Uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano, neste artigo você vai conhecer os benefícios das rodas de conversa.

As rodas oferecem um espaço de presença lado a lado, nunca a frente nem atrás, mas em partilha e comunhão.

Nas minhas conduções dessa incrível dinâmica, sempre tivemos ótimos resultados e feedbacks. Relatos emocionantes dos participantes enchem meu coração e renovam minha convicção na capacidade criativa do ser humano, na sua força interior, no poder do grupo, da compaixão e da empatia.

Desde os primórdios da humanidade que os humanos se sentam em roda para partilhar histórias, tradições, conhecimento e muita sabedoria.

Observamos esse movimento em diversas culturas e contextos. O poder das rodas está registrado em nosso DNA, na nossa mente e nas nossas emoções.

Na atualidade as rodas também são utilizadas como ação de treinamento e desenvolvimento e no mundo corporativo tiveram seu nascimento nos GRUPOS-T.

“Anteriormente a 1947, Kurt Lewin, um famoso psicólogo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, trabalhando com a sua equipe e com estudantes, desenvolveu a ideia de que o treino das capacidades em relações humanas era um importante mas esquecido tipo de educação na sociedade moderna. O primeiro, então chamado T-group (T, significando “training”, treino) foi realizado em Bethel, Maine, em 1947, pouco depois da morte de Lewin. (…) Formou-se uma organização, os “National Training Laboratories”, com escritórios em Washington, e que desde então e durante mais de duas décadas se tem constantemente desenvolvido. A primeira tentativa dos grupos NTL foi no campo industrial, atingindo administradores e diretores.” (ROGERS, 1970, p. 13)

A necessidade das corporações de olhar, cuidar e colaborar para a manutenção da saúde mental de seus colaboradores não é uma questão apenas do nosso tempo, mas tem se tornado, sem dúvida, muito mais realista, eficiente e resolutiva.

Os benefícios das rodas de conversa têm tido um papel muito importante nesse pacote já que a partir dos laços criados nesses encontros, observamos experiências reais de mudança pessoal.

Cada indivíduo acaba por aprimorar sua capacidade de fala e escuta em um ambiente facilitado e seguro. Quanto às suas modalidades, as rodas de conversa podem ser:

Rodas de conversa abertas

Fica livre a participação. Cada integrante pode estar ou não presente na roda
proposta. Essa liberdade pode ser muito convidativa para algumas pessoas.

Rodas de conversa fechadas

É formado um grupo fixo, que se mantém a cada encontro. Nessa modalidade, o grupo tende a amadurecer mais rápido, criar mais intimidade e os laços de confiança são mais consistentes.

Deste modo, os integrantes se tornam cada vez mais capazes de oferecer feedbacks congruentes e resolver os seus conflitos interpessoais de maneira mais funcional.

Rodas de acolhimento e escuta

Com uma condução pouco diretiva, mais aberta a receber relatos espontâneos, facilitador e grupo podem acessar mais rapidamente os seus conteúdos latentes.

As queixas iniciais são livremente investigadas e temos acesso às demandas reais e compartilhadas no aqui e agora. Sua característica é mais terapêutica, conectada com as necessidades de saúde mental e emocional.

Rodas temáticas

São muito utilizadas e costumam ser muito assertivas, uma vez que focam nas necessidades e prioridades já identificadas anteriormente.

Rodas presenciais

Os integrantes têm acesso à totalidade das suas expressões não verbais. Isso não só enriquece a interação como também economiza energia psíquica, já que dispõem de mais informações e precisam investir menos esforço para compreender os movimentos do grupo.

Rodas remotas

Os integrantes podem estar em locais distintos, o que pode facilitar a integração entre departamentos localizados em cidades diferentes.

Vale ressaltar que as rodas de conversa são muito bem-vindas em diversos
contextos: grupos por afinidade ao tema, grupos terapêuticos, escolas,
empresas, artistas, crianças… O que sua criatividade escolher!

Conversar em roda tem um poder de conexão poderoso. É extremamente
curativo e renova nossas esperanças na vida. Afinal a vida é um eterno
reencontro.

Eu posso ajudar

Se você precisa de ajuda ou orientação em questões relacionadas a este tema – ou mesmo em outras, agende um horário comigo através do Zenklub.

Imagem de fabrikasimf