Você já conhece o conceito de Short Friday? Ele surge como um tipo de benefício que contribui para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e que visa proporcionar como resultado uma equipe mais alegre e produtiva.

Podemos dizer que hoje, oferecer um bom salário ou benefícios básicos não estão sendo mais o atrativo principal para manter um colaborador ou atrair novos talentos. Hoje, os profissionais estão cada vez mais preocupados com sua liberdade, autonomia e conciliar trabalho e vida pessoal.

Por essas e diversas outras questões, muitas empresas já estão se adaptando e oferecendo o Short Friday. Sendo assim, abaixo iremos entender melhor o que é e quais são seus benefícios.

O que é a short friday?

Não é novidade para ninguém que a sexta-feira é o dia mais aguardado para quem trabalha, afinal, com ela vem o tão esperado happy hour e o final de semana para o descanso. Essa espera e rituais de descanso se mantiveram mesmo com muitas pessoas trabalhando de home office.

Além disso, muitas pessoas ainda sentem dificuldades de conciliar alguns compromissos pessoais durante a semana, até porque, parte desses compromissos precisam ser cumpridos em horário comercial, que é o mesmo horário de trabalho.

Diante disso, e pensando em flexibilizar e aumentar os benefícios de seus funcionários, muitas empresas adotaram o short friday. 

Esse sistema funciona da seguinte forma: as empresas podem liberar seus funcionários após o horário de almoço ou até as 16hs. Isso pode acontecer uma vez por mês, de quinze em quinze dias ou de forma semanal.

É importante deixar claro que, essas horas de folga precisam ser acordadas entre a empresa e os colaboradores.

Ou seja, short friday ou “sexta-feira curta” é a possibilidade que o funcionário possui de sair algumas horas mais cedo do trabalho na sexta-feira.

Short friday ou day off? Qual a diferença?

Como já mencionado acima, short friday é a possibilidade que o funcionário possui de sair algumas horas mais cedo do trabalho no último dia da semana, ou seja sexta-feira.

Já o day off é uma folga remunerada, que pode tanto ser oferecida ao funcionário como um benefício, mas também pode ser oferecida como uma recompensa ou bonificação. Além disso, o day off pode ser utilizado em qualquer dia da semana, mas é claro, que a empresa precisa estar de acordo.

Ou seja, a diferença entre ambos é que, o short friday é a possibilidade que o funcionário possui de sair algumas horas mais cedo do trabalho no último dia da semana. 

E o day off, é uma folga remunerada que o funcionário pode retirar qualquer dia da semana, desde que a empresa esteja de acordo.

Qual a visão da CLT sobre a short friday?

A CLT determina que a carga horária semanal máxima deve ser de 44 horas. Ou seja, a legislação trabalhista brasileira não fala diretamente sobre o short friday.

Com isso, podemos dizer que esse benefício fica a critério da empresa se quer oferecer ou não a seus funcionários. Além disso, também fica a critério da empresa se o funcionário deve ou não compensar essas horas livres durante sua jornada de trabalho no ano.

Vale destacar que, esse benefício para ser disponibilizado pela empresa, precisa ser conversado com todos os colaboradores e que precisam todos estar em comum acordo. E também, é necessário que a empresa entre em acordo com o sindicato da classe.

Quais as vantagens da short friday para a empresa?

O short friday pode ser visto como um benefício para motivar seus colaboradores e como consequência aumentar sua produtividade e desempenho.  

Esse benefício deve ser encarado como uma estratégia para que os colaboradores tenham uma qualidade de vida melhor e assim, aumentam sua produtividade no trabalho e tenham um desempenho cada vez maior e melhor. 

Ou seja, é possível ver os benefícios refletidos em vantagens e nos números da empresa. Vamos entender melhor sobre essas vantagens.

Aumento da motivação dos colaboradores;

Os profissionais que possuem mais qualidade de vida e oportunidade de conciliar rotina profissional com a vida pessoal, geralmente são mais motivados. 

A empresa que proporciona horas mais livres para seus funcionários, tendem a ter resultados mais positivos. Quando o colaborador possui benefícios como o short friday, ele se empenha muito mais em suas atividades e após o final de semana, voltam ao trabalho muito mais motivados.

Fortalecimento da marca empregadora;

Hoje, oferecer um bom salário e vários benefícios mais tradicionais como cesta básica, convênio médico, vale refeição, entre outros, aos colaboradores da empresa ou na oferta de uma vaga, já não é mais o suficiente para manter ou atrair novos talentos.

Empresas que investem em benefícios como o short friday tendem a manter a permanência de seus colaboradores e atrair com mais frequência novos talentos, mesmo que não estejam contratando. Além de que, torna a visão dos colaboradores em relação a empresa muito mais positiva.

Isso também contribui para seu endomarketing, colaboradores satisfeitos tendem a tecer muito mais elogios sobre a empresa e, isso só a fortalece.

Melhor clima organizacional;

É fato que, profissionais motivados e satisfeitos tornam o clima do dia a dia dentro da organização muito mais leve e harmonioso. Por isso, é tão importante buscar melhorar a relação com os colaboradores.

Não é novidade para ninguém que hoje, um profissional passa mais tempo com seus colegas de trabalho do que com os próprios familiares. 

O short friday torna possível que a pessoa passe um tempo maior com sua família ou tenha disponibilidade para resolver assuntos que são possíveis apenas em horário comercial, que geralmente é o horário em que a pessoa está trabalhando.

Ou seja, a disponibilização desse benefício além de ser positiva para o colaborador, também favorece a organização, que passa a ter funcionários mais motivados, que levam o dia a dia de trabalho com mais leveza e consecutivamente são mais produtivos.

Contribui para a retenção de talentos;

Benefícios como o short friday favorecem muito para atrair e reter talentos para a organização. Hoje, os profissionais estão valorizando muito mais a liberdade e autonomia e principalmente as oportunidades de conciliar o profissional com a vida particular.

As empresas mais modernas entendem que hoje, para se ter bons resultados e maior rendimento de seus colaboradores, não é preciso uma carga horária de trabalho muito maior. Colaboradores menos exaustos e saudáveis tendem a produzir muito mais e entregar melhores resultados. 

Leia também outros conteúdos sobre quatro maneiras de melhorar a saúde dos colaboradores.

Como estabelecer a short friday na empresa?

Agora que sabemos o que é o short friday e que ele é um benefício que além de ser bom para os colaboradores, favorece muito a empresa, abaixo, vamos dar algumas dicas de como integrá-lo no seu programa de benefícios.

Definir qual a frequência e o horário da saída;

É muito importante estabelecer quantas horas mais cedo o colaborador será liberado e em qual dia da semana isso irá acontecer. Afinal, apesar do nome não é necessário que o short friday aconteça exclusivamente nas sextas-feiras.

A empresa pode e deve determinar qual o melhor dia para que isso aconteça de acordo com sua demanda de trabalho. Além disso, é a empresa que também estabelece se essa liberação acontecerá uma vez por mês, uma vez por semana ou a cada quinze dias.

Ou seja, antes de disponibilizar esse benefício para os colaboradores é importante verificar se não irá prejudicar na demanda de trabalho. Além disso, é importante que antes de bater o martelo, haja uma conversa com os colaboradores e sejam ouvidas e levadas em consideração suas opiniões.

Evite cancelar o short friday com frequência;

Uma vez que o short friday já está estabelecido, evite cancelá-lo com frequência. É importante que haja uma programação para o cumprimento das tarefas, para que no dia do short friday o acúmulo delas não aconteça e assim impeçam os colaboradores de sair mais cedo. 

Alterne os grupos que vão poder usufruir da short friday;

Se liberar todos os funcionários de uma vez é algo complicado e até mesmo de certa forma impossível, a dica é, dividir em turmas onde cada uma delas pode sair mais cedo em cada dia diferente da semana.

Por exemplo: em caso de indústrias, a turma do escritório pode sair às quartas-feiras, a turma da da logística às quintas, a galera da produção às sextas. Ai vai de acordo com o que a empresa achar melhor.

Quais outros benefícios podem engajar seus colaboradores?

Cada vez mais, as empresas têm renovado e inovado quando se fala nos benefícios oferecidos para atrair e reter talentos. Conheça os principais benefícios que vêm sendo oferecidos e ganhando destaque no mercado de trabalho.

Vantagens em academias;

Convênios com determinadas redes de academias ou plataformas como o gympass, que permite ao colaborador acesso a diversas academias e principalmente, por um valor acessível, hoje, também  fazem toda a diferença.

Empresas que valorizam o bem estar e a saúde de seus funcionários, são bem vistas no mercado, o que colabora em seu engajamento e contribui para chamar a atenção de novos talentos.

Mentorias, cursos, palestras ou treinamentos;

Ações que contribuem para o desenvolvimento de competências e para o crescimento profissional dos colaboradores, também fazem a diferença para quem deseja se manter em uma organização ou para atrair novos talentos.

Oferecer formações profissionais, convênio com instituições de ensino, descontos ou incentivos à especialização e até mesmo bolsas de estudos, são muito mais valorizadas.

As constantes mudanças no mercado de trabalho, exigem que os profissionais estejam sempre se atualizando e aprendendo novas habilidades. As empresas que incentivam a busca pelo conhecimento, tendem a ter funcionários mais qualificados e preparados.

Flexibilidade no horário;

Hoje para os profissionais, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem sido cada vez mais importante e fundamental.

Tendo isso em mente, empresas que oferecem benefícios que proporcionem tempo mais livre para seus colaboradores, tendem a ser mais atrativas e valorizadas no mercado.

Trabalho remoto ou híbrido

No trabalho remoto, o colaborador desenvolve suas atividades de onde estiver, desde que o local tenha acesso fácil a uma boa rede de internet. 

Já o modelo de trabalho híbrido, é uma mistura entre o trabalho presencial com o trabalho remoto. Nesse modelo de trabalho, o colaborador alterna entre dias em que trabalha remotamente e dias que vai até a empresa para trabalhar.

Com o trânsito cada vez maior, as tarifas de transporte público e o preço do combustível cada vez mais elevados, empresas que investem nesses tipos de forma de trabalho, são mais atrativas. Além de ter um desempenho e uma produtividade muito maior de seus colaboradores. 

Pois, muitas vezes o trajeto até o local de trabalho é tão cansativo que o rendimento dos colaboradores caem muito, por já chegarem na empresa exaustos. Portanto, esses modelos de trabalho são excelentes, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.

Planos de aposentadoria por fases;

Hoje, uma das coisas que mais preocupa um profissional é a questão da aposentadoria. As empresas que oferecem planos de aposentadoria são muito mais atrativas.

Muitos profissionais desejam um plano de aposentadoria por fases, pois, não querem deixar seu emprego de uma só vez, mas sim, aos poucos. Essa proposta de plano de aposentadoria, contribui para impedir a perda de conhecimento institucional.

Após a reforma da previdência, a procura por plano de aposentadoria privada ou até mesmo oportunidades de emprego em empresas que oferecem esse tipo de plano, vem crescendo muito. 

Empresas que optam por oferecer planos de aposentadoria privada, tem mais vantagem competitiva sobre as empresas que não oferecem, isso é independente do seu segmento. 

Além de tudo, as empresas têm a possibilidade de pagar menos impostos e a longo prazo, possibilitam que seus colaboradores tenham um retorno monetário maior. 

Conclusão

Tanto os colaboradores quanto o time de Recursos Humanos sabem que é importante que a empresa tenha benefícios coerentes e que tenham um impacto positivo efetivo no dia a dia. A short friday tem mostrado bons resultados, gerando mais engajamento e motivação.

Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub empresas.

COMECE AGORA.

Referências:

ÁLVARES, E.; GIACOMETTI, C.; GUSSO, E. Governança corporativa: um modelo

brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 

ANDRADE, A; ROSSETTI, J P. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e

tendências. São Paulo: Atlas, 2004.