Você sabe o que é anorexia? E bulimia? De fato, os termos podem causar certa confusão, mas trouxemos aqui um artigo que irá esclarecer essa dúvida. Além disso, iremos apontar as principais causas desses distúrbios alimentares, apontar formas de tratamento e trazer a visão de um dos nossos especialistas em psicologia sobre o tema.

O que são transtornos alimentares?

Antes de entrarmos no detalhe sobre anorexia e bulimia, vamos definir o que são os transtornos alimentares.

Os transtornos alimentares são distúrbios mentais que afetam o comportamento alimentar e desencadeiam efeitos negativos na saúde física e mental. Ou seja, a partir de hábitos alimentares não saudáveis, as pessoas sofrem alterações físicas como emagrecimento ou ganho de peso excessivo.

Esses comportamentos são destrutivos e prejudicam a aceitação própria e autoestima. Alguns desses transtornos alimentares são anorexia, bulimia, compulsão alimentar, obesidade e obesidade mórbida.

O psicólogo do Zenklub João Paulo Garcia Coelho, especialista em transtornos alimentares, diz que ainda não existe consenso entre os profissionais sobre as razões desses males: “As causas são muito discutidas entre os pesquisadores e variam de acordo com cada caso. Estudos apontam para fatores biológicos e psicológicos”. Ainda de acordo com ele, acontecimentos impactantes ou traumáticos podem ser gatilhos para doenças desse gênero.

Homens também sofrem de anorexia e bulimia?

Embora atinja homens e mulheres, a maior parte dos pacientes que sofrem de anorexia ou bulimia é do sexo feminino. As mulheres são duas vezes mais afetadas por esses transtornos, que aparecem geralmente durante a adolescência, principalmente entre os 14 e os 18 anos de idade. Nos EUA, por exemplo, a anorexia aparece em terceiro lugar no ranking de doenças comuns, perdendo apenas para obesidade e asma.

Anorexia

A anorexia é um transtorno alimentar que causa um distúrbio afetando a maneira que se enxerga a imagem do corpo. Ou seja, a pessoa anoréxica vê o seu corpo de maneira distorcida, e mesmo estando magra, ela sempre se vê acima do peso. Nesse sentido, anoréxicos se pesam com frequência, medem a quantidade de comida meticulosamente e fazem dietas restritivas.

Em alguns casos, a pessoa anoréxica sofre de compulsão alimentar e depois induz o vômito. Em outros casos, a compulsão se dá por exercícios físicos intensos ou uso de laxantes e diuréticos.

Sintomas de anorexia

Há alguns sintomas que podem ajudar a identificar se você ou alguém próximo a você sofre de anorexia, são eles:

  • Peso baixo;
  • Restrições alimentares severas;
  • Busca intensa por um corpo cada vez mais magro;
  • Medo extremo de ganhar peso;
  • Percepção de autoimagem distorcida;
  • Interrupção do ciclo menstrual.

Nesse sentido, os efeitos da anorexia no corpo são muitos. Complicações como enfraquecimento dos ossos e anemia são efeitos colaterais comuns em quem tem anorexia. Em casos mais extremos, o paciente pode sofrer dano cerebral ou falência múltipla dos órgãos.

Bulimia

A característica principal da bulimia é a compulsão alimentar seguida de uma necessidade de eliminar os alimentos do organismo. Ou seja, há um descontrole sobre o quanto que se é ingerido e após essas sessões descontrolada, a pessoa força o vômito ou faz ingestão de laxantes e diuréticos. Há também a bulimia restritiva, onde são realizados longos períodos de jejum e exercícios físicos de forma excessiva.

Sintomas de bulimia

Vamos aos possíveis sintomas da bulimia que podem te ajudar a identificar se você ou alguém próximo a você sofre desse distúrbio, são eles:

  • Inflamação na garganta (causada pelo vômito);
  • Inchaço nas glândulas salivares;
  • Empobrecimento da saúde dental;
  • Irritação intestinal;
  • Desidratação;
  • Refluxo gástrico.

Qual a diferença entre anorexia e bulimia?

Ambos distúrbios alimentares são graves e o tratamento deve ser feito por profissionais. A maior diferença está na maneira principal na qual eles se manifestam. A anorexia se da principalmente na forma de restrição alimentar. Já a bulimia, tem como característica a compulsão alimentar.

Quais são as causas da anorexia e da bulimia?

É difícil definir as causas que levam uma pessoa a sofrer de bulimia ou anorexia, mas há pontos que podem ocasionar esses transtornos. Veja algumas das possíveis causas:

  • Transições de vida estressantes;
  • História de abuso ou trauma;
  • Dietas excessivas;
  • Imagem negativa do corpo;
  • Baixa autoestima;
  • Profissões que se concentrem muito na aparência;
  • Fatores genéticos, ambientais e culturais;
  • Depressão ou ansiedade;
  • Sensibilidade excessiva a alterações de peso.

“O mínimo para viver”

Os fãs de Netflix já devem ter visto o título “O mínimo para viver” entre as opções de filmes originais da marca. Esse filme conta a história de uma jovem de 20 anos, vivida por Lily Collins, que já passou por diversas internações para tratar o seu problema de anorexia nervosa. Boa parte do filme se passa em uma clínica, onde o médico utiliza tratamentos diferentes dos convencionais.

Sem querer dar spoiler, mas o filme aborda de maneira não romantizada e real sobre o transtorno. Isso porque filmes que tratam sobre transtornos mentais, como alimentares, depressão e suicídio, carregam em si uma responsabilidade muito grande, para que não haja margem ao entendimento distorcido de que passar por esses problemas é algo positivo.

Existe cura para anorexia e bulimia?

Existem muitos estudos na área de medicina e psicologia, mas ainda não há um consenso na comunidade médica sobre a cura da bulimia e da anorexia. Ou seja, não a receita com fórmula ideal para o tratamento, isso pode variar de pessoa para pessoa, bem como o gravidade da doença.

A boa notícia é que é possível vencer a bulimia e a anorexia, como o caso da produtora de moda Luna Gouveia que contamos nesse artigo, que aos 17 anos desenvolveu ambos distúrbios e conseguiu superá-los.

Em conclusão, se você ou alguém próximo, está enfrentando algum desses problemas e ainda não encontrou uma saída para vencer, procure a ajuda de um médico. O Zenklub conta com um time de profissionais qualificados que podem te ajudar nos desafios para manter uma boa saúde mental.