Já não é mais novidade que, priorizar o bem-estar físico e mental no trabalho, tenha o potencial de aumentar significativamente a felicidade, o engajamento e a satisfação de todos os envolvidos. 

Cuidar de sua saúde mental nesse contexto é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar seu bem-estar geral.

Felizmente, é quase certo que você não precisa procurar um novo emprego, rastrear colegas de trabalho esclarecidos ou acender um incenso em sua mesa todas as manhãs. (Embora todas sejam opções perfeitamente boas e você pode usá-las). 

A manutenção é a chave aqui e os seguintes hábitos saudáveis ​​são fáceis de integrar e maximizarão sua sensação de realização e significado no trabalho. Veja: 

1) Cultive um plano de autocuidado

Um ambiente de trabalho positivo começa com você. O estado de espírito em que você começa o dia impacta diretamente na qualidade do seu trabalho e influencia a dinâmica da equipe. 

Um regime sólido de autocuidado potencializará sua produtividade e o capacitará para navegar pelos inevitáveis ​​​​estressores do trabalho. 

Embora a rotina de autocuidado de cada pessoa deva ser individualizada para atender às suas necessidades únicas, certos elementos são aplicáveis ​​a todos: 

  • Tenha uma rotina de sono adequada;
  • Faça exercícios;
  • Coma alimentos saudáveis;
  • Medite;
  • Faça terapia​;
  • Empregue estratégias eficazes de enfrentamento. 

Além disso, estabelecer limites claros sobre as horas de trabalho é essencial para reduzir a pressão e promover sentimentos construtivos.

2) Utilize seus pontos fortes

Utilizar seus pontos fortes no trabalho pode influenciar a sua saúde, desempenho, produtividade e a sua satisfação geral no trabalho. 

Envolver seus pontos fortes cria energia em vez de esgotá-la. Se você ainda não fez uma avaliação de suas forças de caráter, pode fazê-lo em: http://padma.pro.viasurvey.org/.

Depois de ter uma ideia clara de seus recursos, procure maneiras de usá-los no trabalho. 

Você gosta de planejar eventos de união de equipe, liderar treinamentos, fazer as pessoas rirem ou nutrir colegas de trabalho com guloseimas caseiras? Encontre maneiras de integrar tudo o que você gosta de fazer e é naturalmente bom. Isso não apenas elevará sua própria alegria, mas também aumentará a felicidade de seus colegas de trabalho.

3) Aumente a colaboração

O tom relacional de muitos ambientes de trabalho é mais competitivo do que cooperativo. 

Para aumentar a colaboração, é vital compartilhar uma visão da equipe e definir claramente o papel de cada membro. 

Compreender como a equipe está contribuindo para a empresa como um todo e a maneira pela qual a empresa está servindo a um propósito maior, inspirará os membros da equipe a trabalharem juntos para um bem maior. 

Além disso, definir claramente o papel de cada um, pode aliviar a duplicação de esforços e possíveis conflitos.

Como em qualquer boa equipe, o vínculo fora do trabalho também é importante. Os eventos em grupo solidificam interesses comuns e destacam as alegrias e desafios de cada um. 

Mesmo trabalhadores remotos podem criar oportunidades de conexão com clubes de leitura, jogos, rodas de conversa, lives ou desafios de condicionamento físico, por exemplo.

4) Reflita sobre como você está fazendo a diferença

Perceber como suas ações estão fazendo uma diferença genuína na vida dos outros criará mais satisfação em seu trabalho. 

Contemplar as maneiras pelas quais seu trabalho específico afeta os outros destacará sua assinatura energética única e vai lembrá-lo de que seu trabalho é mais do que um salário. 

Identificar como suas ações contribuem positivamente para a vida de seus colegas, clientes, empresa e família pode ampliar sua perspectiva, além de te dar uma orientação específica para uma tarefa centrada no coração. Sorrir, fazer elogios, manter uma disposição alegre, limpar a geladeira da equipe ou trazer flores frescas são formas pequenas, mas poderosas, de aumentar sua sensação de alegria e significado no trabalho.

5) Faça pausas de movimento por hora

Fazer pequenas pausas de movimento ao longo do dia pode diminuir o estresse, melhorar a concentração e minimizar o consumo de energia mental que acompanha os longos períodos de trabalho sentado. 

Ficar em pé não é suficiente para colher benefícios; você precisa se mover e se envolver em atividades leves. Interromper a sessão com intervalos de movimento de hora em hora permite que a mente descomprima junto com o corpo. 

Tente subir as escadas, pular no lugar ou fazer algumas saudações ao sol de Yoga a cada hora. Divirta-se com isso. Defina um cronômetro de hora em hora, varie sua atividade e observe como você se sente no final do dia. Você provavelmente descobrirá que está saindo com energia de sobra.

6) Organize seu espaço de trabalho

Seu espaço de escritório pode revigorar ou distraí-lo. Trabalhar constantemente em torno da desordem impede a produtividade e diminui a motivação. 

Cada vez que você observa uma pilha de papéis aguardando arquivamento, uma pilha de livros esperando para serem lidos ou uma pilha de correspondências competindo por atenção, seu cérebro é momentaneamente desviado do curso. 

Mesmo que a distração seja imperceptível à sua mente consciente, ela ocorre. Quando multiplicado pelo número de vezes que seus olhos observam a desordem a cada dia, o desvio mental equivale a diminuição do foco e aumento da sensação de opressão. 

Felizmente, é fácil arrumar o espaço do seu escritório quando você limpa, etiqueta ou arquiva imediatamente os itens recebidos.

Além disso, embelezar seu espaço pode ajudar a cultivar uma sensação de harmonia e facilidade. Tente adicionar vasos de plantas ou obras de arte inspiradoras. Sua criatividade é o limite!

Dedicamos muitas horas ao nosso trabalho. À medida que você experimenta maior contentamento nessa área da sua vida, as emoções positivas se espalham por todas as outras e vice-versa. Cuide-se e amplifique esse movimento.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre transtornos, ansiedade, autoconhecimento, depressão, trabalho e habilidades sociais.