Você já ouviu falar das causas da Síndrome de Burnout? Esse transtorno mental, responsável pelo esgotamento profissional e pessoal é cada vez mais comum no mundo corporativo moderno.

Você deve conhecer alguém que passa horas e horas fazendo hora extra, ou talvez até seja você mesmo a pessoa que leva excesso de trabalho para casa.

Saiba então que essa situação é um dos principais fatores que desencadeiam a síndrome de burnout, mas então, no cenário atual, como evitar?

Em primeiro lugar, é ideal que exista um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Quando ocorrem desequilíbrios, abre-se uma porta para os transtornos.

Eu sei, equilibrar vida pessoal e trabalho não é tarefa fácil, por isso nós do Zenklub preparamos um conteúdo especial para te ajudar nessa missão tão importante.

Tenha uma excelente leitura!

O que é a Síndrome de Burnout?

A síndrome de burnout é caracterizada por um esgotamento severo da energia ou motivação para os afazeres diários, sejam profissionais ou pessoais.

É simples, a pessoa com síndrome de burnout não tem energia para nada! Ou pelo menos, se sente desmotivado para as mesmas.

À primeira vista, a síndrome de burnout parece uma doença somente mental, porém os efeitos a longo prazo de altos níveis de estresse para o corpo podem ser enormes.

Uma dor de cabeça persistente, falta de apetite, tontura e fadiga são apenas alguns dos sintomas da síndrome de burnout.

Por isso, é tão importante preveni-la

Causas da síndrome de burnout

Estresse constante

O estresse é um dos principais fatores desencadeantes da síndrome de burnout. Uma pessoa estressada possui maiores níveis de cortisol e adrenalina, que podem fazer mal ao coração.

Longas jornadas de trabalho

Se você é dessas pessoas que passam longas horas no trabalho, talvez seja hora de pensar em métodos de otimização de tempo. Existe uma forte ligação entre empresa e a síndrome de Burnout.

Volume de trabalho excessivo

Saber com precisão a quantidade de tarefas que você consegue fazer, é muito importante para não se colocar em situações que estimulem a ansiedade.

Cobrança e pressão excessiva

Cuidar de si é essencial, observe comportamentos tóxicos e caso se sinta cobrado em excesso tente conversar a respeito.

Desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Sair para aquele restaurante que você vê no Instagram a tempos, um cinema, ou simplesmente dar atenção a família faz parte da manutenção da saúde mental.

Problemas com outros colaboradores

Um clima organizacional sadio evita conflitos, e cá entre nós, nada mais estressante que algum atrito com colegas de trabalho. Caso identifique pessoas com comportamentos assim, afaste-se.

Falta de descanso no trabalho

O descanso no trabalho é cada vez mais otimizado por grandes empresas como Microsoft e Google, você sabia? Procurar melhorar a qualidade do seu descanso no seu horário é uma opção.

Responsabilidades em excesso

Aprenda a delegar! Saber atribuir responsabilidades, ou apenas saber do próprio limite ao abraçar novos projetos, pode te poupar de muito estresse e ansiedade.

Faça o teste da Síndrome de Burnout e tenha o resultado na hora!

Conclusão

As causas da síndrome de burnout são silenciosas e surgem conforme você fica em uma situação de estresse. 

Tente mirar em uma vida profissional e pessoal equilibrada para evitar ao máximo esse transtorno.

Saber quais são os próprios limites, e encarar as tarefas de maneira organizada são essenciais para evitá-la. 

Apostar no aprimoramento pessoal, pode ser a estratégia mais eficiente para identificar as situações que te colocam em risco real de burnout.

Por isso, estimular em si ou em outras pessoas a auto melhora é tão valioso para as empresas. 

Conheça o curso Síndrome de burnout e a relação com o trabalho e baixe grátis uma cartilha com todas as informações sobre o assunto.

Se interessou? 

Clique aqui!

Referências

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/07/6-causas-do-burnout-e-como-evita-las.html

https://blog.goldencross.com.br/sindrome-de-burnout/