Comunicação assertiva e autodesenvolvimento com Marc Tawil

12 janeiro, 2021 |

5

Você já votou neste post

Onde ouvir também:

Artigo baseado em nosso podcast de saúde emocional, o Zencast, com o especialista em comunicação Marc Tawil. Para se aprofundar no assunto, recomendamos que você escute o episódio completo no player acima!

A gente já sabe que a comunicação é uma habilidade social essencial. Isso porque ela está presente todos os dias na vida de cada um de nós. Podemos perceber também que, em maioria, as pessoas não sabem ainda se comunicar eficientemente com si mesmas e, consequentemente, com quem está à sua volta.

Não saber se comunicar com os outros acontece quando não se conhece seu próprio potencial e seus próprios pontos fracos. Autoconhecimento é fundamental quando falamos de comunicação assertiva.

Marc Tawil, especialista no assunto, nos provoca a pensar na comunicação como uma ferramenta de autodesenvolvimento:

“A comunicação é um pano de fundo para qualquer coisa que você quiser. E o mais importante da comunicação é fazer o outro me entender.”

Comunicação assertiva é treino

Nascemos com questões e desenvolvemos outras, e as pessoas gostam ou desgostam de nós por quem somos.  Isso pode moldar a forma como nos comunicamos. Por exemplo: assumimos filtros dependendo do ambiente em que estamos, o que pode transformar completamente como nos posicionamos.

Marc pontua que independentemente do ambiente, é importante se manter fiel a quem você é em sua essência. E para ampliar esses conhecimentos, não existe outra saída: precisamos treinar diariamente o autoconhecimento e, consequentemente, a comunicação. 

“Eu não preciso mudar minha comunicação pra ser uma outra pessoa em outro ambiente. Eu preciso ser a mesma pessoa. Mas a melhoria e a alta performance é um trabalho a longo prazo.”

Faça exercícios de autoavaliação diários para uma comunicação assertiva

Em algum momento, todos nós mudamos de papéis: somos filhos, pais, irmãos, chefes, chefiados, e passamos por todos esses ambientes. Precisamos usar filtros diferentes em lugares diferentes, mas o importante é ter a mesma essência: os valores e elementos que sustentam quem eu sou, como mencionado acima.

Mas além de exercitar, é tão, ou mais importante, que se observar e analisar. Desde a forma com que você fala consigo mesmo, com o outro, com seus pensamentos, suas habilidades, virtudes e pontos negativos. Essa alta performance e melhoria diária, até no contexto profissional e financeiro, só acontece quando você se conhece.

Nas palavras de Tawil:

“Quando você tem a intenção, depois de se conhecer, você vai para a ação. E, depois da ação, você precisa de disciplina para manter. E uma reavaliação, um autofeedback constante.”

Tenha humildade na comunicação

Muitos acham que uma comunicação assertiva tem a ver com autenticidade. Mas a verdade é que quando você fala o que quiser, as pessoas respondem como elas quiserem, e as consequências existem. Segundo o especialista, a autenticidade não pode ser confundida com “incontinência verbal”.

Os perfis de bons comunicadores também existem apesar do perfil da pessoa e de sua desenvoltura. Marc explica que mais do que ter “nascido um comunicador nato”, é mais importante ter humildade. 

“A humildade tem muito a ver com a forma que eu escuto, que me coloco como ouvinte. Da maneira que eu não te interrompo. No podcast do Thomas Brieu, aqui, ele explica lindamente sobre isso. O outro também importa, ele também tem uma história igualmente legal. Mas mais do que isso, emissor e receptor precisam construir isso juntos.”

E a humildade pode, sim, ser exercitada, com escuta, empatia e questionamento. Se você acha que não se comunicou efetivamente, é interessante perguntar, reformular, e encarar a mensagem que você transmitiu. Ele acrescenta:

“Se você sentir que a sua comunicação pode estar sendo dúbia naquele momento, ou que alguém concordou de forma estranha, confirme. Confirme com ela se ela entendeu o que você quis dizer. Comunicação é a arte de se fazer entender. Temos que prestar atenção como receptores em qual mensagem estou emitindo.”

Entenda mais sobre comunicação assertiva em nosso podcast. Nele você aprofunda todas as questões trazidas acima!

Convidado

Marc Tawil

Estrategista de Comunicação, TEDxSpeaker, escritor e palestrante.

Mostrar comentários

  • Felipe Ferreira

    janeiro 19, 2021 | 5:20 pm

    Esse foi meu episódio favorito do Zencast e fiz questão de compartilhar com a minha rede. O papo está muito gostoso de escutar e traz informações muito relevantes. Obrigado!

    • Zenklub

      janeiro 20, 2021 | 12:11 am

      Felipe, esse episódio realmente ficou imperdível, muito importante saber mais sobre comunicação assertiva, não é mesmo? Muito obrigada por acompanhar o Zencast!

Deixe seu comentário

13524