Sabemos que qualquer pessoa que iniciou sua vida profissional e já está inserida no mercado de trabalho, tem como objetivo o crescimento profissional. Afinal, ter uma carreira bem estruturada traz benefícios importantes para esse profissional.

Benefícios esses como um bom salário, reconhecimento, novos desafios e responsabilidades maiores. O fato é que para atingir o nível de carreira desejado é preciso desenvolver sua experiência e conhecimento, sem deixar de acompanhar a evolução da tecnologia.

Para entendermos melhor o que é o crescimento profissional, sua importância e principalmente como desenvolvê-lo, abaixo separamos alguns tópicos que irão nos ajudar nesse processo e esclarecer algumas dúvidas.

O que é crescimento profissional?

O crescimento profissional se trata de um conjunto de ações que o profissional realiza ao longo de sua carreira visando o reconhecimento, se aperfeiçoar na área em que atua e atingir o objetivo que deseja chegar.

Precisamos deixar claro que o crescimento profissional não significa apenas ser promovido e melhorar seus benefícios, na verdade é um conjunto de ações que envolve principalmente conhecimento e maturidade profissional. 

Ou seja, ele possui mais relação com as atitudes que a pessoa toma em relação a sua carreira, no investimento que ela faz para buscar aperfeiçoamento e para se atualizar.

Porque é importante buscar o crescimento profissional?

Além de ser importante financeiramente, é uma forma do profissional não estagnar em sua carreira. Afinal, quando realizamos a mesma atividade, trabalhamos na mesma empresa por muitos anos, ficamos acomodados e desenvolvemos uma certa insegurança para realizar mudanças.

Quando não nos atualizamos em nosso campo profissional, com o passar dos anos ficamos para trás, já que os processos e tecnologias estão em constante evolução. Com isso, passa a existir riscos de não atender mais às necessidades do mercado de trabalho da melhor forma possível, ficando cada vez mais sem boas oportunidades.

Por isso, por mais que você já ocupe um bom cargo e seja um excelente profissional da sua área, é fundamental buscar sempre uma atualização e desenvolver novas habilidades através do crescimento profissional. Já que o mercado está em constante mudanças, expandir seus horizontes e ultrapassar barreiras te faz um profissional valioso.

Qual a relação entre crescimento pessoal e profissional?

O crescimento pessoal e o crescimento profissional estão ligados e andam lado a lado. O fato é que para ter destaque em uma dessas áreas de sua vida, o ideal é que a outra área também esteja balanceada para que não precisemos deixar de lado nossa saúde física ou mental. 

O crescimento profissional se refere ao desenvolvimento profissional daquela pessoa, principalmente em relação a habilidades e aprendizado. Já o crescimento pessoal está mais voltado para as habilidades e competências comportamentais e também a personalidade daquele profissional.

Um exemplo de desenvolvimento pessoal é a comunicação, criatividade, espírito de liderança, disponibilidade para aprender e, principalmente, inteligência emocional.  

Como desenvolver o crescimento profissional?

É preciso ter em mente que o crescimento profissional se trata de um processo de certa forma longo e que requer paciência e força de vontade. Mas, para que você alcance seu objetivo existem algumas ações que podem ser tomadas.

Antes que qualquer coisa, o mais importante é saber onde você deseja chegar e em seguida listar o que precisa ser feito até atingir o objetivo. Ou seja, traçar o caminho até o ponto onde deseja chegar.

Defina metas claras e específicas

Assim como em qualquer outra situação em nossas vidas, o objetivo profissional precisa estar muito bem esclarecido. Um dos pontos mais importantes é conseguir traçar com clareza os pontos necessários para chegar onde deseja.

Por isso, é fundamental definir metas de curto, médio e longo prazo, além de estabelecer prazos para que essas metas sejam atingidas e também definir as ações que você irá tomar para atingir cada uma. 

É extremamente importante ter em mente que toda e qualquer ação tomada deve te levar ao objetivo que você deseja alcançar.

Invista em capacitação

Essa parte do processo também é uma das mais importantes para você e para o desenvolvimento de sua carreira. Portanto, mantenha-se atualizado, faça cursos, especializações ou também, se sentir necessidade, uma outra graduação

Precisamos desenvolver nossas habilidades técnicas mas sem deixar de lado as soft skills como a empatia, comunicação e também o senso de liderança. Essas são habilidades que fazem toda diferença no currículo de um profissional e principalmente no mercado de trabalho.

Aceite desafios

Estar na zona de conforto é algo cômodo para todos, mas nem sempre é algo bom. A zona de conforto te impede de crescer e evoluir como profissional ou em qualquer outro campo de sua vida. Por isso, aceitar novos desafios para sair dessa zona de conforto é extremamente importante para seu crescimento. 

Embora esse passo possa gerar insegurança, dúvidas e até mesmo medo, aceite os desafios que irão surgir e se por um acaso de errado não se cobre por isso. Muitas vezes é preciso dar um passo para trás para que você possa evoluir, aprender e, assim, conseguir dar dois passos para frente.

Identifique pontos de melhoria

Nem sempre tudo sairá 100% como o planejado, afinal a vida não é um conto de fadas e existem imprevistos no meio do caminho que podem de certa forma atrapalhar o seu processo e desviar um pouco o seu caminho.

Por isso, nesse processo de atingir o objetivo desejado é preciso também identificar os pontos que precisam ser melhorados, não apenas nas questões profissionais como também nas questões pessoais.

Negociação e networking

O crescimento profissional e o destaque no mercado de trabalho geralmente não vem de forma fácil. É preciso trabalhar suas capacidades de negociação e fortalecer sua rede de networking, seja para negociar um novo cargo, um projeto desafiador ou para ter acesso a novas oportunidades. 

Busque sempre demonstrar seu potencial através de suas habilidades, tanto técnicas quanto sociais, esteja disposto a ajudar seus colegas quando necessário e mantenha bons relacionamentos.

Cuide do seu bem-estar 

É muito comum que quando traçamos algum objetivo em nossas vidas nosso desejo é alcançá-los o mais rápido possível. Mas, às vezes, na ansiedade de chegar lá, deixamos de lado nossa saúde e bem-estar.

Portanto, focar na sua saúde física e psicológica também é uma tarefa fundamental nesse momento. Além da ambas, é preciso se atentar quanto às questões sociais, familiares e principalmente financeiras.

É compreensível que nem sempre todos os campos estejam 100% em equilíbrio, mas é preciso e é possível cuidar de todos sem perder o foco dos seus objetivos para o crescimento profissional.

Livros sobre crescimento profissional para te ajudar!

Sabemos que esse processo nem sempre será fácil e, para isso, separamos alguns livros que irão te ajudar nessa jornada. Mas, é preciso deixar claro que esses livros servirão para te manter motivado e ajudar em alguns campos que talvez você possa ter dificuldades.

1. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Um livro que teve sua primeira versão publicada na década de 40, é dividido em princípios que quando seguidos fazem com que você se torne uma pessoa mais influenciadora e capaz de fazer mais amigos. Ou seja, é um livro de estratégias, que auxilia no desenvolvimento da comunicação e de como ter e manter relacionamentos interpessoais.

2. Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Esse best-seller publicado em 2011 resume as pesquisas que Kahneman realizou ao longo de décadas e explica como o funcionamento do cérebro humano acontece em dois sistemas. Entendendo a história de ambos os sistemas, é possível compreender por exemplo como funciona a compra realizada por impulso. 

3. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Esse livro, que teve sua primeira edição lançada em 1995, aponta que o QI (coeficiente de inteligência), é um dos princípios para conseguir um bom emprego. Porém, o QE (coeficiente emocional) é o que irá definir a permanência da pessoa na empresa e garantindo seu sucesso profissional.

4. Nunca Almoce Sozinho – Keith Ferrazzi

Nesse livro, o autor nos apresenta um guia para as relações profissionais de sucesso, além disso, nos disponibiliza diversos conselhos que devemos colocar em prática. Ele também nos ensina a como criar relações profissionais e construir um networking de sucesso. É preciso ressaltar, que o livro não aponta regras para serem seguidas.

Conclusão

O crescimento profissional, caminhando juntamente com o crescimento pessoal, vem através de um conjunto de ações baseada em um objetivo principal para elevar o indivíduo profissionalmente, seja ele refletido em um novo cargo, novo projeto ou uma oportunidade diferente no mercado de trabalho. 

Mas é preciso ter em mente que o crescimento profissional é um processo que demanda foco, dedicação e comprometimento. 

Por isso, buscar ajuda profissional pode facilitar o processo, causando efeitos positivos em seus relacionamentos, na sua organização e facilitando no processo de definição de objetivos e metas na vida profissional. O autoconhecimento pode se tornar uma ferramenta poderosa e de qualidade de vida.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

VELOSO, Elza Fátima Rosa et al. Gestão de carreiras e crescimento profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 1, p. 61-72, 2011.