Sonhar com cachorro costuma ser bastante intrigante, pois esses animais carregam várias simbologias. Ou seja: eles podem mostrar tanto uma coisa positiva, como também um presságio de que algo não vai bem.

Alguns detalhes influenciam diretamente a interpretação desse tipo de sonho. Por exemplo, sonhar com cachorro mordendo ou com cachorro preto. Essa representação pode trazer inúmeras mensagens que só serão descobertas quando combinadas com as nossas experiências pessoais.

O que fazer ao sonhar com cachorro

Sonhar com cachorro significa, em geral, algo positivo do ponto de vista de sua simbologia. Isso porque este animal representa lealdade, companheirismo e proteção. Afinal, desde as histórias mais antigas, os cães sempre carregaram a função de cuidar e de proteger, além da relação amistosa com os humanos. Inegavelmente, é um animal de estimação conhecido como o melhor amigo do homem.

Mas quando analisamos de forma minuciosa, a resposta é muito mais complexa. Afinal, o que a figura simboliza varia de acordo com o contexto do sonho, as experiências e os conceitos de cada pessoa. Afinal, há quem ame os cães, quem não goste ou seja indiferente e aqueles que temem ou têm traumas. Tudo isso deve ser levado em conta.

Sonhar com cachorro é um convite à reflexão

Para compreender o verdadeiro significado de sonhar com cachorro, precisamos analisar não só a representação do animal, mas também, nós mesmos. Por isso a interpretação dos sonhos envolve passado e presente, juntamente com os acontecimentos do sonho. A partir daí, conseguimos fazer as metáforas ganharem sentido. Então reflita sobre todo o panorama para desvendar a mensagem de seu inconsciente, especialmente nos três pontos a seguir:

  • Os detalhes do sonho com cachorro: o que o cachorro está fazendo? O que você está fazendo? Qual é cenário? Há outras pessoas? Há outros elementos importantes?
  • As suas sensações: qual é a sua sensação? É um cachorro bravo? Um cachorro manso? É uma ameaça? Você conhece esse cão?
  • Contexto da sua vida: medite sobre o que está vivendo. Verifique como você se sente, se possui alguma preocupação ou se está em dificuldade.

Sonhar com cachorro mordendo

Sonhar com cachorro mordendo mostra que você precisa ser mais cuidadoso ou mais responsável. Porque a mordida é um ato de defesa canina, o recado é de que existe a necessidade de proteção. Então, o ataque pode representar a sua vulnerabilidade em alguma área da sua vida. Então que tal pensar sobre o que merece mais atenção e zelo? Também pode ser algum tipo de preocupação ou uma intuição de problema vindo aí. E a pergunta que fica é: do que você precisa se defender?

Já ao sonhar com cachorro mordendo outra pessoa, a interpretação é de que está preocupado com alguém. Também pode marcar a presença de um sentimento de culpa, frustração ou incapacidade de ajudar. Alguns estudos apontam ainda a mordida como infelicidade, prejuízo ou dificuldades financeiras.

Sonhar com cachorro bravo

Sonhar com cachorro bravo pode ser uma metáfora sobre seus medos e anseios. Pode ser tanto um presságio ou uma alusão a um tipo de perigo ou preocupação que esteja vivendo. Se os cachorros estiverem brigando, há desavença entre pessoas de quem tem apreço.

Outra explicação foca na agressividade em si. Esse sonho pode ser uma manifestação de uma raiva, dor ou irritação guardada bem lá no fundo. É importante ponderar acerca do que te aflige, se existe rancor ou mágoa e começar a lidar com isso. Fica claro a necessidade de desabafar antes que esse sentimento exploda de forma a causar arrependimentos.

Cachorro preto

Sonhar com cachorro preto traz um alerta para as suas relações, pois simboliza traição, infidelidade, falsidade, quebra de confiança. Estudos explicam que como os cães representam a lealdade e amizade, trata-se de um amigo, amante, ou alguém em que confie.

A cor preta é designada para o luto. Também pode haver relações com tristeza, depressão e solidão. O fato é que o inconsciente pode estar nos avisando para ficarmos mais atentos com as pessoas. Se você sentiu que havia algo de errado ou um mau pressentimento, a dica é ouvir seu sexto sentido. Assim, você poderá evitar decepções ou estar mais preparado caso alguém aja de forma traiçoeira.

Cachorro branco

Sonhar com cachorro branco tem um significado bem positivo. A cor branca representa paz, harmonia e pureza. Para quem está iniciando um relacionamento amoroso ou uma sociedade, por exemplo, o prognóstico é o melhor possível.

Sonhar com cachorro dócil

Sonhar com cachorro dócil quer dizer que a sua vida está em harmonia. Pode ser uma paz interior ou que se sinta seguro no caminho traçado. A tranquilidade e a bondade também sinalizam que você tem bons amigos ou que está bem acompanhado em sua empreitada.

As informações desta página foram disponibilizadas com fins puramente recreacionais. Por isso, não possuem qualquer função terapêutica, validade preditiva ou embasamento científico. Sempre consulte um especialista sobre qualquer assunto relativo à sua saúde mental.