Equilíbrio na Vida Emocional e no Trabalho: o que é e a sua importância
Você já sabe dos prejuízos de não cuidar da sua saúde mental. Diante disso, quer melhorar o equilíbrio vida emocional e trabalho, certo?
De fato, tudo que acontece na nossa vida provoca diferentes sensações. Felicidade, tristeza, alegria, decepção, ansiedade, medo e tantas outras que seria impossível listar.
A verdade é que por trás de todos esses sentimentos existe o reflexo e a importância que damos a eles e que afetam, diretamente, o nosso equilíbrio emocional e em consequência o nosso comportamento.
Ter controle emocional é complicado quando não estamos preparados diante de alguma adversidade e isso afeta diretamente a nossa capacidade de tomar decisões, superar as dificuldades, praticar a resiliência e até seguir sem grandes abalos emocionais com o nosso dia a dia.
Vamos trazer o tema equilíbrio emocional e ver como podemos desenvolver as nossas próprias habilidades, para que possamos conviver mais facilmente diante das diversas situações, seja na vida pessoal ou na carreira.
O que é equilíbrio emocional no trabalho?
Equilíbrio emocional no trabalho é ter o controle total dos seus pensamentos e das suas ações no ambiente laboral. Isso irá determinar o seu comportamento, sua capacidade de enfrentar adversidades e obstáculos, e o controle sob os seus sentimentos e reações.
Uma pessoa equilibrada emocionalmente no trabalho é aquela que tem clareza e segurança para sair de problemas e conflitos, procurando sempre resolver da melhor forma possível e objetivando as decisões mais acertadas.
Ter esse autocontrole emocional poderá trazer mais satisfação, motivação, produtividade e criatividade para a sua vida não só no trabalho, mas nas mais diferentes áreas.
Exemplos
Abaixo vamos elencar alguns exemplos de atitudes e pensamentos no trabalho que demonstram alto equilíbrio emocional.
Olhar os fatos como eles são
Uma das principais causas de conflitos dentro das empresas envolve mal-entendidos.
Isso quer dizer que os colaboradores, muitas vezes por meios inconscientes, fazem pré-julgamentos a respeito dos colegas, o que pode deflagrar um mal estar.
O simples fato de buscar olhar a realidade como ela é apresentada, sem se deixar dominar por emoções negativas como, por exemplo, raiva, inveja, competitividade, faz muito bem para o bem-estar dos funcionários.
A união faz a força
De fato: cada pessoa é única.
E reconhecer isso é um grande passo para o equilíbrio.
Afinal, achar-se superior ao outro cria diferenças desnecessárias entre pessoas que possuem o mesmo objetivo: o desenvolvimento do negócio.
Pessoas que possuem equilíbrio mental no trabalho percebem a ação de cada colaborador como uma peça de uma grande engrenagem. Isto é, notam a sinergia entre as equipes.
Sempre em crescimento
As dificuldades fazem parte da rotina de trabalho de qualquer empresa.
Diante dessas adversidades, pode-se enxergar a situação como um desastre ou uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Aqueles que percebem as turbulências como uma chance de desenvolvimento, certamente encontram mais equilíbrio e performam melhor em suas atividades laborais.
Benefícios de um equilíbrio emocional no trabalho
Vamos agora entender como essas boas práticas de equilíbrio repercutem positivamente no trabalho.
1. Escuta ativa
No mundo atual, as redes sociais dão espaço para que todos falem com mais frequência com que escutam.
No entanto, o equilíbrio está na construção de um diálogo, em que uma parte fala e a outra escuta.
Somente uma pessoa que pratica o equilíbrio mental pode desenvolver relações de empatia com colegas colaboradores e, dessa forma, criar bons relacionamentos de trabalho.
2. Autoconhecimento
A pessoa que tem equilíbrio percebe quais são os sentimentos e sensações que vem à tona.
Assim sendo, é possível entender racionalmente aquela manifestação psíquica e a partir disso reagir de forma consciente.
A soma de atos conscientes constrói um caminho sólido para o autoconhecimento.
Diante disso, pessoas que possuem maior clareza sobre si, podem executar um trabalho melhor, tomando decisões mais assertivas.
3. Autoconfiança elevada
Pessoas equilibradas na vida e no ambiente de trabalho desenvolvem uma visão sólida acerca delas mesmas.
Dessa maneira, elas não ficam arrasadas diante de uma crítica, nem extremamente entusiasmadas quando recebem um elogio.
Elas são capazes de confiar em si mesmas mesmo diante dos mais variados cenários, pois, afinal, elas sabem quem são.
Como desenvolver meu equilíbrio emocional?
Então, como podemos dar o primeiro passo e manter o equilíbrio no trabalho, desenvolver a nossa inteligência emocional e ter mais qualidade de vida?
Bom, primeiro é preciso entender a importância desse aspecto na nossa vida para identificar em que pontos precisamos focar.
Nós humanos desenvolvemos o nosso comportamento de duas formas diferentes. A primeira refere-se a ação, que é feita, geralmente, de maneira pensada, a partir do reflexo que fazemos diante de uma situação para tomar uma decisão.
A segunda forma refere-se a reação, que é a maneira como lidamos com situações inesperadas, que faz parte da vida, mas que somos, geralmente, pegos de surpresa e daí colocamos à prova o nosso equilíbrio emocional.
Para entender a ação e a reação, pense na forma que você reage a um comentário negativo ao seu respeito. Ou quando as coisas não saem como planejou. Como você se comporta, se irrita ou releva e tenta deixar para lá?
Tente observar a forma com que você se comporta em diferentes situações ou com outras pessoas quando elas agem de forma inesperada ou de maneira que você não concorda, que vamos conseguir identificar quais são as nossas próprias deficiências emocionais para trabalhar e buscar o equilíbrio.
Conhecendo a si próprio e tendo em vista trabalhar o seu autoconhecimento, você poderá alcançar o equilíbrio emocional de maneira mais assertiva, desenvolvendo as suas habilidades diante das adversidades da vida e identificando as situações que te desestabilizam e comprometem o seu bem-estar emocional.
Vamos a algumas dicas práticas para você conquistar o seu equilíbrio emocional.
Observe a si próprio
Como já mencionamos aqui, se observar é o primeiro passo para se compreender dentro das suas ações e reações.
Reserve esses momentos e preste atenção aos seus próprios detalhes, assim, você poderá identificar mais facilmente seus pontos a favor e contra.
Pare, respire e pense
Não existe fórmula mágica que possamos seguir para nos acalmar diante de situações difíceis, afinal, cada um tem a sua forma de se comportar.
O importante é você perceber qual o seu controle sobre as situações e por mais difícil que seja: pare, respire e pense, antes de responder, agir ou reagir.
Também para essa etapa, devemos considerar a nossa impulsividade.
A impulsividade pode ser um artigo de espontaneidade na nossa personalidade, mas também pode ser extremamente negativo dependendo da situação.
Essa pausa que estamos propondo também poderá nos fazer entender como utilizamos a nossa impulsividade.
Tente fazer diferente
Teve uma atitude inesperada, descontrolada ou de uma forma que você não gostaria que tivesse sido? Pegue a mesma situação e imagine o que você pode fazer diferente.
Por isso a observação, antes de mais nada, é tão importante. É a partir dela que você irá enxergar novos caminhos, guiados pelo autocontrole e serenidade.
Lembre-se que é necessário repetir esse processo sempre que necessário, por isso, tenha paciência e seja gentil com você.
Concentre-se no agora
Nossas reações podem ser fruto de alguma lembrança do passado ou uma ansiedade do futuro.
Concentrar-se no momento presente, sem se deprimir por alguma recordação ruim ou criar uma fantasia por algo que ainda nem aconteceu, vai evitar que você se descontrole emocionalmente.
Uma boa dica é investir a sua capacidade emocional no momento presente praticando o mindfulness, uma técnica bastante conhecida de meditação que foca no momento presente, em todas as sensações e sentimentos do agora.
Gratidão
Praticar gratidão é se desvincular do que não foi bom, parar de remoer ausências, dores e derrotas, e agradecer pelas pequenas conquistas e evoluções que você teve na vida.
Se você acha difícil pensar no que agradecer, antes de dormir concentre-se em tudo que você realizou e eleja 3 momentos para isso.
Após um tempo praticando a gratidão você vai ver como a sua postura vai se tornar mais equilibrada e positiva.
Cuide de si
Cuidar de si não é só ir a academia e ficar com um corpo bonito, estudar e ter o emprego dos sonhos, mas adotar hábitos que realmente promovam uma satisfação em bem-estar por estar realizando.
Você pode ir a academia para ter um corpo bonito sim, mas já pensou em um bem maior com essa prática?
A saúde e o bem-estar que o seu corpo recebe para ser melhor e mais funcional para você? Pense nisso.
Sem uma mente equilibrada e sadia, muitas das suas outras atividades não serão tão prazerosas, positivas ou comemoradas.
Procure algo que você goste de fazer, como a própria psicoterapia ou meditação ou yoga.
Viva cada sentimento
Por fim, e não menos importante, ter autocontrole é respeitar todos os sentimentos que o seu corpo pode sentir. Desde os ruins, como a raiva e a angústia, até o melhores. Aprenda a senti-los para aprender a equilibrá-los.
Como desenvolver o equilíbrio emocional dos colaboradores
Então como se pode ajudar os colaboradores a terem mais equilíbrio emocional?
Sabemos o quanto o ambiente de trabalho pode ser de hostil a amigável, e o quanto isso pode variar dia a dia.
É comum observar a culpa nos colaboradores por momentos de descontrole emocional.
Provavelmente se há esse desequilíbrio nas reações é justamente a hora de estimular os funcionários a reverem o que pode estar ocasionando isso, entendendo a causa.
Pode ser que se encontre o problema em algo na vida pessoal que esteja afetando a carreira, ou pode ser que o colaborador não esteja realmente no local certo para ele.
Mesmo que pareça difícil ajudar alguém identificar essa causa, vamos para algumas dicas de como você pode ajustar isso na prática, lembrando sempre, que buscar um especialista em bem-estar emocional, poderá ajudar a encontrar a raiz do problema e poupar estresse, síndrome de Bournout e até o absenteísmo.
Pratique o autoconhecimento e a inteligência emocional
Assim como na vida pessoal, essas duas características lhe farão olhar para as dificuldades da vida dos outros sob outra perspectiva e vão te ajudar a superar e vencer tudo com menos abalos emocionais.
Afinal, só pode conhecer o outro quem conhece a si mesmo.
Seja resiliente
Focar no problema não irá resolvê-lo ou te deixar mais eficiente. Reflita e coloque a sua capacidade de criar soluções em prática. Essa postura inspira o equilíbrio mental entre os colaboradores, pois veem no líder uma figura de referência.
A resiliência é justamente essa sua capacidade de responder aos problemas e torná-los possíveis de serem resolvidos e superados.
Faça o teste de resiliência.
Feedback
Dar e receber feedback pode ser motivacional ou não.
Crie o seu próprio filtro e dê retornos aos colaboradores que os auxiliem a se desenvolver, mostrando que todos estão no mesmo barco.
Ah, e nunca deixe a sua empatia em casa, leve ela com você onde quer que você esteja.
Use a tecnologia
É importante entender como você pode apoiar sua equipe ao criar um ambiente de trabalho seguro. O equilíbrio emocional pode ser construído de forma positiva se todos criarem soluções conjuntas e que sejam capazes de guiar para atingir metas similares.
Para isso, é essencial uma comunicação eficiente.
Que tal usar a tecnologia para se comunicar melhor com sua equipe? O que pode ser ainda mais relevante se os colaboradores estiverem em home office.
A Factorial é um ótimo exemplo de software de Recursos Humanos que permite que gestores e equipe mantenham a comunicação interna.
Ela oferece uma gestão de pessoas estratégica, com registros de jornada, documentos, avaliação de desempenho, recrutamento e muito mais.
A equipe está mais unida e o gestor tem mais tempo para estar próximo dela.
Causas do desequilíbrio emocional no trabalho
Vejamos alguns pontos que podem ser gatilhos de desequilíbrio emocional no ambiente laboral.
Falta de comunicação
Ambientes de trabalho em que há uma verticalização rígida nem sempre são uma boa opção.
Até porque relações pautadas em hierarquia buscam conquistar o respeito pelo medo, não pela inspiração.
Assim, as corporações que pregam o equilíbrio dos colaboradores devem ter cuidado com a falta de comunicação, construindo relações cada vez mais horizontais entre gestores e times.
Inflexibilidade
Hoje em dia, um fator que traz qualidade de vida para muitos colaboradores é escolher se eles podem trabalhar de casa ou presencial.
Tirar por completo essas pequenas escolhas não só tolhe a autonomia dos funcionários, mas também pode ser um grande gatilho para o desequilíbrio.
Por isso, ouvir e entender as necessidades dos colaboradores é vital para construir um ambiente de trabalho equilibrado.
Competitividade exacerbada
Criar metas e bonificar os times que as alcançam é algo interessante para o desenvolvimento empresarial.
No entanto, quando se exalta o desempenho individual em detrimento do coletivo, pode-se perder muito no que se refere ao espírito de grupo.
Isso gera uma competitividade desnecessária, criando-se uma desunião e desequilíbrio entre os colaboradores.
Prejuízos de não manter o equilíbrio emocional dos colaboradores
Para terminar, vamos falar sobre alguns dos prejuízos de não investir na saúde emocional dos colaboradores.
Aumento do absenteísmo
As taxas de absenteísmo são um bom termômetro do equilíbrio emocional no trabalho.
Funcionários que não se sentem parte do todo certamente não terão a motivação no trabalho necessária para desempenhar suas funções.
Então, uma atitude equilibrada é mostrar que cada função é importante para o bom funcionamento do negócio.
Conflitos no trabalho
Ambientes de trabalho em que existem muitos conflitos são um verdadeiro caos.
Esse clima pesado não só prejudica o bem-estar psíquico das equipes, mas também o rendimento delas.
Nesse contexto, estimular o respeito às diferenças e praticar relações de trabalho mais horizontais é benéfico para evitar conflitos.
Elevação dos índices de rotatividade
Por óbvio, colaboradores insatisfeitos com o trabalho tendem a sair dele.
Nisso, a empresa pode perder grandes talentos.
Portanto, é essencial buscar entender o grau de equilíbrio de cada colaborador e oferecer ferramentas para que eles possam encontrar o bem-estar.
Conclusão
De fato, buscar o equilíbrio vida emocional e trabalho é algo de suma importância para ter bem-estar.
No entanto, entrar sozinho nesse caminho pode ser bastante trabalhoso ou até mesmo confuso.
Realmente, buscar ajuda é essencial para desenvolver o equilíbrio emocional e um profissional de saúde emocional pode te ajudar.
O Zenklub tem mais de 4000 profissionais que atendem todas as demandas, entre elas, o caminho para o autoconhecimento, além de conteúdos no app sobre amor-próprio, autoestima e bem-estar.
Referências:
https://itforum.com.br/noticias/como-cultivar-o-equilibrio-emocional-no-trabalho/ https://noticiasconcursos.com.br/equilibrio-emocional-no-trabalho/
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.