Quarentena, mudanças e propósitos

14 outubro, 2020 |

Você já votou neste post

Onde ouvir também:

Muitos querem buscar um propósito ou mudança na vida, mas têm medo de trocar o certo pelo duvidoso. O zencast de hoje é com a Rafa Brites, influenciadora de jornadas que conta como “inventou” uma nova profissão. 

Rafa Brites: de apresentadora a influenciadora 

Rafa fez uma transição da TV para as redes sociais, mas, antes disso, começou a questionar o modelo de felicidade que as pessoas impõem na sociedade, como a de ter estabilidade. Para ela, hoje em dia, estar 20 anos dentro de uma empresa já não faz mais sentido.

Mais que um modelo pronto de vida, ter criatividade e flexibilidade pode fazer as pessoas abrirem seus horizontes e chegarem onde desejam. Por que talvez, uma profissão que seja muito valorizada hoje, amanhã pode não ser mais.

A partir disso, a Rafa faz um questionamento: 

E se as pessoas pudessem se apresentar pro mundo sem os rótulos como: eu sou jornalista, eu sou advogada, eu sou publicitária?

Ela costuma dizer que não mudamos de carreira, mas de profissão. Por que a carreira está relacionada a tudo o que foi feito durante certa jornada da vida.

“Tudo o que você faz, você leva e usa depois para a sua nova jornada.”, comenta.

Ou seja, toda essa bagagem de conhecimento pode ser usada para começar a mudança que tantas pessoas buscam.

A mudança tem de vir de dentro

Ressignificar as experiências anteriores é o caminho para a mudança. Segundo a Rafa, mulheres que a procuram estão desanimadas em vários âmbitos da vida, nas amizades, nos relacionamentos, no casamento com a família e muitas afirmam até que deixaram de sonhar. 

Então, uma dica importante que a convidada oferece para quem está neste momento é entender a causa. Analisar as situações passadas e identificar o momento exato em que tudo começou a mudar de rumo e olhar a vida como espectador.

Quarentena e mudança

Outros conselhos importantes que ela fala neste episódio também estão relacionados à quarentena e ao isolamento social. Porque, a partir do momento que estamos sozinhos, é quando conseguimos nos encontrar, nos entender e praticar o autoconhecimento

E por mais que este tenha sido um momento muito difícil, é importante ter essa reflexão do eu.

Por isso, ela levanta alguns pontos importantes de como você pode começar a praticar a mudança que tanto busca.

  • Busque refletir e saber quem você é;
  • No movimento de transformação a rede de apoio é um grande passo;
  • Leia biografias;
  • Diga para si mesmo “eu vou mudar” e faça valer essa vontade.

Veja outras dicas e conheça mais sobre a história de mudança de vida da Rafa e como ela ajuda outras mulheres a trilharem o mesmo caminho neste episódio.

Convidado

Rafa Brites

Apresentadora e Influenciadora de Jornadas, Rafa Brites tem um olhar inspirador sobre como identificar e ir atrás de propósitos. Também é autora do livro "Síndrome de Impostora" e fundadora do movimento Transformando Sonhos em Realidade.

Mostrar comentários

Deixe seu comentário

13524