Será que os colaboradores da sua empresa se veem como elos de uma mesma corrente ou como ilhas isoladas? O employee voice surgiu para dar voz aos funcionários e criar uma atmosfera de união e desenvolvimento corporativo.

Na verdade, tal termo surgiu há poucos anos e cada dia mais se descobre os benefícios de desenvolver o employee voice dentro das empresas.

Para saber mais sobre esse assunto tão relevante, continue conosco até o final.

Tenha uma excelente leitura!

O que é employee voice?

Saber o que o outro pensa: isso muda uma empresa. O employee voice, termo do inglês que significa “voz dos colaboradores”, é justamente a representatividade dada a cada um dos empregados através da escuta ativa e acolhedora de suas opiniões.

O que é importante ressaltar é que o employee voice surgiu há um pouco mais de 10 anos. Sendo que sua 1ª aparição em grande escala foi com a publicação, pela CPID (Chartered Institute of Personnel and Development), do livro Management Choice and Employee Voice (CPID Publishing, 2011).

Assim, o que diferencia uma empresa que não aplica o employee voice em sua cultura daquela que busca escutar a voz dos colaboradores é que esta ganha muito mais diversidade. 

Ou seja, entre os benefícios do employee voice está a promoção da diversidade nas empresas.

Exemplos de employee voice

Há uma infinidade de opções para desenvolver o employee voice na empresa.

No entanto, o comportamento dos líderes e gestores é o cerne da questão.

Dessa forma, exemplos de employee voice são dados quandos as pessoas que ocupam cargos de liderança dentro de um negócio:

  • Dedicam parte do seu tempo para ouvir sugestões das suas equipes;
  • Ouve sem retrucar críticas para melhor funcionamento do trabalho;
  • Entende e realiza uma busca ativa para resolver gargalos que desestimulam o serviço das equipes.

Employee voice e seus principais aspectos

De acordo com sua publicação inicial em 2011, a escuta dos colaboradores tem 4 principais aspectos os quais são pilares que sustentam o bom funcionamento da abordagem.

Veja quais são eles:

  1. Comunicação interna clara, extrapolando uma simples troca de ideias: é a base do employee voice, pois não basta ouvir, mas sim compreender profundamente o que o outro pensa. Daí a importância da chamada escuta ativa (que veremos o que é na sequência);
  2. Resolutividade de forma horizontal: no employee voice não há nenhum tipo de segregação de acordo com o cargo, uma vez que absolutamente todos os colaboradores contribuem para resolver as questões do negócio;
  3. Representação coletiva: sabendo que juntos são mais fortes, os colaboradores se unem em grupos, sindicatos ou até mesmo comunidades nas redes sociais para desenvolver sua participação dentro da empresa;
  4. Engajamento: um conjunto de trabalhadores que participa do processo de produção ou prestação de serviços é um grupo de trabalhadores que possui senso de propósito, ou seja, que sabe o porquê está exercendo seu trabalho.

A importância da employee voice no ambiente de trabalho a importância em ouvir o colaborador em suas necessidades e expectativas

Notou-se que as corporações que estimulam a voz dos colaboradores através de uma comunicação não-violenta estão entre os melhores lugares para se trabalhar.

Afinal, ao ouvir os colaboradores em suas necessidades e expectativas ganha-se:

  • Diversidade dos processos de trabalho;
  • Resolução de conflitos;
  • Criatividade para definição de metas e objetivos;
  • Melhora da saúde mental dos colaboradores, prevenindo doenças ocupacionais;
  • Melhor convivência social entre as equipes, melhorando a sinergia entre os funcionários.

Como a diversidade e inclusão auxiliam na employee voice

Ao olhar para um viés mais metafísico, percebemos que cada ser humano é um microcosmos. Isso fica evidente ao estudar a fundo a própria complexidade biológica de cada pessoa.

Por exemplo, cada pessoa conta com mais de 10 trilhões de células em mais de 30 trilhões de bactérias! Tais valores são praticamente incompreensíveis devido suas proporções colossais. 

Diante disso, fica claro que os grandes cases de employee voice mostraram ganhos expressivos no desempenho empresarial. Afinal, ao dar voz aos colaboradores, cada qual enriquece o ambiente de trabalho de acordo com suas individualidades.

Tal postura favorece, dentre tantos outros aspectos:

  • A resolução de problemas por vias criativas;
  • O surgimento de ideais responsáveis por alavancar os ganhos ou, em casos de dificuldade, de turnover empresarial;
  • A criação de uma atmosfera de sinergia, em que cada membro das equipes contribui de uma forma com o progresso do negócio.

Ouvir a opinião dos colaboradores contribui para a empresa de diversos modos

Os benefícios do employee voice realmente são inúmeros.

Vale pontuar que algumas mudanças são percebidas após poucos dias, enquanto outras, como consolidação da melhora de métricas, podem levar anos.

No entanto, você, líder, gestor ou colaborador, está acostumado em encontrar a satisfação nas pequenas vitórias, uma vez que a vida empresarial consiste em, de conquistas em conquistas, trilhar o caminho do sucesso.

Diante disso tudo, seguem alguns dos benefícios do employee voice.

Agilidade organizacional

A burocracia e retrabalho muitas vezes são quesitos que travam o progresso de um negócio.

Por vezes, centralizar papéis em poucas figuras dentro do contexto corporativo faz com que decisões que poderiam ser tomadas em frações de segundos levem horas ou até mesmo dias.

Dessa forma, o processo de entrega atrasa e, por tabela, os resultados empresariais diminuem. Sem contar a frustração que tal demora gera nos colaboradores, os quais se veem de mãos atadas para dinamizar a situação.

Construção de uma cultura de trabalho de respeito e valores coletivos

Entender uma organização com um conjunto é a alma de qualquer negócio de sucesso.

Assim, a cultura empresarial que bebe da fonte da diversidade permite acolher colaboradores com as mais diversas visões de mundo e experiências.

Isso faz com que a inclusão social em empresas que implementam a escuta dos colaboradores cresça e, por conseguinte, enriqueça a cultura do negócio.

Employer Branding

Uma empresa na qual os colaboradores podem respirar liberdade e participação ativo no processo decisório certamente atrai olhares dos talentos. 

Quando se fala de employer branding, refere-se a nada mais nada menos do que a reputação da corporação em relação ao mercado de trabalho.

De fato, empresas que buscam ativamente ouvir os seus colaboradores suscitam para cada trabalhador uma atmosfera favorável de desenvolvimento e aprendizado.

Portanto, para atrair os candidatos mais bem qualificados para determinado cargo, é imprescindível investir em employer branding (uma das formas de realizar isso é desenvolver uma cultura de employee voice).

O que acontece quando colaboradores não têm a sua voz ouvida?

Ao não ter voz dentro da empresa, os colaboradores se sentem distantes do todo e, por consequência disso, sentem-se desmotivados para realizar suas atividades cotidianas.

Isso pode se tornar um grande problema porque muitas vezes são os primeiros a sintonizarem as lideranças sobre questões que, de outra forma, poderiam ser negligenciadas.

Com falta de autonomia e partilha de voz, certamente faltará não só criatividade, mas também clareza para que o negócio enxergue e resolva os principais gargalos que bloqueiam o avanço de um negócio. 

Afinal, quando o colaborador não é ouvido, ele apenas faz o que lhe é dito sem questionar ou se preocupar em mudar as coisas porque não acha que nada resultará em se expressar.

Como organizações podem encorajar a employee voice

Hoje em dia, com um mundo cada vez mais conectado, uma forma de estimular a escuta ativa da voz dos colaboradores é usar de recursos virtuais de pesquisas.

Assim, realizar constantemente levantamentos e pesquisas de opinião/satisfação faz com que os colaboradores se sintam incluídos no todo do negócio. 

Tal abordagem é relevante para o cenário atual, uma vez que inúmeras empresas adotaram, com a pandemia, o regime de trabalho misto ou plenamente em home office.

Além disso, para aqueles negócios que trabalham com a presença física dos colaboradores, reuniões em grupo e individuais com as lideranças podem ser intervenções benéficas para o acolhimento das diversas opiniões dentro do negócio.

Estratégias de employee voice para a sua empresa

Abaixo seguem 5 exemplos de estratégias de employee voice que podem ser implementados com facilidade dentro de qualquer corporação:

  1. Reconhecer e recompensar a participação dos colaboradores;
  2. Transparência na exposição de metas e gratificações pelo sucesso;
  3. Flexibilidade para adequar os objetivos à realidade das equipes de trabalho;
  4. Fornecer feedback sobre o desempenho, valorizando talentos individuais;
  5. Priorização da escuta ativa, em que o ouvinte repete a fala do colaborador a fim de se certificar que a opinião foi bem compreendida;

Como saber se a empresa está fazendo employee voice corretamente?

A melhor forma de saber se uma empresa ouve bem os seus colaboradores é clara: ouvir os colaboradores! 

Assim, sabe-se qual é o nível de satisfação de cada um dos funcionários, abrindo-se espaço para eventuais críticas e sugestões de melhorias.

De uma forma geral, uma corporação é bem-sucedida no sentido do employee voice quando os colaboradores sentem-se como parte de um todo. 

Ou seja, cada trabalhador vê sentido firme naquilo que executa, pois não vê sua função como algo desalinhado dos objetivos da empresa.

Conclusão

Como você pôde notar, o employee voice consiste em ouvir o colaborador em suas necessidades e expectativas. Assim, estimula-se a participação coletiva e são suscitadas inúmeras vantagens para a empresa.

Em uma cultura corporativa saudável, estimula-se a participação de cada colaborador, pois sabe-se que um negócio não é feito de números, mas sim de pessoas.

Ao cuidar de cada colaborador individualmente, a tendência é aumentar a satisfação dos empregados com o trabalho e, por tabela, os resultados da corporação.

O Zenklub, com serviços personalizados de saúde mental nas empresas, acompanha as pessoas e a corporação desde o começo. Isso faz com que o alcançar das metas seja progressivo e sustentável. 

Saiba mais agora mesmo sobre o Zenklub Empresas e seus inúmeros benefícios!

Referências

https://www.poderdaescuta.com/employee-voice-como-ouvir-os-colaboradores-da-sua-empresa/

https://www.novida.com.br/blog/employee-voice/

https://www.ludospro.com.br/blog/employee-voice

https://worksphere.com.br/employee-voice/

https://emplify.com/blog/why-is-employee-voice-so-important/

https://engageforsuccess.org/employee-voice/

https://eduvem.com/o-que-e-employee-voice-e-como-implementar-em-sua-empresa/