional, reações exageradas e atitudes extremistas.
- Raiva e agressividade: o indivíduo muito nervoso e irritado pode se tornar agressivo em todos os sentidos. A raiva pode dificultar o raciocínio lógico e resultar em comportamentos rudes, que podem envolver até o uso da força física.
- Pensamentos negativos: a pessoa irritada entra em um ciclo vicioso, pois a irritação constante gera pensamentos negativos. Quanto mais negatividade, maior é a tendência a desenvolver falta de paciência e irritabilidade.
Quais são as consequências da irritabilidade?
A irritabilidade excessiva gera consequências prejudiciais à saúde física e mental. Inegavelmente, viver em irritação constante altera o funcionamento de todo o organismo. Como resultado, o indivíduo fica mais suscetível a desenvolver diversas doenças e distúrbios.
Além disso, passa a ser mal visto ou classificado como chato, ranzinza e mal-humorado. Por certo, isso pode ainda prejudicar relacionamentos, o desempenho profissional, e até a capacidade de descansar e de se divertir.
O que causa a irritabilidade?
A irritabilidade pode ser decorrente de diversas razões. Isso porque é uma reação bastante pessoal, as causas variam de pessoa para pessoa. Estresse constante no trabalho, doenças ou transtornos, sono de baixa qualidade, alimentação ruim, sedentarismo e outros fatores estão associados à irritabilidade em alguma escala.
Portanto, isso inclui o tipo de estímulo, a intensidade, como a pessoa processa o fato, a duração, o autocontrole e a sua forma de ver o mundo. Do mesmo modo, fatores como personalidade, experiências e maturidade também podem influenciar na irritabilidade ou em um surto emocional.
Além dessas circunstâncias comuns, a irritabilidade pode ser um sinal do organismo. Cansaço, prisão de ventre e dor de cabeça costumam provocar falta de paciência e irritabilidade. Isso vale também para a abstinência química e a reação a medicamentos. Já quando se fala em causas do mau humor feminino, não podemos deixar de citar a TPM (tensão pré-menstrual) e a menopausa.
Saúde física
A irritabilidade excessiva ou o mau humor constante podem ser sintomas de algumas doenças, como por exemplo:
- Problemas na tireoide
- Infecções
- Colesterol alto
- Alzheimer
- Inflamação no fígado
- Epilepsia
- Doença de Wilson
- Acidente vascular cerebral
- Anemia ocasionada por ausência de ferro
- Hipoglicemia
Saúde emocional
Excesso de nervosismo e irritação pode sinalizar que a saúde emocional não vai bem. Essa irritação constante pode ser um sintoma de:
- Transtorno de estresse pós-traumático
- Síndrome de burnout
- Distúrbios do sono
- Transtornos de ansiedade
- Depressão
- Depressão na adolescência
- Transtorno de personalidade borderline
- Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade
- Distimia
Como tratar a irritabilidade?
O tratamento para a irritabilidade depende do diagnóstico clínico do paciente. Ou seja, não basta buscar por um remédio para irritabilidade ou um remédio para se acalmar. Isso vale inclusive para quem recorre a remédio natural para irritabilidade. É preciso uma avaliação profissional para checar a saúde como um todo. O objetivo é encontrar o agente causador da irritação.
Em alguns casos, trata-se de uma doença que requer cuidados específicos. Por outro lado, esse mau humor constante ou irritabilidade excessiva pode precisar apenas de uma mudança na rotina para ser superado.
Mas em quase todos os casos, a psicoterapia é a recomendação mais indicada. Isso porque a metodologia ajuda o paciente a compreender a sua própria irritação, conhecer as causas, e reconhecer os sinais de antecedem os surtos emocionais. Tudo isso faz com que o paciente aprenda a lidar com os seus problemas.
Outra recomendação é recorrer a atividades como yoga, meditação e mindfulness. Nessas opções, é possível desacelerar e buscar um equilíbrio mental e emocional. Sem dúvida, isso ajuda no autocontrole e a melhorar a irritabilidade excessiva de forma saudável.
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.
Eu estava prestes a surtar, me zoaram muito por causa de um corte de cabelo e eram pessoas do trabalho que eu nem conhecia. já estou tendo problesmas com minha mãe há alguns dias, hoje quase saí na porrada com um rapaz do trabalho por causa de um papel… Já estava a ponto de mandar um tomar no cú dos que me zoaram, vontade de meter a Disgraça em um filho da peste, enfim… Minha mãe vai me expulsar de casa, vai me tirar porque eu xinguei o namorado dela, agora não sei como ficará minha condição mental e psicológica morando em um quarto sozinho, triste,ancioso,tarado e solitário. Tenho 21 anos, sou virgem e infeliz… Descobri minha doença mental: Irritabilidade no sentido literal.
Allan, saiba que você não está sozinho e que procurar apoio emocional pode ser muito benéfico ao lidar com a irritabilidade.
Caso tenha qualquer dúvida sobre as nossas sessões online, conte conosco
Ultimamente tenho tido MTA irritação principalmente c meu marido…ele quer controlar roupas . lugares onde vou enquanto ele está trabalhando…e n DX eu ver o celular…as vzs me mostra mas sou insegura c isso… gostaria mto de ter a liberdade de mexer no celular dele e por isso TB n DX ele mexer no meu ..
Eu estou tao insuportavel q neu eu me suporto….estou sem ânimo. ..como muito….me arrependo…nao sei o q fazer.
Francineide, é natural se sentir assim, lembre-se que não está sozinha e que procurar apoio emocional poderá te auxiliar
Ando muito irritada, extremamente, nao sei mas o que fazer ja tomo antedepresivos e faço terapia parecia estar controlanda dete a 1 ano mas agora parece que nao faz mas efeito e as dosagem estão maiores, ofendo as pessoas ao meu redor nao tenho paciência com as pessoas, ja estou sendo grossa no meu trabalho antigamente qdo começei a tratarera so aqui em casa agora ja ta no trabalho… Depois me sinto muito mal. Me sinto pessima porem ja ta feito o estrago
Helainy, imagino que não esteja sendo fácil, mas saiba que é natural se sentir assim.
Orientamos que siga com o acompanhamento terapêutico, e que converse sobre esses sentimentos com o seu terapeuta.
Nunca se esqueça que não está sozinha!
Ando extremamente irritada,principalmente com minha sogra,que já e idosa gostaria de saber qual profissional devo procurar pois estou com 47 anos tenho a impressão que e por conta da menopausa.
Está matéria sobre irritatibilidades, é muito boa, porque muitas pessoas não sabem que está acontecendo com elas,e nem que isto faz mal até para quem convive diariamente com ela.e para que possa procurar um tratamento adequado.
Meu esposo esta com problemas visíveis não tem paciência com nada discuti por coisa pouca com qualquer pessoa, muda rápido de humor qualquer situação irrita ele, não sei mais como ajudar estou a ponto de pedi a separação.