Angústia: o que é, quais os sintomas e como lidar com ela
A angústia não é um termo desconhecido para nós, mas talvez seja algo um pouco mais difícil de definirmos emocionalmente as questões que envolvem esse sentimento.
Em geral, sabemos identificar situações que provocam angústia, mas não temos tantas informações de como lidar com ela.
A verdade é que a angústia é uma sensação psicológica que provoca danos físicos e mentais, e que pode estar associado a outros problemas emocionais, como a depressão.
Hoje vamos entender um pouco melhor sobre o que a angústia pode provocar e quais são as principais medidas para superá-la.
O que é angústia?
A angústia é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza.
Ou seja, ela é a junção de questões emocionais e físicas que podem chegar ao limite de nos impedir de realizar tarefas cotidianas ou provocar isolamento.
Entre os especialistas em psicologia, a angústia pode estar associada a outros problemas ligados ao bem-estar emocional como a depressão, e que pode dar origem a doenças psicossomáticas.
Para Iury Florindo, psicólogo e especialista do Zenklub:
A angústia pode ser entendida como um série de sensações que acontecem ao mesmo tempo: sensações físicas, como falta de ar, tontura, pressão no peito, aceleração nos batimentos cardíacos e também psicológicas, como pensamentos negativos, culpa, choro, medo, tristeza e ansiedade.
“Além disso, pessoas que sofrem com esse sentimento, podem ter dificuldades, principalmente nos momentos de crise, em enxergar saídas práticas para seus problemas.”, completa Florindo.
A angústia também pode estar associada a dúvidas sobre o futuro, reais ou imaginárias.
Como por exemplo: algo que estamos ansiosos para que aconteça ou que não temos certeza sobre as suas consequências ou situações do passado, como relembrar experiências traumáticas.
Quais os sintomas da angústia?
Como pontuamos brevemente, a angústia envolve sintomas físicos e psicológicos e, em geral, podemos identificar mais facilmente observando os seguintes fatores:
- Excesso de pensamentos negativos;
- Crises de ansiedade;
- Batimentos cardíacos rápidos e descontrolados;
- Dores no peito e sensação de aperto na garganta;
- Dificuldades para respirar e sensação de sufocamento;
- Inquietação;
- Dores de cabeça;
- Insônia.
Para o especialista Florindo:
Nó na garganta, aperto no peito, desamparo e vontade de chorar. Estas são sensações geralmente mencionadas por pessoas que passam pela angústia.
Como melhorar a angústia?
Você deve estar se perguntando, mas então, como lidar com a angústia? Não há exatamente uma receita de bolo ou exercícios que garantam que você deixe de sentir aquela angústia ou se livre dela para sempre.
Esse sentimento tem muito a ver com a forma como nos conhecemos, trabalhamos a nossa inteligência emocional e lidamos com as questões no dia a dia.
Por isso é tão importante desenvolvermos habilidades, como o autoconhecimento, junto com um profissional, para evitar que os sintomas cheguem ao limite da situação.
Segundo Florindo:
Para superar momentos de angústia, é importante procurarmos pessoas e atividades que nos façam bem e nos tragam paz. Amigos e familiares, nossos lugares preferidos, comidas favoritas, contato com ambientes positivos.
O nosso encontro com o bem-estar emocional passa, entre outras questões, com os fatores de risco da angústia durante toda a vida.
Por isso, é importante buscar esse equilíbrio para que momentos de maior dificuldade sejam trabalhados sem tantos abalos emocionais e físicos.
É importante cuidar de cada caso em sua singularidade. O acompanhamento com um profissional é recomendado sempre que a pessoa encontra dificuldades em lidar com seus sentimentos”
Comenta Florindo
“Se deixarmos a angústia tomar conta, nosso autocuidado diminui. Isso quer dizer que deixarmos de fazer coisas importantes pra nós mesmos. Aspectos de saúde como a higiene do sono, alimentação e a evitação de abuso de substâncias, como o álcool, precisam ficar no nosso radar de saúde geral.”, finaliza Florindo.
Dicas para superar
Mesmo que seja muito importante o contato com um especialista em bem-estar emocional para tratar a causa do seu sentimento, você pode seguir alguns cuidados práticos para entender como lidar com a angústia.
Veja:
- Controle a respiração, inspire e expire calmamente para que você retome o controle da sua respiração;
- Faça exercícios físicos ou pratique outras técnicas que ajudam a relaxar o corpo, como a meditação e o alongamento;
- Busque pensamentos positivos para substituir a carga mental negativa;
- Tome um banho relaxante e descanse em ambientes calmos;
- Inclua chás e uma alimentação saudável na sua rotina;
- Converse, entre em contato com pessoas que te fazem bem, seja ela um amigo ou familiar ou o seu próprio terapeuta;
- Aprenda a viver todos os sentimentos que existem dentro de você e transforme em degraus para a sua evolução pessoal.
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.
Sinto uma fadiga do nada ,nunca estou bem ,sempre aflita com medo que algo ruim aconteça, não consigo ter paz no coração
Elizabete, imagino que não esteja sendo fácil, mas lembre-se que você não está sozinha e que é possível encontrar apoio emocional.
Eu não sou psicóloga, mas posso orientar que converse com um especialista, para que receba o apoio emocional necessário.
Qualquer dúvida sobre a nossa plataforma, conte com a gente
Oi meu,a dias que venho sofrendo com angústias,culpa e arrependimento dentro de mim,não aguento mais me sentir assim tenho todos os sintomas aperto na garganta dor de cabeça E medo,tenho muito medo do que está por vir e o que esses sentimentos que me doem pode me causar daqui pra frente quero muito e pesso a Deus pra que esses sentimentos passe logo pois quero voltar a ter minha vida não sei oq fazer 😔😢😭😭😭…
Bruna, saiba que é natural se sentir assim e que você não está sozinha
Procurar apoio emocional é um passo importante para iniciar uma jornada de melhora
Eu não sou psicóloga, mas posso orientar que converse com um dos nossos especialistas. São mais de 500 psicólogos e terapeutas disponíveis para te dar o apoio emocional necessário
Conte conosco se tiver qualquer dúvida sobre a nossa plataforma
Me encaixo em todos sintomas faço tratamento para depressão, sinto como fosse morrer mesmo em tratamento, não tenho gosto pela vida ânimo, psiquiatra passa remédio mas que ser eu mesma.
Leila, boa noite. Entendo que não seja fácil lidar com a depressão e com angústia, mas lembre-se sempre que você não está sozinha e que é possível encontrar apoio emocional
Posso orientar que converse com um dos especialistas da nossa plataforma, são mais de 500 psicólogos, psicanalistas e terapeutas, e as sessões são todas por vídeochamada.
Procurar apoio é um passo muito importante para iniciar uma jornada de melhora
Me sinto angustiada, tudo tá ruim ,sem ânimo pra nada,vontade de sair andando e sumir, não tenho paz 😭
Luiza, imagino que não esteja sendo fácil. É preciso ter muita coragem para reconhecer como nos sentimos, não é mesmo? Saiba que você não está sozinha e que procurar apoio emocional é um passo muito importante
Na nossa plataforma contamos com mais de 500 especialistas, como psicólogos e terapeutas, que podem auxiliar com o suporte emocional necessário, e as sessões são realizadas por videochamada
-“Controle a respiração, inspire e expire calmamente… “: Quem está ansioso não consegue fazer isso calmamente.
-“Busque pensamentos positivos para substituir a carga mental negativa;”: É piada, né?! Quem está angustiado, estressado e ansioso não para pra pensar positivamente, pois fica inconscientemente pessimista.
-“Tome um banho relaxante e descanse em ambientes calmos;”: Pode ser um banho em cachoeira sem ninguém. Mas, mesmo assim, a calmaria não vem.
-“Inclua chás e uma alimentação saudável na sua rotina;”: Tá tirando onda, né?! Quem está angustiado quer comer porcaria porque, além de mais prático, é gostoso.
-“Converse, entre em contato com pessoas que te fazem bem, seja ela um amigo ou familiar ou o seu próprio terapeuta;”: quando você se isola, mais calado fica. Pode ter um exército de família, amigos. Você simplesmente não quer falar com eles nem que eles falem contigo.
-“Aprenda a viver todos os sentimentos que existem dentro de você e transforme em degraus para a sua evolução pessoal”: Aprender como? Por osmose?!
Suas pontuações são verdadeiras, por isso o escritor nos convida a colocar consciência no momento. Respirar com calma, pensar coisas boas… visto que as crises de ansiedade nos fazer viver o momento no automático nós ainda podemos exercer controle. Somos mais fortes do que imaginamos. E acho importante perceber e sentir todo e qualquer sentimento, isso nos ensina muito, com o tempo, claro! Beijos no seu coração e que o Deua de todo o consolo possa lhe dar sabedoria para lidr com sigo mesmo! Leia 2 corintios 1:3,4
Tenho sentido uma angústia um aperto,as vezes sinto que tá difícil até pra respirar,uma agonia,Um medo vontade de chorar as vezes tô de boa as vezes fico assim,não sei o que fazer pra isso parar!!
Boa tarde, Charlene. É preciso muita coragem para reconhecer como se sente, não é verdade?
Nunca se esqueça que você não está sozinha e que é possível encontrar apoio emocional.
Contamos com mais de 500 especialistas na nossa plataforma, como psicólogos, psicanalistas e terapeutas, realizando sessões online.
Caso tenha qualquer dúvida sobre as nossas sessões, conte conosco
EU quero saber tenho depressão tomo meus remédios vou ao meu médico . Mas tenho vontades de chorar e falta de ar tipo uma fadiga daí passa ..quero uma luz
Boa tarde, Celia. Saiba que é natural se sentir assim e que você não está sozinha
Procurar o apoio emocional de um especialista como um psicólogo pode te ajudar a entender melhor o que acontece e trilhar uma jornada de autoconhecimento e melhora 😉
Estou ha 2-anos tratando de uma depressao, vinha melhorando com os medicamentos, cheguei a fazer 4-seçoes com uma psicologa cognitiva, parecia que tudo estava caminhando bem, eis que de 2-semanas pra cá passei a sentir um aperto no peito, sensação de falta de ar, medo e angustia.
Jose, tudo bem? Saiba que se sentir assim é natural. É preciso muita coragem para reconhecer como nos sentimos, não é mesmo?
Procurar apoio emocional e continuar nessa jornada de autoconhecimento é muito importante
Se tiver dúvidas sobre as sessões online na nossa plataforma, conte conosco
Já faz muitos anos que eu tenho depressão moro em Mococa tenho medo de comer só choro uma angústia no peito não tenho vontade de fazer nada não vejo futuro meu alto estima tá lem baixo faz muitos anos que eu tomo remédios já não sei mais se tem remedios pra mim me ajuda dotor
Boa tarde, Simone. Tudo bem?
Imagino que não esteja sendo fácil para você, mas lembre-se que é possível encontrar apoio emocional. Um psicólogo tem todas as técnicas e cuidados necessários para te auxiliar nessa jornada.
Qualquer dúvida sobre a nossa plataforma, conte conosco
Tenho depressão tomo remedio ela estava controlada até eu me envolver numa fofoca de família e disse coisas sem pensar ao meu cunhado que estava traindo sua mulher me a rependi muito pois os dois se separam sei que a culpa não foi só minha mais acabei acreditando as provocações deles hoje a família do meu marido mal conversam comigo e isto só tá lamentando está angústia que sinto pois ninguém veio tirar satisfação comigo bom levei toda a culpa meu cunhado gravou tudo o que falei é amostro para toda a família e principalmente para sua a mante pois ficaram todos de mal comigo o que eu faço me sinto muito culpada e a minha depressão só anda piorando me ajuda por favor
Elisangela, reconhecer o que sente é um passo muito importante. Ter um especialista realizando o acompanhamento da depressão pode ser muito benéfico para iniciar uma jornada de melhora
Contamos com mais de 500 psicólogos, psicanalistas e terapeutas na nossa plataforma, e todas as sessões são realizadas online. Conte conosco!
Tenho todos os sintomas descritos em seu parecer. Já tomo remédios para depressão , mas parece que não estão surgindo resultados agora. Me sinto muito sozinha.
Leda, muitas vezes acertar o remédio e a dose certa pode levar um certo tempo. Recomendo que você faça uma nova consulta com um psiquiatra para checar se é preciso atualizar seu tratamento. Além disso, iniciar um acompanhamento com um psicólogo pode te fazer muito bem. A psicoterapia e o medicamento agem de maneira complementar para você encontrar mais bem-estar na sua vida 🙂 Espero que você fique bem!
Estou me sentindo desta forma já fazem bastante tempo choro por qualquer motivo uma angústia como se algo fosse acontecer !!!!
Horácio, saiba que você não está sozinho e que procurar apoio emocional poderá ajudar muito.
Não é fraqueza pedir ajuda!
Caso tenha qualquer dúvida sobre as sessões online com os nossos especialistas, conte conosco!
Ja faz muito tempo que as vezes estou bem e depois ja quero chorar as vezes mudo de umor quero ficar só as vezes estou dormindo e acordo suada com o coração acelerado uma sensação ruim e a 2 meses mudei de estado e agora sinto vontade de chorar o tempo todo tenho meus filhos meu marido mas ad vezes tenho a sensação que estou só
Ramires, reconhecer os sentimentos exige coragem, não é mesmo?
Lembre-se que é natural se sentir assim e que procurar apoio emocional não é uma fraqueza
Aqui no Zenklub você pode fazer sessões online com os nossos especialistas, qualquer dúvida pode nos chamar
Tenho 50 anos sofro desde os 15 estou em crise agora é tanta coisa q sinto que nem sei explica
Ângela, tudo bem? Imagino que não esteja sendo fácil, mas lembre-se que não está sozinha e que procurar apoio emocional poderá auxiliar a lidar com a angústia e outros sentimentos.
Pode nos procurar se ficar com qualquer dúvida sobre a nossa plataforma e as sessões online 😉
Sinto tudo isso. Tenho 20 anos e sinto desde quando eu tinha 18 anos. Eu tenho hipotireoidismo e isso dificulta ainda mais… sinto um desespero, choro muito, enjoou e muita tremedeira. É muito difícil controlar os pensamentos e sobre tentar ficar calma é um dos maiores desafios da minha vida. Medo demais de nunca ficar boa e de viver assim…
Emmily, saiba que é natural se sentir assim e que você não está sozinha
Orientamos que converse com um psicólogo ou terapeuta, que tem as técnicas e cuidados necessários para te dar o apoio emocional que precisa
Tenho todos os sintomas acima, parece que ja vou morrer, parece que vai dar algo no coraçao, e respiraçao ofegante, as vezes dura ate dias para passar, e fico inquieto.
Estou para volta para meu ex companheiro ele é de outra cidade e faz 5 meses que estamos separados mais sempre que vou viajar me da uma angústia uma crise de choro e eu não consigo ir o que eu faço ?
Últimamente venho sentindo uma angustiada terrível, acompanhado de uma sensação de que vou morre e vou deixar meus filhos uma tristeza não consigo dormir a noite,acordo com o coração acelerado e muita falta de ar, preciso muito de uma ajuda
Michele, saiba que você não está sozinha! Procurar apoio profissional é um passo muito importante
Orientamos que converse com um psicólogo ou terapeuta, que tem as técnicas necessárias para dar esse apoio!
Me sinto triste e umas sensação ruins
Saiba que você não está sozinha e que é possível encontrar apoio emocional, Diana!
Sinto triste todos os dias coração acerelaro um tremores e formigamento na cabeça e no braço tem vez q sinto q foi com falta de ar um medo de tudo choro pelos cantos muito ruim isso.
Reconhecer o que sente é um passo muito importante na jornada de melhora.
Saiba que você não está sozinha e que procurar ajuda não é uma fraqueza!
Eu min sinto meio que sufoCada NÃO sei oque está acontecendo comigo
Olá, tudo bem? Saiba que você não está sozinha e que é natural se sentir assim. Orientamos que procure apoio emocional de psicólogo ou terapeuta.
Tenho um bb de 2 meses comecei a ter muito medo angústia dentro do peito um aperto ñ consigo dormi muitos pensamentos comecei a trabalhar pra ver se melhora ñ passou nada e ñ tenho tempo o que faço pra supera isso sozinha
eu tenho um filho que esta sentido vontade de chora e medo oque eu faço zenklub!!!
Boa tarde, tudo bem? Saiba que é natural passar por isso e que vocês não precisam lidar sozinhos com a angústia. Procurar o apoio emocional de um psicólogo ou terapeuta pode ser muito bom para que possam entender o que acontece com o seu filho e como ajudar.
Lembre-se, procurar ajuda não é uma fraqueza