A energia sexual é um conceito que vai muito além do sexo propriamente dito. Ela também pode ser mobilizada por técnicas sem a penetração vaginal ou anal, mas com estímulos meticulosamente planejados. Um exemplo disso é a massagem tântrica, derivada das crenças milenares hindus.

Mas o que é massagem tântrica? Ela costuma empregar óleo para a realização das manobras por todo o corpo nu, tanto em homens como em mulheres. Mas não deve ser confundida com preliminares. O objetivo é distribuir a energia sexual para promover cura, transformação e evolução espiritual.

O que é massagem tântrica?

Diferente do que pode parecer, o objetivo da massagem tântrica é a atenção plena, e não o orgasmo. Normalmente executada em casais, desperta a energia sexual, promove intimidade e reforça a atenção plena ao próprio corpo e do parceiro ou da parceira.

Através do toque em zonas erógenas, contato visual e técnicas de respiração, a metodologia conecta duas pessoas na missão de dar e receber prazer. Por isso, embora não seja a meta, pode provocar orgasmos.

A técnica também pode ser aplicada por um massoterapeuta tântrico em sessões realizadas em espaços específicos para essa finalidade. Nesse caso, ela pode ser parte de uma terapia sexual para promover autoconhecimento, curar traumas, despertar emoções, melhorar a autoestima e a confiança, entre outras coisas.

Como fazer massagem tântrica?

O passo a passo de como fazer uma massagem tântrica começa com a preparação do ambiente. Invista em aromas, sabores, iluminação e temperatura confortáveis. Acenda velas e capriche na música! Para a massagem, escolha um óleo vegetal próprio para a pele e que seja do agrado de todos.

O casal deve estar comprometido com a experiência e não com o orgasmo, que provavelmente acontecerá de forma espontânea. Em síntese, uma pessoa massageia a outra e depois elas trocam de lugar.

Não há motivo para ter pressa. Prolongue-se na exploração sensorial para ser mais sensual do que sexual. Você pode beijar, tocar, segurar, fazer carinho, esfregar e fazer outros movimentos. Siga a sua intuição e lembre-se: o corpo todo é um convite para o prazer.

Massagem tântrica: como fazer?

  • Comece sentado de frente para seu parceiro ou parceira a passem algum tempo apenas se olhando de forma sincera e profunda.
  • Busque outras formas de comunicação e fale apenas o necessário.
  • Um dos dois se deita de bruços e começa a receber os toques suaves e sem pressa por toda a parte de trás do corpo, sempre com o auxílio do óleo para melhor conforto e deslizamento da mão.
  • Procure variar o estímulo, usando ora a ponta dos dedos, ora a palma da mão. Use a criatividade e observe as reações da pessoa para guiar a movimentação do seu estímulo em círculos, de cima para baixo, de um lado para o outro etc.
  • Explore todo o corpo, inclusive os cabelos, pés e regiões que fogem do óbvio.
  • Quando você sentir que a pessoa está totalmente relaxada, passe para a frente do corpo. Evite propositalmente a região genital para aumentar a excitação. Provoque, mas ainda não toque diretamente!
  • Quando você finalmente chegar ao órgão sexual, continue sendo suave e evite a penetração. Provavelmente ocorrerá um orgasmo, que não deve ser motivo para encerrar a massagem.
  • Troquem de lugar e sigam as mesmas etapas. Uma massagem tântrica não tem a obrigação de terminar em penetração ou orgasmo. Tampouco proíbe as duas coisas ou prevê uma posição sexual específica. Mas então como saber que terminou? Não há regra: o casal percebe quando está pleno e relaxado.

5 benefícios da massagem tântrica

Confira os principais benefícios da massagem tântrica.

1. Combate a estagnação sexual

A massagem tântrica promove intimidade e foco no prazer, libertando da obrigação de atingir o orgasmo. Com isso, possibilita a descoberta de novas formas de agradar a si mesmo e ao parceiro ou parceira.

2. Maior satisfação sexual

A atenção direcionada para o presente, as sensações corporais e emocionais resulta em uma maior consciência sexual. Ou seja, libertação das expectativas gerais de sexo para maior satisfação com o próprio corpo, o relacionamento e a vida sexual.

3. Mais saúde

Massagens (não apenas a tântrica) relaxam, reduzem o estresse, ajudam a controlar a pressão arterial e melhoram a circulação sanguínea. Depressão e ansiedade também podem ser atenuadas, trazendo mais bem-estar. E esses benefícios também valem para gestantes.

4. É terapêutica

A massagem tântrica é importante também para homens que sofrem de disfunção erétil e ejaculação precoce, bem como pessoas que têm dificuldade em manter relações sexuais convencionais, como mulheres com vaginismo. Vivenciar uma experiência sensual relaxada e sem obrigações pode ser um bom caminho para provocar desbloqueios e superar traumas.

5. Mais qualidade de vida

A consciência e a plenitude geradas pela massagem tântrica beneficiam outras áreas da vida, além da sexual. A pessoa fica mais relaxada, dorme melhor e fica mais autoconfiante porque entende que todo corpo tem direito ao prazer.

Há diferença entre massagem tântrica feminina ou massagem tântrica para homens?

Cada pessoa é única e tem suas preferências, que podem mudar com o tempo. Além das particularidades individuais, a grande diferença entre a massagem tântrica feminina e a massagem tântrica para homens está no momento de estimular os genitais.

Na massagem tântrica, sexo ganha uma amplitude muito maior. É um exercício de sentir o outro e se doar, compartilhando uma jornada de autodescoberta. Nela, yoni e lingam são os termos usados para designar os órgãos sexuais feminino e masculino, respectivamente.

Massagem yoni

Ainda vivemos em uma sociedade que tem um longo caminho até a equidade entre homens e mulheres. A mulher sofre opressão, muitas vezes gerando traumas por violência sexual ou bloqueios por dificuldade de autoaceitação por não se enquadrar em padrões estéticos.

Por isso, a massagem yoni é uma oportunidade de valorizar toda a anatomia feminina e ajudar a mulher na jornada de cura e superação. Respeite as vontades dela e suas reações aos estímulos, adequando-os para proporcionar melhores sensações.

Explore todas as partes: lábios externos e internos, clitóris e períneo. Passe o dedo na região da abertura da vagina e, se sentir receptividade, peça permissão para introduzir um dedo.

Se ela não consentir, siga pelas outras áreas da vagina e do corpo, mobilizando a energia sexual. Se ela então permitir, introduza um dedo lentamente, movendo-o com delicadeza.

Massagem lingam

Não se foque em manter a ereção ou em obter uma ejaculação. A meta é passar por todas as partes do pênis, incluindo a cabeça, o corpo cavernoso, o frênulo, os testículos, a base e o períneo.

Conforme a reação do parceiro, deve-se diminuir ou acelerar os movimentos de maneira a prolongar o prazer e promover a excitação. Se notar uma sensibilidade excessiva, vá para outra parte do corpo, mas não tema a perda da ereção, uma ejaculação ou a falta dela.

Como é fazer um curso de massagem tântrica?

O curso de massagem tântrica pode ser oferecido de várias maneiras. As principais são presencial individual, em grupos, treinamento para casal e até mesmo online. Pode, inclusive, ser parte de um curso de sexo tântrico ou específico para massagem lingam e yoni.

Os cursos podem ser teóricos e práticos. No primeiro caso, todos permanecem vestidos e aprendem as técnicas com vídeos e imagens. No segundo caso, os facilitadores orientam os participantes a fazerem os estímulos em pontos-chave no corpo de outro participante, podendo ser um casal ou não.

Além disso, um curso de massagem tântrica pode envolver momentos de meditação. Em todo caso, a participação jamais deve ser motivada por intenções puramente sexuais ou para a troca de casais. Os cursos sérios são muito respeitosos e voltados para saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Além da massagem tântrica, quais são as opções de terapia sexual?

Despertar a sexualidade saudável é um processo que encontra apoio em várias metodologias. Mais que isso, é uma jornada cheia de benefícios. Afinal, quando duas pessoas se conectam intimamente através do sexo, os níveis de hormônios do estresse baixam, enquanto o de serotonina cresce.

Sendo assim, a terapia sexual é uma questão de saúde. Distúrbios como falta de libido, anorgasmia (ausência de orgasmo), disfunção sexual, impotência sexual, ejaculação precoce, vaginismo, traumas e bloqueios têm tratamento. Além disso, pouco amor próprio, timidez excessiva, culpa e até mesmo pouca experiência em relação sexual podem obter respaldo em técnicas terapêuticas.

Dependendo do caso, são recrutados especialistas em sexologia, psicologia e medicina. Uma boa forma de iniciar a jornada rumo a uma vida sexual plena e satisfatória é buscar apoio. E como envolve questões muito particulares, esse processo requer a superação de obstáculos como medo e vergonha.

No Zenklub é possível agendar uma vídeo-consulta com sexólogos, que são psicólogos especialistas em sexualidade. Com privacidade e em segurança, você tem acesso a um atendimento altamente qualificado para gerar resultados que irão impactar em toda a sua vida.

Referências

SOUZA, Cecilia de Mello e. Mente e Awareness nos Tantras Indianos: fundamentos da Meditação, do Hatha Yoga e do Ayurveda. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/zHMdbxfQd59yNhgQSzRdvHt/?lang=pt

HALL, Helen et al. Maternal mental health and partner-delivered massage: A pilot study. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1871519220302420

MITCHELL, Marilyn. Tantric and Taoist Practices to Improve Sex. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/heart-and-soul-healing/201210/tantric-and-taoist-practices-improve-sex