Ciúmes nos relacionamentos amorosos
Hoje venho abordar sobre ciúmes e seus impactos que desencadeiam conflitos amorosos.
Você aqui lendo, já deve ter passado por alguma situação constrangedora que propôs um desconforto em seu casamento, namoro ou até mesmo com amigos e familiares.
Além disso, os ciúmes dizem estar nos olhos, outros afirmam ser no coração, porém eles são sentimentos do mais simples, ao mais complexo até a estágios patológicos e por isso precisa-se de terapia, concordam?
Afinal, o ciúme é um sentimento negativo?
Toda forma de ciúmes é negativa e ligada aos traumas. Ele é caracterizado por um sentimento de estado de alerta e controle sobre o outro, tornando-o ameaçado por uma fantasia criada sobre alguém em específico que pode prejudicar seu relacionamento a qualquer momento.
Como é este ciúmes retroativo?
Tantos fatores levam os ciúmes retroativo, desde canções ouvidas sobre relações traídas, casos de família e enfim a cultura de que o outro é prisioneiro de um amor eterno.
Mas caminhar dentro da própria existência pode ter levado a várias reflexões, que cristalizaram um olhar sobre o passado, onde determina o tomar cuidado com a pessoa que um dia chegara na sua vida.
Além disso, a memória desencadeia este ciúme vinculado a um gatilho criado pelo sujeito, acarretando desconforto ao seu relacionamento.
Conheça 3 características do ciúmes retroativo:
- Preocupação excessiva com o presente, passado e futuro desta pessoa com que está se relacionando;
- Associações de fatos aleatórios com suas memórias afetivas, criando distorções cognitivas a respeito do momento;
- Além disso, tem a ausência do questionamento interno destes impulsos negativos. O que transforma em conflitos gerando ciúmes, associados a base de dados vinculados a memórias afetivas.
Para melhorar a interface destas pessoas, a terapia apresenta ganhos significativos por providenciar novos olhares, bem como vai eleger o bem-estar e a redução dos conflitos existentes neste ciúme.
Na atividade terapêutica, a Gestalt terapia irá trabalhar com estas pessoas, inúmeras técnicas a fim de garantir o encontro do sujeito aos seus gatilhos, proporcionando uma clareza sobre as distorções da realidade criada por ele.
Atividade terapêutica e como isso funciona
O exercício escolhido que adequa a este quadro é o “Conto Gestáltico”, visando adicionar ao paciente o contato ilusório a partir da estória criada pelo psicólogo, na tentativa de trazer uma exposição aos fatos impactantes desta ação.
4 características desta atividade:
- Observação dos fatos distorcidos e irreais;
- Hábitos dessa pessoa acometida pelo ciúme;
- Criação da responsabilidade no ato de contar a história;
- Desconforto ocasionado em sessões para concretizar a lucidez sobre as atitudes.
Em nível geral esta atividade proporciona ganhos significativos, pois no conto gestáltico, a pessoa vai entrar na história e terá o confronto com suas ações, o que faz perceber as mudanças necessárias e essenciais para ressignificar suas relações de vida.
Para Fritz Perls o plano tem que vir de dentro de você, por isso a importância de interagir ao conto com seus pensamentos e ideias, protagonizando as ações e se responsabilizando por isso.
Como reconhecer uma atitude de ciúmes retroativo?
Para você que se identificou com algumas situações, o ciúme retroativo funciona como uma ação excedente. Além disso, causa conflitos por algo irreal e que não faz parte do momento atual desta relação.
Uma pessoa sente demasiadamente que sabe tudo sobre relacionamentos amorosos e se defende com sua crença negativa. Onde encaixa atitudes anteriores de outra situação na pessoa ali presente. E isso acarreta ilusões sobre a pessoa amada.
Estas distorções são imaginações produzidas pelo cérebro, alimentado de acontecimentos vivenciados e/ou observados na vida.
Mesmo que a situação atual seja de traição, jamais deve-se fazer um encaixamento, pois precisamos isolar o fato em nosso Aqui e AGORA.
Somente assim poderemos julgar a melhor maneira de lidar com aquilo, sem trazer resultados negativos pertencentes a outras histórias conhecidas pela nossa mente.
Para o ciumento, a terapia é essencial onde ele ressignifica seus sentimentos, sem contagem de sessões estipuladas, pois cada pessoa reage a essa reconstrução de olhares, a seu tempo.
Quando eu percebo que o tratamento está surtindo efeito?
Durante o tratamento deve-se confiar que reconhecendo o problema, se coloca em processo junto a terapia.
Muitas vezes a pessoa cria resistência em sair da zona de conforto, e afrontar seu sentimento é algo penoso, sentimento comum em sessões.
Há a cura neste ciúme retroativo?
Falar de cura é modificar olhares, pensamentos e claro compreender o quanto o ciúmes traz dor emocional.
Eu posso te ajudar
Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e depressão.
Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!
Psicóloga Clínica, pós graduada em Docência do Ensino Superior. Pedagoga e Bacharelada em Letras, sou uma amante nata das relações humanas e as possíveis transformações que a clínica psicológica pode trazer para o indivíduo, pesquisando sempre na adição de melhorias na qualidade de vida de todos e me comprometendo junto a você, construir processualmente condições para atingir o seu sucesso em minha terapia, sejas bem-vindo(a) conte comigo! CRP: 06/158748
Penso que ciúme e baixa autoestima são inerentes. Muitos relatos se ateem a amarem ou terem amizade com pessoas comunicativas, com “trânsito” em muitas áreas e, gera no “ciumento” o pensamento que tais pessoas lhes possa ter como mais “um contatinho” ou se de fato sejam correspondidos no amor ou amizade! Aliás, muitos relacionamentos passam por muita “DR”, quer por serem profissionais de áreas bem distintas ou se forem de gerações diferentes pela falta de empatia com o momento da vida que cada um está!