Uma das maneiras de reter os talentos nas empresas é investir nos colaboradores. Muitas companhias, como a Nike e a American Express já perceberam isso e têm adotado medidas como a prática do mindfulness para criar ambientes que estimulem a criatividade, a inovação e a dedicação de seus funcionários.

Afinal, doenças como a depressão, ataques de pânico e ansiedade são causas frequentes de afastamento dos trabalhadores. De acordo com o jornal O Globo, somente em 2016, a depressão afastou 75,3 mil pessoas do trabalho, que receberam auxílio-doença em casos esporádicos ou recorrentes.

Para reconhecer ambientes de trabalho psicologicamente saudáveis, a revista Gestão RG realiza a pesquisa “Empresas Psicologicamente Saudáveis – EPS”, que busca identificar, dentro das organizações, processos que valorizam o trabalhador.

Para além desse ranking, é possível proporcionar ambientes saudáveis e estimular os trabalhadores com ações no dia a dia. Listamos quatro:

1. Estimule a saúde emocional dos colaboradores

Invista em benefícios que proporcionem terapias como o mindfulness ou ofereçam atendimento psicológico aos funcionários, como o Zenklub. “Profissionais com inteligência emocional tendem a tomar decisões mais conscientes do que aqueles que não possuem. Consequentemente podem fazer escolhas profissionais mais alinhadas com o seu propósito, sentindo-se mais satisfeitas com seu trabalho”, afirma a psicóloga, coaching e especialista em saúde do trabalhador Claudia Comaru, que atende por videochamada no Zenklub.

2. Crie ambientes de trabalho saudáveis

É importante lembrar que, mais do que bons executores ou gestores, as empresas precisam de seres humanos saudáveis, com habilidades para trabalhar em equipe, lidar com conflitos e aptos a trabalhar em situações de crise ou quebra de rotina. Mas isso não significa que eles devam estar o tempo todo sob pressão. Um ambiente de trabalho saudável é aquele que promove oportunidades para o profissional se desenvolver.

3. Proponha momentos de pausa

Uma pessoa exausta jamais será produtiva. “Existe o chamado distress, que consiste no estresse ‘negativo’, que é aquele que desanima o indivíduo e faz com que ele perca o interesse em crescer e expandir”, alerta um dos psicólogos do Zenklub, Renisson Costa Araújo. Por isso, vale a pena investir em espaços como cafés e salas que proporcionem momentos para dar aquela respirada entre uma tarefa que exige grande dedicação e outra.

4. Proporcione atividades que não tenham a ver com o trabalho

Recorrer a projetos com foco no bem-estar é uma ótima maneira de deixar os funcionários felizes e relaxados. Essas propostas costumam tirar a cabeça do profissional das tarefas às quais ele está acostumado a executar naquele ambiente e proporciona um momento de descontração dentro da empresa.

É fato que, para motivar seus colaboradores, é importante incentivar tanto saúde física como mental. As empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio saúde. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço; temos o plano certo para sua empresa.