O medo de ser demitido, a autocobrança para ser o melhor de todos profissionais e a falta de objetivos são alguns dos fatores que têm elevado o número de pessoas com ansiedade no trabalho.

É normal nos sentirmos ansiosos no trabalho, já que o tempo todo trabalhamos com cobranças e precisamos nos preocupar com as tarefas. No entanto, quando essa ansiedade se torna constante, e começa a te atrapalhar, ao invés de ajudar, pode ser o momento de reverter essa situação.

Além disso, perceber se você está caminhando para a ansiedade excessiva é um fator fundamental para alcançar o equilíbrio emocional e consequentemente a qualidade de vida. Nesse texto iremos te apresentar fatores para você perceber se está sofrendo de ansiedade no trabalho, e como diminuí-la para que não te prejudique.

O que é ansiedade?

Ansiedade é a preocupação com o que pode acontecer, é não estar focado no presente, mas sim no futuro, é o medo de algo que talvez nem aconteça. Esta ilusão do que pode acontecer fica cada vez maior porque é impulsionada pela imaginação, pelo irreal. 

Essa ansiedade que sentimos é uma reação natural do nosso corpo frente a situações de perigo ou medo. Quando você precisa entregar uma tarefa que acha não ser possível, ou apresentar em uma reunião. Nosso corpo se prepara para essas situações e começamos a sentir o coração acelerado, suor e respiração ofegante.

As causas internas que levam à ansiedade no trabalho podem ser:

  • Insegurança;
  • Autocobrança;
  • Sentir-se subutilizado;
  • Mania de fazer tudo perfeito;
  • Não delegar por medo de perder destaque, preferindo se sobrecarregar;
  • Estar na função errada fazendo o que não gosta ou sem capacitação;
  • Falta de objetivos.

Mas também existem causas externas, tais como: locais de trabalho exigentes, com ambiente de muita pressão, regras rígidas, liderança confusa e falta de um plano de crescimento bem definido.

Como saber se está se sentindo ansiedade no trabalho

Então, para perceber se a ansiedade no trabalho está aumentando, responda às perguntas:

  1. Você trabalha sem gás, sem vontade?
  2. Está sempre cansado e desmotivado?
  3. Tem sintomas físicos de tensão?
  4. Seu sono está ruim?
  5. Quando vai dormir, fica pensando no trabalho?
  6. Você não tem espaço dentro da sua empresa, não consegue dar sugestões ou propor mudanças?
  7. Seus valores não têm aderência aos da empresa?

Se sua resposta foi positiva para 3 ou mais destes questionamentos, é possível que você esteja passando por momentos de ansiedade no trabalho.

8 Dicas para diminuir a ansiedade no trabalho

  1. Identifique as principais causas internas e procure trabalhá-las através do autoconhecimento. A melhor forma de alavancar o autoconhecimento é ter a coragem de perceber suas atitudes, ações e palavras. Então, admitir que errar é normal é o primeiro passo para baixar o nível de autocobrança, aumentar a autoconfiança e, consequentemente, avaliar o que falhou e tentar mudar.
  2. Planeje seu dia, sua semana, priorize as atividades e organize seu dia para trabalhar dentro do tempo estipulado. A melhor forma de organizar seu tempo é relacionar diariamente as atividades importantes, priorizá-las e aprender a falar não para as demais atividades.
  3. Aprenda a delegar e não abrace tudo. O profissional competente é aquele que sabe compartilhar conhecimentos e ensinar o outro a fazer o que ele faz bem. Afaste a ideia de que você é o único que sabe fazer determinada atividade!
  4. Tente assumir a responsabilidade pelo que faz e não repassar para os outros ou para a empresa. A vida fica muito mais leve quando se assume que é responsável pelo que deu certo ou errado.
  5. Então, busque o que você quer para a sua vida profissional e leve este plano para o seu líder. Estabeleça com seu líder datas de quando poderá atingir seu plano de carreira!
  6. Além disso, aprenda a equilibrar o trabalho com sua vida pessoal. O que faz você feliz? Tenha um hobby e planeje o tempo para este hobby. Tenha momentos agradáveis com a família.
  7. No home office, estabeleça momentos de pausa, levante para que relaxe seus pensamentos.
  8. Por fim, medite, respire, faça práticas que tragam sensação de estar presente no agora. O que energiza você para iniciar o dia com vontade, alegria e foco?

Como a empresa pode ajudar o funcionário que está sofrendo com ansiedade? 

A empresa pode ser a grande responsável pela ansiedade em seus funcionários, por isso é importante que ela atue diretamente na ajuda da saúde mental de seus colaboradores. O ambiente corporativo deve prezar pelo bem-estar de seus profissionais, por isso iremos te apresentar algumas dicas para que sua empresa auxilie nessa caminhada.

Foco na saúde mental

Você já ouviu falar em cultura organizacional? É um conjunto de valores, normas, missões, crenças e hábitos de uma empresa. Essa cultura ajuda os colaboradores a como devem agir dentro da empresa, tanto em decisões como comportamentos.

A empresa deve Incluir em sua cultura organizacional um programa que cuide da saúde mental de seus funcionários. Quando essa preocupação é implementada na base da empresa, é muito mais fácil evitar que a ansiedade se faça presente, já que as lideranças terão conhecimento e ferramentas para agir desde o começo.

Treine suas lideranças

A liderança de um time influencia muito no modo de trabalho de cada um. Lideranças que são transparentes e comunicativas com seus funcionários, que sabem organizar as tarefas de modo que não sobrecarregue ninguém, são características importantes para um líder.

É importante que você mantenha os líderes bem treinados, para que os funcionários tenham espaço para pedir ajuda quando necessário. Líderes bons inspiram as pessoas, não são autoritários sem necessidade, pressionando seus funcionários.

O investimento na gestão de pessoas pode ser uma boa técnica. Manter seus líderes bem preparados e treinados para situações desse tipo é importante. Saber lidar com pessoas e ter empatia pode ser ensinando, mantenha seus funcionários no melhor ambiente possível.

Estimule que o RH seja comunicativo e compreensivo com os funcionários

O RH deve ser visto como um meio de comunicação e queixa de seus colaboradores. Estimular essa comunicação e abertura, pode incentivar os funcionários a procurar o RH quando estiverem em um momento ruim.

Isso pode ser feito com o incentivo do RH de ser procurado, através de chats, por exemplo, quando o funcionário sentir que sofre de algum distúrbio, ou que está começando a se sentir sobrecarregado. O RH também pode fazer uma checagem de seus colaboradores, através de alguns testes ou mesmo conversas.

Essa área trabalha diretamente com as pessoas da empresa, é importante que seus colaboradores se sintam acolhidos e que possam desabafar sobre algum problema que pode evoluir para uma ansiedade constante.

Crie e incentive programas de saúde mental

O RH deve analisar quais as necessidades de seus funcionários, e a partir disso, criar programas de bem-estar. Um exemplo disso é incentivar os funcionários a realizarem exercícios e ter seus momentos de lazer.

Benefícios como academia, aulas de yoga, meditação ou mesmo flexibilização de horários, com day off e folgas em datas comemorativas podem estimular os funcionários a adotar um estilo de vida mais saudável. Palestras sobre saúde mental ou que incentivem essa melhora de qualidade de vida também são uma boa ideia.

Quando os funcionários estão alinhados com seu bem-estar, o trabalho não se torna um peso, e é feito com muito mais qualidade. pessoas que praticam exercícios e são mais ativas e têm mais disposição, sabendo como ter seus momentos de descanso, para não ficarem ansiosas com o trabalho de amanhã.

Inclua a psicoterapia em seus benefícios

A psicoterapia irá ajudar seus funcionários a tratar e evitar a ansiedade, assim como diversos outros transtornos. A terapia irá ajudar a tratar a causa do problema, e evitar a ansiedade e o estresse, aprendendo a lidar com eles.

Muitas pessoas ainda têm certo preconceito com a terapia, ou não conseguem ter acesso a esse serviço. Colocar a psicoterapia entre os benefícios irá incentivar os funcionários a cuidar melhor de sua saúde mental, ajudando não só no ambiente empresarial, mas na vida no geral.

É importante que a empresa desmistifique preconceitos com a terapia, já que ela só traz benefícios. Cuide para que seus funcionários sejam preocupados com sua saúde mental, o que irá ajudá-los no ambiente de trabalho, e a serem mais motivados.

Como saber a hora de pedir ajuda? 

Agora que você sabe os sintomas da ansiedade e como identificá-la, é importante que você preste atenção nesses sinais. A ansiedade no dia a dia é normal, já que estamos constantemente expostos a momentos de tensão no trabalho. Seja alguma tarefa nova que você nunca fez ou alguma apresentação em uma reunião importante.

No entanto, quando essa ansiedade começa a interferir em sua vida pessoal, você sente desânimo, perda de sono e de apetite, pode ser hora de procurar ajuda. A ansiedade pode passar a ser um distúrbio, e você pode desenvolver fobias, ataques de pânico e começar a se isolar.

É importante que você se atente aos sinais. Quando pequenas coisas de seu cotidiano, que antes eram tarefas fáceis, se transformam em uma ansiedade anormal, quer dizer que se tornou um transtorno.

Se você está no começo desses sintomas, procure alternativas como exercícios físicos, ou explore seu momento de lazer, distraindo sua mente, uma alimentação boa, e um planejamento maior de suas responsabilidades no trabalho.

Se os sintomas já estão avançados, você deve procurar ajuda. Lembre-se que os profissionais estão ali para te ajudar, e não deve ser motivo de vergonha. A terapia irá te ajudar a direcionar esses sintomas e medicamentos podem até ser necessários.

Mantenha sua saúde mental à frente de qualquer coisa. Se você não está bem mentalmente, seu desempenho no trabalho também não vai ser da maior qualidade. Saúde mental é importante para todos os aspectos da vida, sempre tenha isso em mente.

Como incentivar os funcionários a fazer terapia pode ajudar? 

Algumas pessoas não conseguem vencer a ansiedade por si sós. Além disso, a terapia pode ser vista como uma coisa ruim, e as pessoas acham que fazer não ajuda, ou que só pessoas com doenças mais graves devem fazer terapia.

Quando a empresa incentiva seus funcionários, pode ajudá-los a entender os benefícios de fazer terapia. As sessões irão ajudá-los não apenas a tratar da ansiedade, como pode acabar descobrindo outras angústias e até mesmo trabalhar o autoconhecimento. Além disso, se for logo no início a terapia pode evitar que ansiedade consuma seus funcionários, antes mesmo de chegar sobre eles.

Ela serve tanto como tratamento como uma prevenção de possíveis distúrbios. Incentive seus funcionários, e mostre para eles como a terapia irá ajudar no cuidado da saúde mental. Se sentir cuidado deixa eles mais abertos para falar o que sentem, e o ambiente empresarial fica muito mais leve, ajudando na melhora de resultados e no crescimento profissional.

Conclusão 

A ansiedade no trabalho é um fator que, apesar de ser um sentimento comum no ser humano, pode atrapalhar seu dia a dia no trabalho e até mesmo sua vida pessoal. É preciso se atentar aos sinais e sintomas e buscar ajuda sempre que necessário.

O papel do time de Recursos Humanos é facilitar e garantir que os colaboradores tenham apoio da empresa e suporte necessário para evitar o excesso de ansiedade no trabalho. Mas, sabemos que lidar com essas questões, e até criar um ambiente mais saudável e seguro não é uma missão fácil.

Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

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COMECE AGORA.