Um líder é essencial para garantir o bom funcionamento de uma empresa ou de uma área específica. Mas, vale lembrar que o que funciona para algumas pessoas pode não funcionar para outras. Por isso, é tão importante que na hora de formar uma equipe, os gestores entendam que existem diversos tipos de liderança.

Você sabia que dependendo do líder, um time ou uma área específica da empresa pode mudar completamente? Falar sobre estrutura organizacional hoje em dia é essencial e faz toda a diferença para a cultura da empresa. 

Nesse texto vamos entender melhor sobre alguns tipos de liderança e porque é tão importante diversificá-las para tornar sua empresa ainda mais dinâmica e produtiva.

O que é liderança dentro da empresa?

Segundo o dicionário, liderança é alguém com ​​tendência para chefiar ou para demonstrar autoridade. Mas, todos sabemos que o papel de um líder dentro da empresa vai muito além disso. 

A liderança é o lugar que direciona todos os demais dentro da empresa. Ou seja, quem é o líder traz mudanças e definições fundamentais não só para os times, mas também para as pessoas que são suas lideradas. 

É muito importante que algumas das missões principais da liderança de uma empresa seja trabalhar o desenvolvimento dos seus liderados, aperfeiçoamento profissional, garantir uma boa integração entre as pessoas e gerenciar conflitos da melhor maneira possível.

Para isso, é necessário que a liderança esteja conectada com a missão, valores e posicionamento da empresa. Dependendo das necessidades da empresa, diferentes tipos de liderança podem funcionar melhor, dando um verdadeiro “match”.

4 tipos de liderança

Como já dissemos aqui, não existe um único tipo de liderança que vai funcionar para todas as empresas e situações. Existem diversos fatores que podem influenciar na hora de definir qual é o time que pode funcionar melhor para a sua situação. 

Para te ajudar a entender melhor essa dinâmica, separamos aqui 4 tipos de liderança e suas principais características. Conheça e defina qual funciona melhor para o seu time.

Liderança autocrática

Nessa aqui o foco é total no chefe. Nesse caso, o líder é responsável por tomar todas as decisões, apontar direcionamento e lidar com a organização do time. Para os liderados, sua participação na tomada dessas decisões é pequena ou inexistente. 

Esse tipo de liderança tem pontos positivos e negativos. Algumas das suas vantagens são:

  • Liderados com mais foco nas atividades 
  • Agilidade na tomada de decisões
  • Controle dos processos unificados em um único lugar
  • Grande figura de autoridade

No entanto, esse tipo de liderança não funciona bem para todo mundo. Alguns dos pontos negativos são:

  • Falta de diversidade de opinião
  • Se perde um pouco da criatividade na hora de resolver os problemas
  • A equipe pode se sentir intimidade e até mesmo desmotivada por não fazer parte do planejamento e tomada de decisões
  • Dependência na capacidade técnica apenas do líder

Liderança Liberal

Essa aqui é bem diferente da anterior, nesta o líder foca mais em delegar funções para seu time, oferecendo bastante autonomia e espaço. Nesse modelo, a liderança dá bastante liberdade para que seus liderados decidam qual a melhor forma de tomar decisões ou resolver problemas. 

Os principais pontos positivos são:

  • Autonomia e liberdade para a equipe
  • Sentimento de confiança entre líder e liderados
  • Tendência a soluções mais criativas e colaborativas

Mas, existem também alguns pontos negativos:

  • Baixa produtividade de pessoas que não se adaptam bem a um modelos sem a presença mais direta de um líder
  • Falta de organização e unificação de ações

Liderança democrática

Essa liderança é quase meio termo entre as duas anteriores. Ou seja, aqui o foco é tanto no líder, quanto na equipe. Nesse caso, o líder é o responsável por tomar decisões e apontar direcionamentos, mas também valoriza e dá espaço para que seus liderados participem desses processos. 

A construção das soluções e resultados é conjunta. Algumas vantagens desse tipo de liderança são:

  • Preocupação com o bem-estar e qualidade de vida no trabalho do time
  • Comunicação e conexão entre líder e liderados
  • Integração e criatividade na resolução de problemas
  • Time mais motivado e engajado

Alguns pontos negativos podem ser:

  • Quando não for bem gerida, o time pode se tornar desorganizado
  • Demora nos processos
  • Falta de controle

Liderança coach

Para completar nossa lista, esse é um tipo novo de liderança que vem sendo desenvolvido de acordo com a evolução do mundo corporativo. Nos últimos tempos, as empresas passaram a prestar mais atenção para assuntos como o bem-estar e qualidade de vida dos seus funcionários. 

Nesse caso, o foco da liderança é desenvolver e conquistar resultados das pessoas. O foco é em desenvolver o potencial da equipe, identificando habilidades e talentos que podem acrescentar ainda mais o trabalho em equipe.

Separamos as principais vantagens desse tipo de liderança:

  • Desenvolvimento pessoal e profissional
  • Aumento de performance e comprometimento 
  • Cultura de feedback e evolução
  • Construção de habilidades de forma mútua, tanto para líderes quanto para liderados

Os pontos negativos podem ser os seguintes:

  • Demora nos processos e entregas, já que o tempo de desenvolver a equipe pode ser maior
  • Pessoas que não estão dispostas a mudar seus processos

Por que diversificar no perfil de liderança?

Uma empresa pode e deve seguir mais de um tipo de liderança. Isso porque, diferentes times funcionam melhor com diferentes abordagens. Isso depende de fatores como, perfil dos liderados, necessidade para a conclusão de projetos e valores da empresa. 

Combinar perfil também é uma solução para melhorar a produtividade, já que cada tipo de liderança tem suas vantagens e desvantagens.

Desenvolva a liderança da sua empresa com o Zenklub

O papel da liderança vai muito além de apenas ter autoridade, e saber qual tipo de liderança é melhor para seu time ou empresa pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub oferece planos empresariais que vão muito além de terapia para os funcionários. Sua empresa pode contar com palestras, treinamentos e análises baseadas em dados sobre a saúde emocional dos seus times e áreas para uma cultura muito mais focada em bem-estar e crescimento. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Conheça mais sobre o serviço empresarial do Zenklub.