Definhamento: o mal-estar de 2021
Definhamento na Pandemia
Após mais de um ano passando pela pandemia, muitas pessoas tiveram a saúde mental impactada. Os sentimentos de estagnação e vazio se tornaram comuns no dia a dia.
E você já percebeu como anda seu estado emocional?
Você sabia que pode estar Definhando e que o Definhamento pode ser a emoção predominante no ano de 2021?
O que é o Definhamento?
Basicamente, definhamento é um quadro agudo de angústia e desmotivação.
Lidar com algo invisível como esse vírus por tanto tempo, vivendo dias cheios de incertezas e dúvidas, levou muitas pessoas a uma condição de abatimento crônico.
No jornal americano “The New York Times”, o psicólogo em Wharton e autor de livros, Adam Grant, definiu este sentimento que foi estabelecido na pandemia, como Definhamento.
Além disso, para especialistas de psicologia e psiquiatria, um método para controlar um estado emocional, é dar um nome a ele. Para assim definir limites, saber o que o causa, e por fim como curá-lo. Definir o termo Definhamento pode ser o primeiro passo para nos ajudar a compreendê-lo.
Na Psicologia, a saúde mental é pensada como como um espectro que vai da depressão até o florescimento. A depressão sendo o vale do mal-estar, e o florescimento sendo o ápice do bem-estar. O Definhamento é o vazio entre a depressão e o florescimento.
Você não está com um quadro de doença mental, mas também não está com uma plena saúde mental. Então, você se sente sem motivação e sem capacidade de se concentrar, um sentimento de vazio em que você se sente sem algum objetivo.
Sendo assim, isso pode influenciar em seu rendimento no trabalho, e até mesmo em seus relacionamentos.
Apesar de buscar por gatilhos positivos como possíveis remédios para o definhamento, é difícil se concentrar, pois você está sempre na mesma rotina que divide a sua atenção o tempo todo.
O perigo do Definhamento
De acordo com pesquisas do sociólogo Corey Keys, que orientaram Grant em seu artigo, pessoas com maior probabilidade de experimentar depressão e ansiedade nos próximos anos, não são as pessoas que já apresentam os sintomas hoje em dia, mas sim as que estão definhando no momento.
O fato é que, o perigo reside com a pessoa que se encontra neste quadro e não consegue perceber que está nele. Que aos poucos caminha para a solidão e se sente indiferente a esse estado emocional, pois já se acostumou. Sendo assim, não vai buscar algum tipo de ajuda profissional.
Então, trazendo para a realidade do Brasil, a situação fica mais grave. Segundo o que a OMS apurou em 2019, somos a nação com o maior número de casos de ansiedade e o quinto com maiores casos de depressão. Tendo em vista a pandemia, o caso seguramente se agravou, pois o Definhamento comprometeu a saúde mental de pessoas saudáveis.
Como saber que estou definhando?
Agora que você entendeu o que é o definhamento e o seu perigo, vou te ajudar a identificar os principais sintomas deste estado emocional. Confira essa lista com 5 sintomas, sendo eles:
- Apatia;
- Dificuldade em se concentrar;
- Falta de prazer em realizar atividades;
- Insônia;
- Desmotivação.
Além disso, é importante ficar atento se você tem apresentado esses sintomas nesse período pandêmico, geralmente esses sintomas começam a atrapalhar sua rotina diária, e também como já dito, podem desencadear doenças mentais futuramente.
Definhamento x Depressão
A Depressão é um transtorno que se caracteriza por uma tristeza intensa e de longa duração. Tendo muitos sinais e sintomas que incluem modificações no sono, na fala, nas capacidades de pensamento, memória, raciocínio lógico, na organização emocional e, em muitas outras.
O Definhamento por sua vez é a ausência do bem-estar, apesar de ter alguns sintomas que a depressão apresenta, quem está definhando geralmente não está funcionando com plena capacidade, mas ainda assim consegue reverter esse estado com mudanças de hábitos e terapia.
Enquanto a depressão é uma doença mental, o definhamento é um estado emocional que abala a saúde mental, podendo se tornar um quadro de depressão.
Procure Ajuda
Então, independente do termo, é importante ficar atento ao nosso estado emocional. Como já dito, o Definhamento compromete sua saúde mental, além de poder desencadear doenças mentais.
Por fim, a terapia pode te ajudar a compreender este estado e ajudá-lo a lidar com ele. Fazendo você se sentir melhor na sua rotina diária, até a pandemia acabar, ou até essa sensação passar.
Eu posso te ajudar
Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e depressão.
Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!
Agende sua sessão comigo agora.
Fonte: Folha de São Paulo (2021)
Psicólogo com experiência em Gestão de Pessoas e Atendimento Clínico, Formado em Administração/Processos Gerenciais pela UNINTER e em Psicologia pela INESUL, é Especialista em Gestão de Pessoas e em Terapia Cognitiva Comportamental. Profissional/psicólogo do Zenklub desde 2019, criador da página @esepararprapensar na qual divulga conteúdos voltados à reflexão e promoção de saúde mental. CRP: 08/29800.
Nossa muito bom esse artigo! 👏🏻👏🏻
Ótimo conteúdo, texto muito bem elaborado. De fato precisamos estar atentos aos sinais, parabéns André pelo texto.
Nossa, parece que leu minha mente. Perfeito o texto, me identifiquei muito.
Esse texto me ajudou a refletir sobre alguns sintomas aparentemente inofensivos. Parabéns André Cuani, foi claro e objetivo, nesse momento o que as pessoas precisam é disso, entender o que sente e saber lidar com essa tempestade de sentimentos e incertezas da atualidade. Saúde mental e tudo 👏👏👏👏
Fico feliz que tenha gostado Erika! Obrigado.
Penso que a Crise Sanitária está sendo “utilizada” como motivação pela perda da satisfação de ser Independente, mas o real motivo sejam os aplicativos e delivery. Hoje fui no Auto Atendimento Bancário, depois no Hipermercado, “dentro” de uma caminhada. Almoço em restaurante ou vou comprar comida “in loco”. Atualmente quantas pessoas, muitas em idade produtiva, estão direto na Internet para que Não precisem sair da residência, sem interagir socialmente, sob argumento de comodidade, apregoada fortemente pela mídia, sob o nome de “benefício da tecnologia”!
Obrigado, pelo comentário Geraldo. Realmente podemos refletir de diversas formas o momento que estamos vivendo. Acredito que o uso da Tecnologia em demasia também pode nos trazer muitos problemas, porém é inegável que se utilizada de maneira saudável nos traz possibilidades inimagináveis, assim como a nossa troca de conhecimento aqui 😉
Texto tecnicamente bem elaborado, que nos faz refletirmos mais ainda sobre os dias atuais. Ainda bem que por enquanto, não senti nenhum desses sintomas de “definhamento”, mas os percebo em algumas pessoas a minha volta. Na medida do possível vou orienta-las a buscar ajuda, antes que vire uma depressão, que é uma doença mais difícil de tratar. Obrigado e parabéns André.