A comunicação interna desempenha um papel fundamental nas organizações, sendo responsável por promover o fluxo eficiente de informações entre os colaboradores. Cada vez mais, as empresas estão percebendo que o relacionamento que é estabelecido entre os colaboradores está diretamente ligado com índices de performance e crescimento.

Para colocar a comunicação interna em prática de maneira eficaz, é necessário adotar estratégias e práticas que facilitem a disseminação de informações, promovam a transparência, incentivem a participação ativa dos colaboradores e fortaleçam a cultura organizacional. 

Neste texto, explicaremos em detalhes o conceito de comunicação interna e apresentaremos algumas diretrizes para sua implementação bem-sucedida nas empresas.

O que é comunicação interna? 

A comunicação interna é um processo, ferramenta ou setor de uma empresa, que tem foco em criar canais de relacionamento e comunicação com o público interno, ou seja, os colaboradores. 

É com a comunicação interna que são passadas informações relevantes para os funcionários, como por exemplo regras e normas, avisos, processos, treinamentos e oportunidades.

Além disso, é com a comunicação interna que uma empresa deixa claro e explicita quais são seus valores, missão, objetivos e metas. Ou seja, isso garante que as lideranças e os demais colaboradores estão na mesma página. 

Qual o objetivo da comunicação interna? 

O principal objetivo da comunicação interna, é garantir que exista um canal aberto para os colaboradores, buscando mantê-los engajados, performando e alinhados com os demais aspectos do negócio. Seu propósito vai além de transmitir mensagens, pois busca criar um ambiente de trabalho colaborativo, engajado e alinhado com os objetivos da empresa. 

Por meio da comunicação interna, busca-se promover a integração entre os membros da equipe, alinhar expectativas, disseminar a cultura organizacional, fortalecer a identidade da empresa, engajar os colaboradores em iniciativas e projetos, melhorar a eficiência operacional, fomentar a participação e a colaboração, e facilitar o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas. 

Em suma, o objetivo da comunicação interna é promover a comunicação eficaz e contribuir para o sucesso e o bom funcionamento da organização como um todo.

Qual a diferença de comunicação interna e externa?

A comunicação interna e externa são ferramentas e pontos de contato com a empresa. Elas são responsáveis pela imagem que a empresa constrói. A principal diferença se dá no público ao qual elas são direcionadas. 

Na comunicação interna de uma empresa se estabelecem estratégias de relacionamento com os colaboradores, funcionários e stakeholders. Como o próprio nome diz, ela se direciona para o interno, e visa justamente alinhar a cultura da empresa.

Já na comunicação externa, as estratégias estão direcionadas à qualquer esfera externa, que seja de alcance da empresa. Esse direcionamento pode ser aos clientes, fornecedores, distribuidores, imprensa, entre outros.

É importante ressaltar que ambas comunicações são extremamente importantes e devem sempre estar em equilíbrio. A empresa deve difundir uma imagem positiva para seu público-alvo, bem como seus valores. 

Concomitante a isso, a corporação também deve manter uma boa imagem para seus funcionários, e manter alinhados suas metas e valores, para que eles possam se identificar e vestir a camisa da empresa.

Comunicação interna e endomarketing: são a mesma coisa?

Em resumo, comunicação interna e endomarketing não são a mesma coisa. Apesar de serem direcionados para o mesmo público, esses dois conceitos se diferenciam quanto ao seu modo de aplicação e finalidade.

A grande diferença é que enquanto a comunicação interna está focada em uma parte mais informativa, o endomarketing busca trabalhar e desenvolver o relacionamento entre colaborador e empresa, procurando acolher o funcionário. 

Para o endomarketing, esse relacionamento interno busca tornar o colaborador um “cliente interno” da empresa. Ou seja, busca fidelizar o funcionário e torná-lo um promotor da própria marca.  

Além disso, enquanto a comunicação interna se esgota em uma troca de informações, através de mensagens sobre metas e valores, o endomarketing pode ir muito mais além, e contar com eventos como premiações e festas, voltando-se para o bem-estar dos colaboradores.

Apesar de não serem a mesma coisa, a comunicação interna e o endomarketing visam otimizar e aumentar a produtividade, performance e lucro através da criação de laços com os colaboradores.

Qual a importância da comunicação interna nas empresas

A comunicação interna vai muito além de apenas passar informação e comunicar os colaboradores. Quando bem planejada, a comunicação interna é uma ferramenta muito positiva para a empresa, capaz de aumentar níveis de produtividade e de satisfação.

Conheça as principais vantagens de realizar uma boa comunicação interna:

Engajar e motivar os colaboradores

A comunicação interna é responsável por manter os funcionários atualizados não apenas sobre informações mais burocráticas, mas também sobre benefícios e novas oportunidades internas. 

Esses benefícios tornam os colaboradores mais motivados e engajados a entregarem os resultados, além de mostrar que todo o esforço está trazendo resultados positivos não apenas para a empresa, como para eles mesmos.

Aumento de produtividade

Garantir que as equipes internas estão na mesma página que a empresa quanto aos objetivos e metas tende a aumentar a produtividade e satisfação dos colaboradores. Funcionários alinhados com as metas da empresa, tendem a se esforçar muito mais pela organização.

Dessa maneira, cada pessoa consegue enxergar seu papel para a realização das metas e se torna parte dos resultados alcançados. Quando os funcionários sabem o papel que têm dentro da empresa, a importância e como afetam a produtividade,eles se tornam muito mais engajados para produzir. 

Controle de crises

Estabelecer uma comunicação clara e efetiva é a melhor ferramenta na hora de lidar com o controle de crises. Isso porque a comunicação interna cria uma maior confiança e credibilidade com os funcionários.

Quando uma empresa passa por uma crise, e é transparente com seus funcionários, ouvindo opiniões, a organização tende a promover maior união entre os colaboradores, que passam a entender que são parte de um todo.

Diminuir a taxa de rotatividade

A taxa rotatividade de uma empresa representa a quantidade de funcionários que saem e entram em um determinado período. Uma alta rotatividade mostra que a empresa não consegue reter talentos, e causar mais despesas, queda de produtividade, e um clima organizacional ruim.

A comunicação interna faz com que os funcionários se sintam mais motivados, reconhecidos, além de contribuir para um clima organizacional agradável. Uma comunicação baseada em transparência faz com que os colaboradores se sintam mais satisfeitos de trabalhar naquele lugar, diminuindo a taxa de rotatividade.

5 tipos de comunicação interna

Existem diversos tipos de comunicação interna e sua aplicação pode variar de acordo com os tipos de empresa, tamanho, contexto e objetivos. Vamos conhecer as principais delas e entender qual é a ideal para a sua empresa.

1. Comunicação verbal

A comunicação verbal é bastante comum e muito utilizada para melhorar a comunicação entre gestores e liderados. Ela pode acontecer através de reuniões, palestras, sessões de feedback e até mesmo confraternizações como o happy hour. A comunicação verbal contribui muito para trocas de ideias e interações, e acabam por aproximar os funcionários.

2. Comunicação vertical

A comunicação vertical tem como foco os níveis hierárquicos maiores, como por exemplo, os gestores e líderes. Normalmente é utilizada para a tomada de decisões, planejamentos estratégicos e de negócio, e se tratam de assuntos mais restritos.

3. Comunicação horizontal

A comunicação horizontal é utilizada para informar, integrar e compartilhar informações e dados para colaboradores de um mesmo nível hierárquico. Ela ajuda na construção de um bom relacionamento entre os funcionários, e pode ser utilizada na realização de atividades e no compartilhamento de dados.

4. Comunicação diagonal

A comunicação diagonal é utilizada quando a empresa gostaria de divulgar informações da mesma forma para diversos níveis hierárquicos. Geralmente é utilizada para divulgar novos projetos ou mensagens que se aplicam a todos da empresa.

5. Comunicação escrita

Esse é um dos tipos de comunicação mais comuns e amplamente utilizados dentro das empresas, e serve para informar os funcionários sobre as novidades e os acontecimentos. Podem ser representados por e-mails, quadro de avisos, jornal interno, memorandos.

Exemplos de comunicação interna nas empresas

A comunicação interna depende de uma equipe de profissionais empenhados e que, com ajuda de ferramentas estratégicas, conseguem atingir o público interno. Vamos conhecer alguns exemplos de comunicação interna nas empresas.

  • Manual do colaborador ou guia de onboarding: esse tipo de comunicação é muito eficaz para facilitar o processo de iniciação e integração de novos colaboradores.
  • E-mail: esses sempre foram meios eficientes e rápidos para disparar comunicados e avisos para a grade de funcionários. Além disso, com o aumento do trabalho remoto, cada vez mais os e-mail estão sendo utilizados para fazer a manutenção da comunicação interna
  •  Reuniões: são muito utilizadas para assuntos que precisam ser debatidos com mais profundidade e rapidez. Além disso, são boas para definir planejamentos e evitar ruídos e problemas de comunicação.
  • Newsletter: muito eficiente para divulgar informações mais gerais e amplas.
  • Tv Corporativa: chama atenção das pessoas que passam, e pode vir carregada de informações, como comunicados, projetos, notícias, cursos e oportunidades para os funcionários, eventos, entre outras informações que forem necessárias. A TV corporativa pode ser um bom caminho para colaboradores com pouco tempo, e devem se localizar em regiões estratégicas.
  • Intranet: meio digital exclusivo para os funcionários, a intranet permite que  comunicados de todos os departamentos sejam compartilhados. Esses dados podem ser desde novidades, até contatos de diferentes áreas da organização

Como fazer comunicação interna eficaz em 4 passos

Apesar de extremamente importante, estabelecer uma boa comunicação interna não é algo simples e requer atenção e planejamento. Vamos entender melhor como fazer comunicação interna eficaz em alguns passos:

Passo 1: Planejamento

Primeiramente você deve conhecer bem seus colaboradores e a empresa. O planejamento deve ser baseado no perfil de funcionários e também nas metas e objetivos do negócio. 

Para elaborar uma estratégia é necessário ter bem claro quais são os objetivos de implementar essa comunicação interna. Alguns objetivos comuns são melhorar a integração e satisfação dos funcionários, melhorar a performance, diminuir o turnover nas empresas, entre outros.

Passo 2: Estabeleça uma comunicação clara

Para uma comunicação interna funcional, é necessário que haja o emprego de uma linguagem direta e clara. Também é importante que o colaborador tenha espaço para avaliar se os processos estão funcionando e sendo efetivos.

Para que a mensagem seja o mais clara possível, é importante que quando a informação for entre as áreas da empresa, os profissionais tomem cuidado com termos muito técnicos. Falar para todos é falar com a maior simplicidade possível, para que seja de compreensão total. 

Passo 3: Utilize diferentes canais de comunicação

Muitas vezes nem todos os funcionários têm acesso aos mesmos canais de comunicação. Por isso, é importante diversificar os canais para que todos tenham acesso às informações divulgadas.

Passo 4: Acompanhe os resultados

É fundamental que ao aplicar um plano de comunicação interna com objetivos específicos, a empresa monitore e acompanhe os resultados através de indicadores corretos. 

Ou seja, se o objetivo é melhorar o índice de satisfação dos colaboradores, realize pesquisas frequentes para medir o clima organizacional dentro da sua empresa.

Afinal, como mensurar o impacto da comunicação interna na empresa

É muito importante mensurar o impacto da comunicação interna na empresa através de dados ligados aos objetivos pré-estabelecidos com essas ações. 

Para isso, a empresa pode utilizar ferramentas de gestão e análise, formulários, pesquisas de satisfação, sessões de feedback, entre outros.

Analisar dados e mensurar os KPIs (Key Performance Indicator) são etapas fundamentais. Alguns exemplos de quais números olhar são os do ROI (Retorno sobre Investimento) e NPS (Net Promoter Score).

Além disso, é possível perceber o impacto de ações como essa quando há melhora na motivação e engajamento dos funcionários, diminuição no turnover, aumento da performance e índices de bem-estar corporativo.

Comunicação interna no home office: importância, dicas e desafios

A pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para o mundo corporativo. Um deles foi a adaptação em massa ao modelo de home office. 

Em momentos como esse, mais do que nunca, é fundamental que a empresa mantenha uma comunicação interna forte, clara e transparente. Dessa maneira, os colaboradores podem se manter engajados e alinhados com os objetivos da empresa. 

Para isso a empresa pode investir em ferramentas tecnológicas que facilitem a comunicação, como por exemplo plataformas de mensagem e chamadas de vídeo.

Conclusão

Em conclusão, a comunicação interna desempenha um papel fundamental no ambiente corporativo, permitindo que os colaboradores se conectem, compartilhem informações e trabalhem de forma colaborativa em prol dos objetivos da empresa. 

Ao adotar práticas efetivas de comunicação interna, como o uso de canais adequados, estratégias de engajamento, feedback constante e transparência nas informações, as organizações podem criar um ambiente de trabalho saudável, motivador e produtivo. 

Mas, sabemos que otimizar e garantir a qualidade desse processo pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub possui ferramentas que possibilitam às empresas entenderem mais seus colaboradores, desenvolverem estratégias de comunicação interna e calcularem seu IBC (Índice de Bem-Estar Corporativo). Com esse teste realizado por seus colaboradores é possível avaliar o nível de bem-estar de cada colaborador, entendendo suas necessidades e fortalecendo os laços. 

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Referências

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional: o treinamento de Recursos Humanos como rito de passagem. Edição1. São Leopoldo: Unisinos, 2000. P.75.

MARCHESI, Amauri. Comunicação Interna: fator humano como diferencial competitivo. In: NASSAR, Paulo (Org.). Comunicação Interna: a força das empresas. 2° Edição. São Paulo: Editora Aberje, 2005, P. 46-59.