O painel “Burnout: um preço alto para todos”, realizado durante o evento HR4Results de 2022, contou com a presença da Luciana Costa, Health and Wellbeing Program Manager no Zenklub.

Com a participação também de Antonio Rocha, CEO da Onze, e Sofia Kaloustian, Gerueunte de Pessoas na Sami, o painel abordou a importância de se olhar para a saúde mental de forma preventiva.

O painel começou passando pelos desafios básicos de se levar o tema da saúde mental para dentro das empresas.

A gente precisa começar a trazer esse tema para a pauta. Para discussões com a liderança, começar a colocar isso na roda de conversa com os colaboradores, para que o assunto venha.

Porque pior do que o assunto vir é o assunto não vir de forma espontânea e ser refletido depois em forma de adoecimento, que tem um impacto gigante para o indivíduo e para a empresa. – Luciana Costa

Nesse sentido, estudar benefícios de forma estratégica pode ser fundamental para que o RH encontre formas de ajudar as pessoas a lidar com problemas que antes não eram considerados detratores da saúde mental – ou eram invisibilizados no contexto do trabalho.

É preciso ressignificar os benefícios dentro das empresas. Como você consegue ir além? Lá no Zenklub, por exemplo, a gente tem o acesso das pessoas à terapia, a conteúdos, a capacitação de liderança, mas a gente também tem todo um trabalho de dados, de análise de saúde populacional, que de fato ajuda empresas a nortearem suas próximas ações. – Luciana Costa

Em outras palavras, além de pensar em benefícios mais criativos, é preciso pensar naqueles que vão além de um produto para o colaborador. 

No caso do Zenklub, por exemplo, os RHs contam com o ZenManager, a ponta da plataforma voltada para ajudar a empresa a ter nortes estratégicos e a utilizar esses dados comportamentais com inteligência. 

Ainda nesse sentido de ir além, Luciana explicou como é possível fazer isso na frente dos cuidados à saúde mental e da prevenção ao Burnout.

É super importante a empresa ter ferramentas que possam medir o bem-estar dos seus colaboradores. Lá no Zenklub, uma das ferramentas que a gente tem para os clientes é o Índice de Bem-Estar no Trabalho.

A gente consegue captar ali várias esferas do mundo do trabalho, como exaustão, relacionamentos, volume de demanda, controle, entre outras. Porque tudo isso pode ser uma fonte de estresse. – Luciana Costa

Além disso, a capacitação de lideranças é um outro aspecto importante. É possível trabalhar de forma educativa junto a esses profissionais para prepará-los para as conversas sobre temas delicados. 

Mesmo no online é possível perceber se uma pessoa está mais irritada ou mais dispersa. E esses são sinais que podem ajudar a liderança a perceber que pode ser preciso traçar uma estratégia de acolhimento.

Uma coisa super interessante é que muitas vezes a grande informação que a gente tem em RH são informações de retrovisor. Então, por exemplo, eu olho para as informações do plano de saúde, que é o que já aconteceu, eu olho para o atestado médico, que é o já adoecimento.

O Zenklub traz para o foco: como eu mostro para o RH o que está acontecendo agora? O que as pessoas precisam agora? E aí cada vez mais é possível ajudar o RH a ser mais analítico. – Luciana Costa