Sonhar com fogo certamente é um daqueles sonhos que te faz acordar assustado. Afinal, o fogo remete à acidentes, queima, traz dor e destruição. No entanto, como todo símbolo em sonho, o fogo tem um significado bastante ambíguo. Ao mesmo tempo que ele é sinônimo de caos e descontrole, ele também tem seu lado positivo. Vale lembrar que o fogo representa fortemente a energia vital, a intensidade e a transformação.

Desde o início dos tempos, o fogo é um elemento essencial da vida. Graças a ele é possível exercer atividades básicas de sobrevivência. Como por exemplo, se aquecer em meio ao frio e cozinhar. Por conta disso, o fogo simboliza a vivacidade.

Por ser um elemento tão forte, a ambiguidade dos seus significados é bem transparente. Da mesma forma que sonhar com fogo pode ser um presságio da chegada de uma paixão ardente, também pode indicar a sua obsessão por alguém ou o vício em algo.

Para entender melhor o possível significado do seu sonho, veja a seguir as maneiras como o fogo pode aparecer. É importante ter em mente que a simbologia de um sonho, independentemente do elemento presente, está muito mais relacionada às experiências de vida do sonhador e às suas impressões pessoais.

Sonhar com a casa pegando fogo

De longe esse é um dos sonhos mais temidos, pois ver a própria casa pegando fogo é desesperador. Dessa forma, o seu significado não é tão bom. Pode ser um sinal de que você esteja perdendo a cabeça com alguma situação em sua vida.

No entanto, um sonho assim também tem a ver com uma resistência à mudança. Nem sempre as modificações são bem vindas, mas na maioria das vezes são necessárias. É na transformação que vem a oportunidade de melhorarmos. Sendo assim, pare de resistir e deixe se levar pelo que está acontecendo. Aproveite esse momento para dar novos rumos à sua vida.

Por outro lado, se no sonho a casa foi reconstruída após o fogo, é um sinal de que você irá se recuperar de algum problema sério pelo qual esteja passando.

Sonhar com fogo descontrolado

Sonhar que o fogo queima tudo ao seu redor, totalmente descontrolado, é um bom presságio. Esse sonho simboliza uma transformação do seu consciente. Muitos aspectos que precisavam de mudança estão mudando ao mesmo tempo e isso gera um sentimento confuso, de agitação. Mas calma, tente analisar racionalmente o que está acontecendo e aceite essas mudanças. Além disso, o fogo descontrolado pode estar relacionado a algum momento de profunda criatividade, que precisa ser canalizada.

Cidade em chamas

Sonhar com uma cidade em chamas não é bom agouro. Sinaliza um relacionamento desgastado, que está terminando.

Sonhar só com o fogo

Sonhar que apenas vê algo pegando fogo, sem conseguir identificar, é uma simbologia para mostrar algum problema fora de controle. Dessa forma, o ideal é tirar um tempo para si mesmo, para organizar as ideias e assim tomar a decisão certa.

Salvar coisas de um incêndio

Se você sonhou que estava tentando salvar coisas de um incêndio, cuidado! Isso pode indicar uma tentativa do seu ego de preservar certas características que precisam ser mudadas. É necessário abandonar determinadas posturas e buscar evoluir.

Sonhar com fogo sendo ateado

Esse tipo de sonho mostra claramente a ambiguidade do elemento fogo. Por um lado, sonhar que ateia fogo indica um desejo de destruir algo, sendo considerado até uma auto sabotagem dos próprios planos. Entretanto, outra simbologia possível é sobre sua paixão por começar novos projetos. Além disso, tacar fogo pode sugerir o seu poder de superar os obstáculos que aparecem em seu caminho.

Sonhar com fogo sendo apagado

Sonhar que o fogo está sendo apagado, como uma chama que não existe mais, não é um bom presságio. Isso indica uma desilusão amorosa.

Há fogo, mas não há fumaça

Esse é o inverso do dito popular. Se você realmente sonha com fogo, mas sem fumaça, isso é um bom agouro. Prepare-se para uma boa fase que irá surgir em sua vida. Um período de bonança e abundância te espera.

Sonhar com carro pegando fogo

O carro é uma representação direta de bens materiais, visto que é algo muito valorizado e ligado ao dinheiro. Muitos ainda julgam a condição financeira da pessoa pelo carro. Se ela tiver um carro bom e novo, é porque tem bastante dinheiro.

Pensando nisso, podemos dizer que sonhar com carro pegando fogo está diretamente relacionado às perdas materiais. É um indício de que você está pensando sobre perdas financeiras.

E, caso queira se aprofundar no significado dos seus sonhos e de que forma eles refletem sobre sua vida, faça terapia com um especialista em interpretação de sonhos.

As informações desta página foram disponibilizadas com fins puramente recreacionais. Por isso, não possuem qualquer função terapêutica, validade preditiva ou embasamento científico. Sempre consulte um especialista sobre qualquer assunto relativo à sua saúde mental.