O employer branding, que não significa nada menos do que marca empregadora, é um conjunto de estratégias usadas para comunicar o seu ambiente de trabalho de forma positiva para o mercado. 

Este método tem sido a aposta de ouro em um mercado que se torna mais competitivo a cada dia, mantendo os melhores colaboradores e fazendo com que a empresa cresça e ganhe destaque entre as demais concorrentes.

Desta forma, quando eficiente, esta técnica de branding faz com que os colaboradores enxerguem a empresa como um bom caminho para construírem suas carreiras.

Por que o Employer Branding é importante?

Essa estratégia serve como forma de posicionar sua empresa no mercado de forma confiável, a fim de atrair novos talentos. 

Desta forma, o LinkedIn realizou uma pesquisa que revela que cerca de 75% das pessoas pesquisam características das empresas antes de aplicarem seus currículos para vagas de emprego.

Com a maior seletividade no mercado, as empresas precisam trabalhar a confiabilidade que desejam transmitir para que candidatos se interessem.

Atração de talentos

Hoje em dia, o Employer Branding é uma ferramenta poderosa na hora do recrutamento e seleção. Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo e os profissionais buscam um diferencial nas empresas.

Os melhores profissionais do mercado atualmente não buscam apenas uma boa remuneração, mas também um local de trabalho que as mantenham motivadas a seguirem com suas tarefas. 

Quando uma empresa mostra para o mercado que ela tem tudo o que os novos talentos buscam, ela tem maiores chances de atrair grandes profissionais, ganhando ainda da concorrência na disputa pelos mais dedicados.

Maior engajamento dos colaboradores

No mercado atual, os relacionamentos são peças chave para que todos sejam reconhecidos.

A marca empregadora se preocupa com sua imagem e identidade, e por isso, há a necessidade de olhar para a relação de seus colaboradores, trabalhando-os nas dinâmicas do dia a dia. 

Vale ressaltar ainda que um colaborador feliz em seu ambiente de trabalho tende a produzir mais. Também é importante estar atento a outros conceitos de psicologia organizacional.

Desta forma, um dos grandes desafios da marca empregadora é conquistar o envolvimento dos internos com o propósito da organização, e algumas pequenas atitudes ajudam a construir uma boa imagem, como:

  • Relacionamento entre equipes de diferentes setores;
  • A forma como o funcionário é recebido na empresa;
  • Reconhecimentos internos e promoções.

Redução de custos

Quando a marca empregadora mantém sua imagem positiva no mercado e também dentro na própria instituição, ela consegue detectar interesses de profissionais sem tantos esforços, não precisando gastar tanto com a divulgação de vagas.

Melhoras no Marketing da empresa

Como já citado acima, diversos colaboradores chegarão até a empresa de forma orgânica quando a imagem do empregador é bem trabalhada, mas não é só isso.

No marketing existe o termo “advogado da marca”, que denomina clientes que defendem um determinado produto com muito vigor. 

No employer branding, a empresa terá seus próprios “advogados”, que servirão como canal de divulgação.

Aumento de vendas

Além da retenção de talentos, a marca empregadora também se preocupa com os resultados no mercado. Por isso, o gerenciamento da marca exerce um papel fundamental e deve ser considerado nas campanhas.

Uma marca bem trabalhada e confiável faz com que clientes se sintam mais confortáveis para comprar, pois acreditam em seus valores e princípios. 

Vale ressaltar ainda que estudos apontam que clientes se dispõem a pagar até 10% mais por um produto pertencente a uma marca que transmite valores sociais.

Como criar um bom employer branding

Antes de iniciar o employer branding, é preciso entender que para que o método seja efetivo é necessário um conjunto de iniciativas, e não uma atitude só. Com isso, um grande passo é entender quais os pilares que vão sustentar o negócio.

Além disso, a marca empregadora deve passar qual sua missão e valores, e o motivo desses serem os diferenciais do negócio.

Apesar de parecerem tópicos simples, todos os processos demandam atenção e precisam estar alinhados de acordo com o objetivo final do employer branding.

Defina o seu objetivo

Para que sua marca empregadora decole, é preciso estabelecer objetivos de forma estruturada. 

Ou seja, entender se o investimento no employer branding será pontual para divulgação de vagas, retenção de colaboradores ou se trata-se da cultura organizacional que precisa ser alterada.

Depois disso, defina o time e a tática que serão utilizados nessa estratégia, deixando claros os objetivos da aplicação do employer branding e da responsabilidade de cada componente do time. Por fim, defina as ferramentas de monitoramento.

Defina sua mensagem

Por mais que as atitudes da empresa demonstram suas intenções com o público, independentemente de qual seja ele, a maneira de transmiti-las pode ser um grande diferencial para a marca empregadora.

Vale apostar em discursos claros e de fácil entendimento, porque eles permitirão uma interação dinâmica e agradável entre as duas partes. 

Além disso, a comunicação deve ser a mesma para todas, deixando de lado a hierarquia e promovendo maior engajamento coletivo.

Além disso, os valores da empresa devem ser inseridos nas mensagens que ela deseja transmitir para o mercado, posicionando-se com firmeza.

Estabeleça estratégias para uma boa comunicação

Além de mensagens claras, é importante pensar em outros tópicos que permitam a interação direta do colaborador com a marca.

Desta forma, a empresa que se preocupa com sua reputação sempre trabalha com transparência. 

Além disso, a cultura do feedback é uma grande aposta para as companhias, uma vez que o colaborador saberá quais seus pontos mais fortes, e também onde existe a possibilidade de melhora.

Reconhecimento do colaborador

Um trabalho executado com excelência e de forma justa deve sempre ser reconhecido, seja por meio de promoções ou elogios.

Com isso, o colaborador se sentirá sempre motivado e instigado a trabalhar mais e melhor.

Onboarding para novos colaboradores

A forma como uma empresa realiza e acompanha seus processos seletivos diz muito sobre como ela trata seus colaboradores. 

Por isso, preocupar-se com o onboarding do candidato e demonstrar interesse em seus serviços é uma grande aposta no mercado.

Os preceitos devem ser introduzidos desde os primeiros processos de um novo funcionário, para que ele se sinta acolhido e inserido na cultura da empresa o quanto antes.

O RH e o Employer Branding

O RH é uma das entidades mais capazes de difundir e tornar mais cabíveis os valores da empresa para atuais e futuros funcionários.

Por isso, existem alguns passos que podem ser cumpridos pelo RH para que uma empresa se torne uma marca empregadora. Aqui vamos falar sobre alguns deles que podem fazer a diferença.

Ouvir os funcionários

Quando um espaço seguro é aberto para que os funcionários exponham como se sentem em relação à empresa, eles passam a confiar ainda mais em seu local de trabalho.

Oferecer salários e benefícios coerentes com o mercado

Por mais que uma estratégia de comunicação seja bem feita, o colaborador ainda prestará atenção na remuneração.

A relação entre marca empregadora e funcionário deve ser uma via de mão dupla e com trocas justas, e por isso, o oferecimento de remuneração e benefícios competitivos é importante para a retenção de funcionários.

Plano de carreira definido

Para que um colaborador se sinta motivado, é necessário que haja perspectiva de crescimento dentro da empresa.

Para que o employer branding seja efetivo, a empresa deve se preocupar com planos de carreira e planos de desenvolvimento individual que se alinhem aos funcionários.

Employee lifecycle e o Employer Branding

A jornada de cada colaborador deve ser acompanhada de perto pelo RH para que estimule seu crescimento na empresa, fazendo-o desenvolver suas habilidades com firmeza e segurança.

O cuidado com o desenvolvimento é imprescindível para que o empregado se dedique e busque crescer na companhia, utilizando seus conhecimentos para a execução de tarefas diárias, mas também para propor soluções diante de impasses.

A importância do Marketing Digital no Employer Branding

Aliar-se ao marketing digital para atração de talentos e retenção de colaboradores antigos é uma estratégia cada vez mais usada por grandes empresas. Algumas dicas são:

  • Deixar as redes sociais sempre atualizadas;
  • Criar um canal de comunicação próprio para que os funcionários participem da produção de conteúdo, seja um blog ou podcast;
  • Divulgar depoimentos dois colaboradores sobre suas experiências dentro da empresa.
  • Investir em cursos online de marketing digital para evolução dos funcionários.

Como calcular o ROI do Employer Branding

Os números são grandes aliados das empresas, servindo para mensurar ganhos e perdas. A taxa de retorno também pode ser aplicada na marca empregadora. Este indicador demonstrará o número de pessoas atraídas e agregadas ao negócio depois que o employer branding foi implementado.

Neste cenário, a companhia deseja saber sobre o retorno das aplicações feitas para a promoção da imagem da marca.

Vale lembrar ainda que o cálculo da taxa de retorno é simples. Ele nada mais é do que o ganho obtido menos o investimento inicial dividido sobre este mesmo investimento inicial.

Confira um exemplo prático: Uma empresa investe R$15 mil para realizar sua divulgação inicial. Supondo-se que o saldo foi positivo, a empresa conseguiu angariar 90 mil novos interessados.

O cálculo será:

ROI = (90.000 – 15.000)/ 15.000

Exemplos de employer branding

Vale lembrar ainda que diversas companhias entenderam que o mercado mudou com os meios digitais, e por conta disso é necessário investir em outros modelos.

Hoje em dia, é possível enxergar diversas empresas que tiveram esse insight e lideram o mercado de forma expressiva.

Confira algumas:

Starbucks

A cafeteria é uma das companhias que trabalha muito bem seu employer branding com o auxílio de seus funcionários.

Um dos grandes exemplos são as redes sociais da companhia, que possuem perfis exclusivos para a divulgação de vagas de emprego. Além disso, a hashtag #sbuxjobschat é um recurso que ajuda a reunir comentários sobre oportunidades na empresa. 

A proximidade com o consumidor ajuda a Starbucks a fortalecer sua imagem no mercado como um todo, mas em especial com aqueles que desejam um dia ingressar nas equipes.

Netflix

Além de estabelecer uma relação muito próxima com seus consumidores, a Netflix também implantou uma série de programas de employer branding.

Um deles é a licença parental, que existe desde 2015, e cobre todo o primeiro ano dos novos pais, e os ajuda a vivenciar o com qualidade o primeiro ano de vida dos filhos.

Booking.com

O booking entendeu que os colaboradores são peças importantes no employer branding, e criou o “Onde Mission”.

O programa basicamente pede para que os membros da empresa registrem viagens de férias com uma câmera fornecida pela companhia. Com isso, ela reforça uma de suas missões: “capacitar as pessoas para experimentar o mundo”, inclusive seus funcionários.

Dicas para se especializar em Employer Branding

Para uma companhia se tornar uma verdadeira marca empregadora, é imprescindível estudo e especialização, demandando uma série de conceitos e explicações. Portanto, o ideal é procurar por cursos e aplicar o método no dia a dia de trabalho.

Conclusão

Cada vez mais as empresas entendem a importância de trabalhar o employer branding. Vantagens como melhora de atração e retenção de talentos são apenas alguns dos pontos positivos. 

O papel do employer branding é de extrema importância, e saber como empregá-lo para sua empresa pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub oferece planos empresariais que vão muito além de terapia para os funcionários. Sua empresa pode contar com palestras, treinamentos e análises baseadas em dados sobre a saúde emocional dos seus times e áreas. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Conheça mais sobre o Zenklub empresas.

Referência

ABÍLIO, L. C. O Make Up do Trabalho: uma empresa e um milhão de revendedoras de cosméticos. 2011. 307 p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Camopinas, 2011.

AMBLER, T.; BARROW, S. The employer brand. Journal of Brand Management, v. 4, n. 3, p. 185-206, 1996.

Moroko, L., & Uncles, M. (2008). Characteristics of successful employer brands. Journal of Brand Management, 16(3), 160-175. doi: 10.1057/bm.2008.4

https://www.gupy.io/blog/employer-branding
https://rockcontent.com/br/blog/employer-branding/