Sonhar com rato é algo que ninguém deseja. Mas como nada é de todo ruim ou bom, precisamos de mais algumas informações antes de tentar desvendar o significado desse sonho. É importante saber como esse rato aparece, o que acontece no sonho e onde se passa a ação. Essa observação fornece material para avaliar o significado principal dessa mensagem que o inconsciente está tentando transmitir para você.

Sem fazer muito esforço, é possível associar a figura do rato a aspectos positivos e negativos. Ratos vivem no esgoto, mas são experts em sobreviver e têm sido um ótimo recurso para pesquisas em Ciência e Medicina. Ele sobrevive, mas é fugindo; ele carrega a doença, mas contribui para a cura. Então, se você está querendo saber o que te fez sonhar com rato, leia este post até o fim para descobrir.

O que é sonhar com rato?

Sonhar com rato pode simbolizar um alerta de que alguém do seu convívio não merece confiança. Então a mensagem do seu sonho pode ser sobre uma mentira que te contaram ou sobre alguém sendo desonesto, trazendo o aviso para que você não seja ingênuo ou fraco. Por isso, quem sonha com um rato deve ficar atento às pessoas com quem se relaciona. Alguém te deixa triste, ansioso ou com a sensação de ser traído?

Ao mesmo tempo em que o rato já é adotado como bicho de estimação, também figura no imaginário popular com um animal relacionado à sujeira. Se você quer desvendar o que significa sonhar com rato, avalie também sua capacidade de organização, de se livrar do que não precisa e de encontrar soluções para as mais variadas demandas da vida. Não fuja como um rato, mas supere obstáculos como ele!

O que aconteceu no sonho com rato?

Você estava tentando pegar o rato? Se essa era a ação do seu sonho, significa que você precisa focar nas suas verdadeiras necessidades na vida. E, se isso acontece no telhado, sótão ou algo do tipo, simboliza uma vontade sua de atingir uma meta estipulada já há algum tempo. 

Um rato morto é sinal de que uma fase da sua vida está se acabando. Ou seja, é um novo começo que precisa de liberdade em relação ao passado e abertura para o futuro. Há quem sonhe com o rato nadando: nesse caso, pode indicar sorte. Por outro lado, se quem sonhou estava sendo perseguido por eles, a possibilidade maior é de má sorte. 

Se você mata o rato, quer dizer que está se libertando de pessoas que complicam a sua vida. Em outras palavras, algo ruim deve acontecer, mas você conseguirá superar. Mas se ainda está pretendendo matar o rato, é porque tem intenções de evoluir para entender o lado de outras pessoas, que não pensam como você. Entretanto, se os ratos são destruídos, seu inimigo será derrotado.

O alerta para quem sonha com ataque de rato

Sonhou com rato te atacando ou mordendo? Atenção redobrada nas pessoas próximas de você! Você pode estar sendo traído e, se tiver a presença de sangue nesse sonho, significa que o engano será grande. Ou então, alguém pode estar tramando contra você. Sabe aquela pulga atrás da orelha? Pode ser mais que isso, pode ser um alerta do seu inconsciente a respeito da falsidade de alguém aparentemente inofensivo. Seja criterioso na hora de avaliar se é intuição ou um palpite furado e não ignore os sinais.

Outros sentimentos, como a culpa ou a inveja, também são relacionados com os ratos. Sonhar com rato pode não ser sobre pessoas, mas sobre emoções. No caso da culpa, veja se é o caso de se perdoar ou de tentar reparar o mal que fez. Similarmente, medite sobre como tem encarado as conquistas e a vida alheia. Procure ficar feliz com as vitórias dos outros em vez de desejar o que eles têm ou torcer para que percam isso.  Aproveite para observar como você tem buscado atingir seus objetivos e jamais se apegue à ganância.

Sonhar com rato: como ficam as finanças?

Controle suas despesas se você sonhou com rato. Talvez você esteja gastando demais, então tente usar seu dinheiro com responsabilidade e consciência. Inesperadamente, a notícia boa vem quando sonho envolve fezes de rato: é indício de sorte e estabilidade na vida financeira. Da mesma forma, se o rato for grande, pode apontar para a conquista de um emprego ou ser um presságio de que você encontrará dinheiro.

O que mais sonhar com rato pode significar?

Se, inusitadamente você estava procurando um rato no seu sonho, pode esperar uma bela oportunidade no seu caminho. Não a deixe escapar! Isso também vale para a chance de rever a própria vida: às vezes, achamos que nada pode ser feito para melhorar, mas isso não é verdade.  Um sonho com rato pode significar que é hora da faxina para renovar o ânimo, abandonando tudo o que não contribui para o seu desenvolvimento e busca por ser uma pessoa melhor.

As informações desta página foram disponibilizadas com fins puramente recreacionais. Por isso, não possuem qualquer função terapêutica, validade preditiva ou embasamento científico. Sempre consulte um especialista sobre qualquer assunto relativo à sua saúde mental.