A diversidade é um tema que está sendo muito abordado no mundo e agora está sendo cada vez mais discutido dentro das organizações. O fato é que as empresas estão cada vez mais preocupadas em tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo. 

Promover a diversidade nas empresas passou a ser uma das prioridades, principalmente para as equipes de Recursos Humanos. Além disso, é importante ressaltar que a abertura de portas de uma empresa à diversidade afeta diversos fatores sociais.

Além de ser importante para a sociedade, também é importante para as empresas, afinal a diversidade hoje é fator de destaque no mercado de trabalho e te ajuda a alcançar melhores resultados. Diante disso, vejamos abaixo alguns tópicos que irão nos ajudar a entender melhor qual a importância da diversidade dentro das empresas.

O que é diversidade, afinal?

De acordo com o dicionário, diversidade é aquilo que é diverso, diferente, variado; conjunto variado; multiplicidade. Dentro do contexto social, é a convivência de indivíduos diferentes, em relação à cultura, orientação sexual, etnia, gênero, entre outros, que estão inseridos em um mesmo espaço.

Além dessas características, dentro das empresas, a diversidade pode ser caracterizada também por profissionais de diversas idades. O que se torna importante, possibilitando que a empresa possa contar com uma equipe que oferece experiências profissionais e de vida, além de uma gama de conhecimento e habilidades.

Em conjunto, se bem administrado, esses diferentes perfis trazem excelentes benefícios à empresa, impactando diretamente nos resultados finais obtidos e vão muito além dos benefícios financeiros, o que vem sendo cada vez mais notado.

Qual a relação entre diversidade e inclusão?

A diversidade tem relação com os inúmeros perfis de pessoas, que no caso podem compor um time de profissionais, com diferentes culturas, etnias, gêneros e etc. De modo geral, podemos dizer que está relacionada com a representatividade. 

Já a inclusão se trata da capacidade de entender e reconhecer o outro, que é diferente em diversos aspectos. Ela vem para integrar as pessoas aos ambientes, no caso aqui, no meio corporativo, sempre respeitando suas diferenças.

Ou seja, a inclusão é o ato de criar um ambiente saudável para que pessoas com diferentes aspectos sejam aceitos, independente de suas características e condições e se sintam confortáveis e acolhidos.

Com isso, de modo geral podemos concluir que a diversidade e inclusão são atos de preparar e criar um ambiente saudável para que pessoas com diversas características, façam parte e se sintam confortáveis independente de qualquer circunstância.

Porque a diversidade pode beneficiar a empresa?

Sabemos que toda e qualquer empresa deseja alcançar o sucesso e ser bem reconhecida no mercado. Mas, para isso, elas estão em constante busca por profissionais que queiram vestir a camisa e dividir e aplicar seu conhecimento.

Com a diversidade, as empresas conseguem alcançar diversas perspectivas, melhora na tomada de decisões, reduz o turnover, a rotatividade, conta com funcionários mais envolvidos, aumento na criatividade e inovação e a resolução de problemas com mais rapidez e facilidade.

Além de tudo, contribui principalmente para melhorar sua reputação diante do mercado e com os profissionais, tanto na retenção de novos talentos, como na atração, reduz as falhas e também traz bons resultados nos números finais.

Diversidade é inovação

Quando nos referimos a inovação, estamos falando de criatividade e boas idéias de modo geral e principalmente dentro das organizações. Mas para isso, é preciso ter uma visão ampla e diversificada de pessoas com habilidades, características e histórias únicas. 

A diversidade é uma estratégia de inovação dentro das empresas. Poder contar com um time diverso, faz com que menos barreiras sejam criadas diante de ações que precisam ser tomadas, além de possibilitar que os processos aconteçam com mais facilidade e agilidade.

Mas, para isso, o primeiro passo é que haja mudanças na cultura da organização e esses dois atributos sejam compartilhados com todos os profissionais que compõem a empresa.

É preciso evidenciar a importância dos líderes nesse momento, afinal, de certa forma eles são o exemplo da grande maioria dos funcionários dentro da empresa. É preciso que eles mantenham essa cultura em prática e incentivando os colaboradores.

Quais os benefícios de investir em diversidade nas empresas?

A diversidade vem para expandir a forma que as empresas enxergam, procuram, avaliam e identificam seus profissionais. É também uma maneira de tirar essas empresas e principalmente seus recrutadores da zona de conforto e buscar no diferente pessoas para vestir a camisa da empresa.

Abaixo separamos os principais benefícios proporcionados às empresas, quando elas optam por investir na diversidade.

Desenvolve a cultura organizacional

Sabemos que a cultura organizacional é um conjunto de elementos, como crenças, valores e normas que determinam a forma como os processos irão acontecer e a forma como os colaboradores irão agir. Dessa forma, adotar a diversidade para a cultura organizacional, permite uma mudança positiva nesses aspectos, além de otimizar diversos processos.

Melhora o engajamento e proatividade

É simples, para bons resultados é preciso que os colaboradores estejam satisfeitos e tenham um bom relacionamento entre si. A diversidade possibilita uma boa relação entre os colegas de trabalho e por consequência, acaba os tornando mais produtivos. 

Mas, vale destacar que, para que isso aconteça e se mantenha, é preciso que a diversidade faça parte da cultura organizacional da empresa.

Melhora da produtividade e do bem-estar dos colaboradores

Quando as empresas deixam sua zona de conforto e colocam mais diversidade na contratação de novos colaboradores, permite a busca por pessoas que mostrem o que tem de melhor e explorem seu potencial de maneira livre.

Isso permite com que os funcionários tenham mais autonomia para se desenvolverem e realizar suas tarefas com mais liberdade, a partir de suas próprias experiências profissionais e pessoais.

Dessa maneira, o ambiente auxilia para que o funcionário tenha um melhor desempenho e desenvolvimento. Além disso, cresce também os índices de satisfação na realização de suas funções e consequentemente, trazem melhor proveito para a empresa.

Mais atração e retenção de talentos

Como o assunto diversidade vem sendo uma pauta muito falada dentro do mundo corporativo e principalmente entre os profissionais, aquela empresa que opta por incluí-la em sua cultura organizacional, acaba atraindo e retendo grandes talentos para compor seu time de colaboradores.

Além disso, permite com que aqueles colaboradores que já fazem parte da empresa, tenham contato com profissionais diferentes e que possuem outra visão de mercado.

Mais clientes e negócios

Quando há diversidade nas empresas, o engajamento e motivação dos funcionários faz com que isso seja um diferencial também para os clientes e parceiros.

Tanto clientes quanto fornecedores buscam um diferencial dentro de uma empresa que faça com que o investimento e trabalho valham a pena.

Esse diferencial pode ser facilmente alcançado quando se tem uma equipe diversa e com diversos olhares para os assuntos que circulam na sociedade, atingindo cada vez mais um maior público.

A importância da diversidade na empresa

Como foi possível ver até aqui, a diversidade vem se tornando cada vez mais importante dentro das empresas, principalmente pelos benefícios que ela pode proporcionar para todos. Deste modo, empresas que investem na diversidade consegue alcançar um retorno positivo em questões como:

Profissionais mais qualificados

Quando o processo de recrutamento e seleção acontece existe a oportunidade de reconhecer talentos e profissionais muito bem preparados em pessoas que poderiam ser discriminadas na sociedade e desclassificadas do recrutamento exclusivamente por um fator superficial.

No momento em que a diversidade passa a fazer parte da empresa, a oportunidade de entrar em contato com profissionais que possuem grandes habilidades, qualidades e experiências de vida e profissional, se torna uma realidade.

Menor rotatividade

Garantir que a empresa seja composta por bons profissionais é essencial, do mesmo modo que, a manutenção para a permanência dos mesmos é importante e acontece também através da diversidade, já que ela dá aos colaboradores autenticidade e conforto durante o período de trabalho.

Isso também é uma forma de manter o empenho de ambas as partes, e contribui para diminuir a rotatividade, uma vez que os funcionários se mantêm em constante satisfação.

Diminuição de conflitos

O fato é que, trabalhar com pessoas que possuem características muito semelhantes e ideais muito parecidas favorece a geração de conflitos. 

Por outro lado, a diversidade promove maiores diálogos entre diversas áreas e culturas, dessa forma, ocorrem trocas e experiências que favorecem o processo criativo e diminui o acontecimento de conflitos.

Melhora a imagem da empresa

Não podemos deixar de mencionar que, investir na diversidade contribui para melhorar a imagem da empresa, tanto diante do mercado consumidor e em geral, como diante de seus colaboradores e profissionais que desejam compor o quadro de colaboradores que nela atuam.

Como promover um programa de diversidade na sua empresa

Para que isso aconteça, iremos citar alguns passos simples que precisam ser seguidos, porém, antes de tudo é necessário conhecer a situação atual do ambiente de trabalho em que os funcionários estão inseridos, entender o que já é feito e o que pode ser melhorado. 

É importante destacar, que a busca pela diversidade não pode ser apenas uma estratégia de marketing, em vista dos bons números e resultados midiáticos, mas sim, envolto de ações que coloquem na prática o assunto.

Invista na cultura organizacional

Tudo começa com um bom planejamento e organização. Por isso, é importante que a empresa esteja aberta ao multiculturalismo, mas também tenha estruturado alguns valores e costumes, dessa forma, todos estarão falando a mesma língua.

Com isso, ter uma cultura organizacional bem estruturada e principalmente deixá-la à disposição de todos os colaboradores, é fundamental nesse processo.

Incentive a comunicação interna

A comunicação é uma peça de extrema importância dentro de toda e qualquer empresa, por isso incentivá-la e colocá-la em prática é fundamental, e isso precisa partir principalmente dos profissionais que ocupam os cargos mais altos, por se tratarem de exemplos para os demais colaboradores.

Avalie seus colaboradores

O processo de construção da diversidade neste ambiente é contínuo, por isso, é sempre importante avaliar como está essa dinâmica entre os funcionários. O diálogo também se estende até aqui, entre o líder e o colaborador. Funciona como uma espécie de feedback e retorno do trabalho feito. Por consequência, é estabelecida uma relação de confiança entre as partes.

Monte um comitê de diversidade e inclusão

Como bem sabemos, um líder é responsável por diversas funções e com isso, é difícil administrar todos os setores. Visando então o bom funcionamento, a melhor estratégia é a comissão de um setor específico para essa supervisão.

Entre as funções deste setor podemos destacar a promoção de um canal de denúncias, afinal, é importante que os funcionários se sintam seguros em seu ambiente de trabalho. Além desta função, o comitê pode ser responsável por conversas, palestras e treinamentos direcionadas ao acolhimento e empatia aos colegas de diferentes costumes e hábitos.

Implemente um processo seletivo igualitário

Implementar um processo seletivo igualitário é fundamental para que a diversidade seja colocada em prática. Estabelecidos critérios baseados em competências, é uma forma de permitir a todos a mesma oportunidade e chances, assim, a escolha do profissional ideal para ocupar a posição se torna mais assertiva.

Mas, é preciso destacar o cuidado que os recrutadores precisam ter nesse momento para que o perfil desejado não seja baseado apenas em um grupo social, já que a diversidade é um fator muito importante para contribuir com o sucesso da empresa.

Como fazer um processo seletivo inclusivo e igualitário?

Antes de se iniciar o processo seletivo de fato, é preciso analisar o que está por detrás dele. Alguns estereótipos são inerentes àqueles que fazem o processo seletivo e isso pode prejudicar uma escolha igualitária.

Para resolver essa situação, é preciso fazer uma validação, por meio de uma triagem desde a seleção dos currículos e principalmente no momento e após as entrevistas. Além disso, é possível criar vagas para grupos específicos, como por exemplo: Se sua empresa possui uma maior quantidade de funcionários homens, uma alternativa é abrir vagas para mulheres, equilibrando o quadro de colaboradores.

Amplie seu processo seletivo para mais regiões

Além do exposto, uma maneira de alcançar ainda mais profissionais competentes e uma equipe diversa é a expansão do processo seletivo. Hoje em dia com a maior adesão do sistema home office é ainda mais fácil.

Qual o papel do RH para garantir mais diversidade nas empresas?

Para que a diversidade esteja de fato presente dentro da corporação, o RH é responsável pela maior parte das ações que a asseguram, como por exemplo a garantia da diversidade, inclusão e equidade através dos processos seletivos.

O RH também é responsável por estabelecer dentro do ambiente corporativo a diversidade como uma cultura que agrega esses valores, algo natural a todos que convivem juntos, além de assegurar a todos os funcionários segurança em seu meio de trabalho.

Incentivar o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal dentro das empresas é parte fundamental na hora de pregar a diversidade, enfrentar preconceitos e garantir um ambiente de trabalho seguro. 

Investir em palestras, treinamentos e no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

[1] Jean Victor de Melo Santos, Aline Cavalcante Santana, Geyza D’Ávila Arruda, DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: INCLUSÃO SOCIAL OU ESTRATÉGIA COMPETITIVA? [disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1170.pdf

[2]    Luiz Alex Silva Saraiva, Hélio Arthur dos Reis Irigaray. POLÍTICAS DE DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA QUESTÃO DE DISCURSO? [disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/W7hXd4grCxJX8PyTDJkDtWz/?lang=pt&format=pdf

[3] Croma Marketing Solutions, OLDIVERSITY,  IMPACTOS DA LONGEVIDADE E DIVERSIDADE PARA MARCAS E NEGÓCIOS. [disponível em: https://portaldapropagandadotcom.files.wordpress.com/2020/01/oldiversity.pdf https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/entenda-vantagens-e-como-promover-diversidade-nas-empresas-rc]