O Endomarketing é uma modalidade do marketing que foca no público interno da empresa, ou seja, nos seus colaboradores. Também conhecido como Marketing Interno, é muitas vezes guiado pelo RH, visando aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários.

Conforme as empresas têm se desenvolvido, elas têm percebido a importância de estender seus esforços de comunicação para além do consumidor final. Público intermediário, parceiros e tantos outros stakeholders cada vez mais são contemplados – assim como público interno, com a ajuda do endomarketing.

Entende-se que se comunicar com os colaboradores não deve se restringir a diálogos de gestor–funcionário, nem de notas da empresa ou do departamento de RH. É preciso do apoio de uma estratégia como a do endomarketing para desenvolver ações de forma planejada.

O que é Endomarketing?

Para entender o que é endomarketing, enxergue-o como uma estratégia completa, não uma campanha isolada. Já que o marketing interno é um conjunto de ações constantes, com base num planejamento, para aproximar a marca aos colaboradores da empresa.

Os departamentos de RH e Marketing, com apoio da gestão, são os responsáveis por traçar os objetivos e o plano de ação do endomarketing; bem como fazer sua execução. Essa soma de esforços é essencial para se obter os melhores resultados possíveis: ou seja, colaboradores que conhecem a marca e trabalham junto da empresa, não somente para ela.

Dessa maneira, possíveis problemas dentro da organização são endereçados, como: baixa produtividade; absenteísmo; falta de conhecimento da presença da marca; clima organizacional ruim. Enquanto oportunidades são aproveitadas, como: incentivo ao trabalho em equipe; funcionários que se tornam embaixadores da marca; desenvolvimento de novas aptidões.

O Endomarketing tem uma boa vantagem

Diferentemente do marketing tradicional, que foca em se comunicar com o público final, o endomarketing tem um diferencial: ele já tem contato com o público almejado; não é necessário ir atrás dessas pessoas para descobrir quem elas são. Felizmente, você já tem acesso diário a todas elas.

Isso, certamente, não quer dizer que você já as conheça de fato. Contudo, entender suas necessidades é muito mais fácil e, logo, desenvolver ações customizadas se torna possível. O endomarketing trabalha com pessoas reais e muito próximas, que devem ser validadas e amparadas a partir de seus esforços.

Estratégias de Endomarketing

As possibilidades de estratégias de endomarketing são variadas. Com objetivos e valores que variam de empresa para empresa, assim como necessidades particulares de cada equipe, encontrar as formas de se trabalhar que mais fazem sentido para você é essencial.

Assim sendo, fizemos um levantamento de estratégias de endomarketing que devem inspirar a sua gestão a dar início a esse trabalho. 

Integração e trabalho em equipe

Se a sua empresa tem como objetivo desenvolver equipes que colaboram mais entre si, uma estratégia de integração deve ser seguida. Com ações focadas em melhorar a comunicação e incentivar o trabalho em equipe, a empresa consegue melhorar essas aptidões em seus colaboradores e recompensar metas alcançadas em conjunto.

É possível pensar em dinâmicas lúdicas, que promovam entrosamento e ajudem a gestão a compreender quem trabalha bem com quem; assim como em criar estruturas mais horizontais, em que cada pessoa lidera alguma parte do projeto.

Esse tipo de estratégia também deve contemplar a colaboração entre diferentes equipes. Assim, é possível colocar em prática projetos interdisciplinares, que unam, por exemplo: marketing, vendas e atendimento.  

Treinamento e desenvolvimento

A fim de motivar os funcionários e ter profissionais mais bem preparados, oferecer treinamentos e oficinas deve ajudar. Identifique habilidades a serem aprimoradas, bem como pergunte aos trabalhadores o que eles gostariam de aprender.

Além disso, ao assumir esse papel de uma empresa que dialoga e educa, estenda essa estratégia para outras áreas de atuação. Promova debates sobre diversidade, saúde emocional, resiliência, tendências internacionais, etc.

Todo esse trabalho pode ser incrementado com conteúdos exclusivos disponibilizados periodicamente. Cartazes informativos, panfletos, newsletters… São muitos os formatos que podem ser usados para promover desenvolvimento.

Palestras e eventos

Uma estratégia de endomarketing focada na promoção de eventos posiciona a empresa de uma outra maneira na vida do seu colaborador: em vez de uma rotina dura, apenas focada em entregas, existe uma maleabilidade pensada em diversificar o dia a dia das equipes.

Uma modalidade muito frequente é a palestra. Convidados de fora, que são autoridades em algum tema, sempre são boas pedidas; assim como palestras da alta gestão. Mas por que não incentivar que todos os colaboradores possam ter seu espaço de expor seu trabalho ou conhecimento?

Além disso, eventos variados têm diversos benefícios: propostas descontraídas, como o happy hour, promovem integração; sessões de filme levam a discussões interessantes; rodas de conversa podem ter propostas terapêuticas; manhãs com yoga ajudam na saúde de todos; e encontros gerais de equipes transformam reuniões chatas de resultados em momentos produtivos.

Campanhas

Assim como em outras categorias do marketing, ações para o público interno podem aparecer em forma de campanhas. Ou seja, em cima de planejamentos gerais, ações pontuais são colocadas em prática para resultados específicos.

Por exemplo: com o objetivo de lançar um novo produto, a empresa pode desenvolver materiais específicos para comunicação interna; promover encontros com consumidores; levar especialistas para palestras; e até organizar alguma viagem.

O importante aqui é ter essa campanha como parte de um todo. Ela não deve ser um evento isolado, estando de acordo com o planejamento geral das estratégias de endomarketing e se conectando com ações mais amplas.

Comunicação digital

O meio digital pode ser um braço importante para o marketing interno. Uma vez que esse é um ambiente cada vez mais habitado por todos, levá-lo em consideração para aumentar a efetividade das suas ações se faz necessário.

De um lado, o digital pode ser palco de desdobramentos de ações. Uma palestra, por exemplo, pode enviar material complementar por email, ou ter um quiz para medir conhecimento apreendidos. Já para projetos em equipe, canais dedicados no digital ajudam a fortalecer a comunicação.

Mas para além disso, o meio digital tem sua importância por si só. Feedbacks anônimos, do funcionário para a empresa, podem ser feitos por plataformas online. Acervos de conteúdo podem ser montados, de modo a fornecer informações de maneira mais simples. Newsletters gerais, blogs escritos por colaboradores… Tudo isso pode ser contemplado. 

Escuta e comunicação

Não é apenas de ações glamourosas que as estratégias de endomarketing são feitas. Muitas vezes, o básico já pode fazer toda a diferença, sendo um bom pontapé para ir além no relacionamento com os colaboradores.

Assim sendo, ao focar seus esforços na escuta, seu marketing interno cria uma nova atmosfera de boa comunicação. Primeiramente, criam-se espaços e momentos (físicos ou digitais) para que todo funcionário possa ter voz na empresa: ideias precisam ser ouvidas e reclamações devem ser passadas adiante.

Em seguida, um bom plano de feedbacks é fundamental. Gestores devem ser capacitados para saberem identificar forças e oportunidades de crescimento em todos; sabendo apresentar tudo de maneira construtiva.

Produtividade e entregas

A produtividade é uma grande preocupação de todas as empresas. Logo, pensar em maneiras de engajar os colaboradores de modo a melhorar seu desempenho resulta em boas práticas de relacionamento.

Aqui, programas de incentivo são muito bem-vindos. Pense em metas mensais, trimestrais, semestrais e anuais, com diferentes tipos e níveis de bonificação. Além disso, metas menores e paralelas, para objetivos secundários, e atrelados aos objetivos pessoais dos colaboradores, também tendem a ajudar.

Dessa maneira, desenha-se uma estratégia focada em entregas que não seja maçante. As ações devem respeitar os limites de cada um, preservando sua saúde, mas dando um norte para o seu trabalho – com recompensas que ajudam na motivação.  

Plano de carreira

A empresa pode ajudar seus colaboradores a enxergarem sua vida profissional a longo prazo. Com o respaldo de especialistas vocacionais, identificam-se as aptidões de cada um e quais habilidades querem desenvolver; além de haver incentivo para que todos sejam ambiciosos.

Com essas informações em mãos, desenvolve-se um plano de carreira. A organização atua ao lado de seus funcionários para que cada um possa crescer, garantindo profissionais mais qualificados e uma menor taxa de rotatividade.

Para o trabalhador, essa estratégia expande seus horizontes, ao passo que garante mais felicidade e satisfação. 

Exemplos de Endomarketing: colocando em prática

Seguindo uma ou mais das estratégias acima, vemos exemplos de endomarketing comuns em diversas corporações. São algumas das maneiras mais frequentes de engajar colaboradores e que você deve contemplar para a sua empresa também.

Materiais de divulgação interna

Toda novidade da empresa passa a ser veiculada internamente. De atualizações de software a nova campanha para o consumidor final, todos os colaboradores precisam estar cientes do que está acontecendo.

Chefes de departamento devem ficar responsáveis para repassar as informações. Enquanto que o marketing pode ajudar na montagem dos materiais e o RH se preocupa com a comunicação geral.

Comunicação horizontal

Embora haja uma tendência em alguns setores de eliminar hierarquias, elas ainda estão presentes em boa parte das companhias. Por conta disso, um dos exemplos de endomarketing mais comuns é a instauração de uma política de comunicação horizontal.

Isso quer dizer que o estagiário, por exemplo, tem fácil acesso à diretoria – caso necessário. Além disso, na hora de levantar ideias, todas são relevantes, não importando o cargo de quem as tenha dado.

Integração com os valores da empresa

Tratando-se de treinamentos, eles podem ter o propósito de alinhar os valores dos funcionários aos da empresa. Isso requer incentivar que a alta gestão defina-os de maneira clara, sólida e duradoura; para, em seguida, serem repassados para frente.

Propostas educativas, que mostrem os benefícios dos valores na prática, são boas alternativas. Além disso, incentivos para aqueles que atendem ao que é valorizado pela empresa têm se tornado uma prática comum também.

Diálogos para além do trabalho

Conhecer uma pessoa somente por sua função pode ser desumanizador: deixamos de enxergar aquele indivíduo por completo. Logo, poder conhecer quem são os seus colegas também fora do horário comercial ajuda na sua integração.

Isso não quer dizer ficar realizando encontros à noite ou aos fins de semana. Em tempos de pandemia, por exemplo, algumas empresas têm promovido os cafés virtuais: todos os colaboradores fazem uma pausa para conversar com uma pessoa (por sorteio); assim, podem conversar sem amarras e se conhecerem um pouco mais.

Como o Endomarketing dá apoio para outros esforços internos

Quando a sua empresa coloca bem-estar e desempenho das equipes como ponto central do negócio, o endomarketing aparece como uma base para diversas outras iniciativas. Com ele, há aumento de motivação e qualidade de vida, organiza-se melhor a gestão e consegue-se oferecer mais benefícios. Entenda:

  • Motivação no trabalho: com estratégias de treinamento e escuta, o endomarketing constrói equipes mais motivadas e assertivas, com desempenho acima da média; 
  • Qualidade de vida no trabalho: altos índices de bem-estar e satisfação só podem ser atingidos quando há um planejamento específico para engajar de maneira saudável o público interno; 
  • Gestão de pessoas: comunique-se bem com seus colaboradores para geri-los de maneira consciente, investindo em estratégias de plano de carreira e integração; 
  • Benefícios corporativos: o oferecimento de benefícios pode a entrar também no escopo do endomarketing, que tem a capacidade de reunir as informações para a seleção das melhores compensações.

Endomarketing e RH: o papel do departamento

O Departamento de Recursos Humanos trabalha de modo a coordenar todas as estratégias de endomarketing. 

Isto é, mesmo não ficando responsável pelo desenvolvimento de peças, por exemplo, é o RH quem ajuda a definir como deverão ser essas peças; o que devem comunicar; e quando serão apresentadas.

Pensando que o marketing interno visa o capital humano da corporação, os profissionais de RH devem ter um papel central: na estratégia; acolhimento dos colaboradores; e busca de boas parcerias

Endomarketing e Saúde Emocional

O endomarketing deve sempre se manter atualizado às principais preocupações do momento. Hoje em dia, uma dos maiores pontos de atenção, tanto da gestão, quanto dos trabalhadores, é a preservação da saúde emocional de todos.

Assim sendo, procure colocar em prática ações que visem: a redução de estresse; diminuição de ansiedades; identificação e apoio a pessoas que sofrem com depressão; materiais educativos para evitar a Síndrome de Burnout; entre outras.

Para ser uma empresa do século XXI, o seu marketing interno deve ter a saúde emocional como um de seus pilares. Só assim será possível ver melhorias reais de bem-estar, produtividade, satisfação, integração e entregas.

Como o Zenklub pode ajudar no Endomarketing

O Zenklub tem se tornado uma solução completa para o cuidado da saúde emocional dos colaboradores (do app ao podcast); além de oferecer apoio ao RH e à gestão. Levando em conta que o bem-estar mental e a saúde emocional têm se tornado grandes preocupações de profissionais e de empresas mais comprometidas, o Zenklub passa a ser um parceiro perfeito para as suas estratégias de endomarketing. Veja o que oferecemos:

  • Facilite o acesso dos seus colaboradores a tratamentos com especialistas em saúde emocional (psicólogos, coaches, terapeutas e psicanalistas – ver mais);
  • Ofereça acesso completo a nossa biblioteca de conteúdos no app, que abordam qualidade de vida, bem-estar, liderança, desempenho e relações interpessoais;
  • Receba relatórios de mapa emocional das equipes, entendendo quais são as principais necessidades de cada setor;
  • Promova palestras, encontros, treinamentos e lives com nosso apoio e participação de um de nossos especialistas;
  • Tenha todo o comprometimento da nossa equipe de suporte para desenvolver o mais completo projeto para a sua empresa.

Para nós, o bem-estar e a felicidade vêm sempre em primeiro lugar, entendendo que saúde emocional é parte de qualquer estratégia de endomarketing. Leve essas mesmas preocupações para sua empresa também e transporte seu trabalho de RH e gerenciamento para o século XXI. Conte com nossa ajuda e participe dessa revolução. Para saber mais, entrar em contato e contratar nosso serviço, acesse: https://zenklub.com.br/corporate/

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