A avaliação de desempenho é uma prática fundamental no ambiente corporativo, pois permite analisar o desempenho dos colaboradores de uma organização de maneira sistemática e objetiva.

Trata-se de um processo que envolve a coleta, análise e interpretação de informações relevantes sobre o desempenho individual ou coletivo dos funcionários. Essa avaliação é essencial para identificar pontos fortes, áreas de desenvolvimento e necessidades de capacitação, a fim de impulsionar o crescimento e aprimoramento dos profissionais.

Neste artigo, iremos explorar o conceito de avaliação de desempenho, seu propósito e importância, além de apresentar os principais tipos de avaliação utilizados pelas organizações. Se você está interessado em compreender melhor como a avaliação de desempenho pode contribuir para o sucesso organizacional e o desenvolvimento dos colaboradores, continue a leitura e obtenha insights valiosos sobre o tema.

O que é uma Avaliação de Desempenho?

Mas, afinal, o que é avaliação de desempenho? É uma ferramenta usada pelo RH das empresas para analisar a performance dos colaboradores. Essa avaliação pode ser realizada periodicamente de acordo com as necessidades da sua empresa.

Esse modelo de avaliação de desempenho é essencial para entender se o funcionário está atendendo às expectativas ou se está abaixo do esperado pela organização. A partir de uma análise de hard skills e soft skills, é possível traçar um plano de acordo com o perfil comportamental de cada trabalhador. Ou seja, criar uma avaliação de desempenho individual.

Quais são os objetivos da avaliação de desempenho?

Por óbvio, toda empresa busca o crescimento. E para alçar voos mais altos é preciso contar com a ajuda de bons colaboradores. 

Assim, para metrificar de forma objetiva a performance dos colaboradores, surgiu a avaliação de desempenho. Vamos ver mais a fundo quais são os objetivos de tal abordagem.

Desenvolvimento da empresa

Uma empresa que se desenvolve é aquela que alcança suas metas (ou chega muito próximo delas) ano após ano.

Para isso, é de suma importância contar com equipes coordenadas e sinérgicas.

Nesse sentido, avaliar o desempenho de forma individual e por competências é uma estratégia interessante para otimizar o trabalho dos colaboradores.

Inovação

Vivemos no mundo da tecnologia. 

De fato, a pandemia mostrou que as corporações que não se digitalizaram ainda estão perdendo uma grande oportunidade.

Mas não é possível criar algo novo se não se sabe o perfil dos colaboradores que “desenham” a empresa. Daí outra importância de avaliar o desempenho.

Trazer dados e histórico da equipe para o RH

Dados são uma grande moeda de troca no século XXI.

Afinal, quem tem dados possui informações importantes sobre as aptidões e dificuldades mais comuns entre as equipes.

Isso posto fica muito mais fácil organizar os times para que eles atinjam o melhor desempenho.

Melhoria na comunicação

Pense bem: quantos problemas empresariais poderiam ser evitados caso houvesse uma forma de suprimir os ruídos de comunicação?

Na verdade, essa maneira de impulsionar a comunicação interna e externa de uma corporação já existe e tem nome: avaliação de desempenho!

Através dela é possível saber em que sentido cada colaborador se sente mais à vontade para cumprir suas funções e alinhar suas expectativas com a realidade do trabalho.

Auxilia na promoção de funcionários

Quem trabalha no que tem aptidão, certamente possui maiores chances de crescer na empresa. Isso não só motiva os funcionários, mas também move o negócio para frente.

Tais realizações só são possíveis quando se sabe as principais hard e soft skills dos colaboradores.

Melhor diálogo entre o gestor e a equipe

Sabe-se bem que as empresas que trabalham o fit cultural se tornam excelentes locais de trabalho. 

Nesse aspecto, as lideranças que conseguem promover o alinhamento entre os objetivos do time e os membros das equipes alcançam altos níveis de sucesso.

Assim, gestores e colaboradores “falam a mesma língua” em prol do crescimento do negócio.

Fundamentar decisões

Para cativar é preciso convencer.

Grandes equipes são movidas por argumentos fortes que as motivam a dar o melhor de si.

Conhecendo os perfis dos colaboradores é possível traçar uma argumentação sólida para desenvolver o senso de motivação dos colaboradores.

Possibilitar uma atuação estratégica

Se você trabalha no meio empresarial sabe muito bem que quem não tem direção dificilmente atinge altos patamares.

Portanto, uma atuação estratégica é a chave para o crescimento de qualquer negócio.

Para tanto é imprescindível contar com análises constantes do desempenho das equipes.

Quais as vantagens da Avaliação de Desempenho

Falemos agora de alguns benefícios concretos de se investir na avaliação de desempenho de cada funcionário de uma empresa. 

Empoderamento dos colaboradores

Quando o colaborador sente que o seu trabalho está sendo visto e que seu esforço repercute em mudanças para a corporação, isso dá um gás enorme para ele!

Quando um trabalhador está empoderado ele fica muito mais leve para atuar de maneira eficaz.

A autoconfiança favorece um clima de horizontalidade saudável para o trabalho. 

Para exercitar esse lado dos colaboradores, é importante que os gestores tenham um feeling de liderança situacional para empoderar suas equipes de acordo com o contexto.

Aprendizado constante

Uma mente que sempre busca adquirir novos conhecimentos encontra alegria ímpar.

Quando se sabe quais as tendências e gostos de cada colaborador, pode-se estimular cada um deles a:

  • Se aprofundar nos temas favoritos;
  • Estudar outras áreas que complementam o conhecimento inicial.

Tudo isso reforça o lifelong learning, que enriquece a experiência de trabalho dos profissionais.

Espaço para o diálogo

As diferenças são elos que fortalecem os laços laborais dentro de uma corporação.

Tal união só pode ser deflagrada em um ambiente no qual o desempenho de cada funcionário é entendido e analisado.

Assim, criam-se diálogos enriquecedores que impulsionam as relações de trabalho e o aprendizado dos membros das equipes.

Tipos de Avaliação de Desempenho

Avaliação de desempenho 180º

Esta análise é um meio tradicional, em que o desempenho individual do funcionário é observado pelo gestor direto, que acompanha de perto todas as tarefas de rotina e demandas do dia a dia.

No entanto, caso a relação entre os mesmos não seja boa, a imparcialidade dessa avaliação fica comprometida.

Avaliação de desempenho 360º

Já na avaliação de desempenho 360º, todos participam, ou seja,  desde o gestor até seus colegas, clientes e até fornecedores. Por isso, o nome de 360º. Esta é a oportunidade ideal de observar a performance dos funcionários em grupos.

Essa avaliação possibilita perceber como é a relação da equipe, o que permite que mais ideias surjam para que o departamento cresça junto, como um todo.

Autoavaliação de desempenho

Nesse caso, o colaborador faz a sua própria análise. Portanto, a empresa vai disponibilizar um questionário, com perguntas definidas pela empresa e de acordo com o seu objetivo para a avaliação.

Depois da autoanálise, o gestor deve se reunir com o funcionário para conversar sobre as respostas. A partir dessa discussão será possível elaborar um plano de desenvolvimento individual com o intuito de ajudar esse profissional a trabalhar melhor os seus pontos fracos.

Avaliação de desempenho por competência

Nesse caso, a competência é dividida em duas partes:

  • Comportamental: (proatividade, comprometimento, trabalho em equipe, relação interpessoal, entre outros).
  • Técnica: (conhecimento específico em software, máquina, equipamento etc).

É necessário determinar quais serão os parâmetros utilizados para o diagnóstico e estabelecer metas para os colaboradores. Assim, será possível avaliar suas competências técnicas e comportamentais.

Avaliação por objetivos

Criada nos Estados Unidos na década de 1950, a análise por objetivos é uma das mais eficazes para promover o sentimento de pertencimento na equipe. Isso porque, além de fazer o próprio estudo de desempenho, os colaboradores são responsáveis por estabelecer as providências que são necessárias para que os resultados sejam alcançados.

Como escolher o tipo de avaliação ideal?

Depois de ter conhecimento sobre quais são os principais tipos de avaliação de desempenho, você precisa ter muito claro qual resultado você pretende alcançar com essa análise. 

Para definir o melhor tipo de avaliação de desempenho é necessário pensar quem são os colaboradores que você deseja avaliar, o que você deseja analisar em relação à atividade deles e quem seria o avaliador ideal para esse objetivo.

Como fazer a avaliação de desempenho de um funcionário?

1. Defina objetivos

O início inclui a definição das expectativas, metas, trabalho, responsabilidades e tarefas. Há diferentes ferramentas para organizar essas informações e o ideal é dividir o planejamento em etapas.

2. Escolha o tipo de avaliação

A partir do objetivo e meta definido, escolha o melhor tipo de avaliação. Você deseja ouvir o feedback do gestor direto do seu funcionário? Ou está procurando entender como sua equipe se relaciona no dia a dia?

3. Estabeleça prazos

É necessário entender essas mensurações como eventos cíclicos. Dentro de um período preestabelecido, mês, trimestre, semestre, ano etc., o RH retorna ao processo e, aos poucos, cria um histórico dos profissionais da empresa.

4. Desenvolvimento e feedback contínuo

O retorno sobre a performance obtida deve ser suficiente para reconhecer o trabalho bem-feito e gerar autocrítica sobre os pontos de melhoria. Não à toa, o planejamento do feedback é tão importante quanto a avaliação em si.

Ferramentas para ajudar na avaliação de desempenho

  • STRATWs ONE;
  • BetterWorks;
  • Appraisd;
  • Perdoo;
  • Reviewsnap.

Erros comuns no processo de avaliação de desempenho

Não ter um objetivo claro definido

Antes de aplicar a avaliação de desempenho, antes mesmo de construir um questionário, é preciso entender o que a organização necessita e deseja. Os processos devem ter estratégia, motivos e objetivos bem definidos.

Falta de engajamento dos colaboradores

O que pode comprometer muito o resultado das avaliações é a falta de engajamento dos colaboradores que estão sendo analisados ou até mesmo um desinteresse por parte do gestor de observar de perto essa pesquisa. 

É necessário que todos da equipe entendam que essa mensuração é benéfica não só para a organização, mas para o trabalho de cada um individualmente, uma vez que suas habilidades podem ser potencializadas e incentivadas.

Falta de transparência

É comum que os funcionários pensem que essa análise possa prejudicá-los ou não entendam o objetivo da metodologia e se sintam pressionados. A falta de transparência por parte da gestão é o principal erro que prejudica o clima organizacional e o resultado das avaliações.

Falta de feedback

O colaborador tem o direito de saber o resultado da avaliação sobre o seu próprio trabalho e quais são os planos que a empresa tem para ele depois de obter as respostas. A falta de feedback gera insegurança, abala o clima e afeta a performance, uma vez que pode causar desmotivação nos funcionários.

O que fazer após a avaliação de desempenho?

Após ter o resultado da avaliação em mãos, elabore algumas metas com base no crescimento ideal de cada um, concedendo algum tipo de prêmio para quem superar as expectativas.

Outro ponto importante é investigar as causas dos problemas apresentados. Há situações em que relatórios ruins têm mais a ver com o ambiente, qualidade de vida no trabalho, liderança do que com a competência dos colaboradores. 

Além disso, é no feedback que se dá o resultado de todo o procedimento de análise de desempenho e norteia o treinamento e desenvolvimento do funcionário.Por isso, a empresa precisa dar mais atenção a esse ato e, em sequência, dar andamento ao Plano de Desenvolvimento Individual.

Perguntas frequentes sobre avaliação de desempenho

O que se avalia na avaliação de desempenho?

Podem ser avaliados aspectos relacionados ao domínio técnico das atividades, relacionamento com superiores, colegas e clientes e postura profissional, dentre outros.

Qual a periodicidade da avaliação de desempenho?

Para que a avaliação de desempenho traga melhorias a longo prazo, ela precisa ser realizada com uma periodicidade consistente. A maioria das empresas adota avaliações semestrais ou anuais.

Quem deve fazer a avaliação de desempenho?

A avaliação deve ser feita com o apoio da equipe de RH, no entanto cada tipo de análise é feita de forma diferente. Como mencionado, em alguns casos, o próprio colaborador pode se autoavaliar. Em outros, isso é observado pelo gestor direto, ou então pela própria equipe.

Conclusão

A avaliação de desempenho é um hábito a ser adotado por todo negócio que deseja alcançar o máximo desenvolvimento.

Além dos dados provenientes das avaliações de desempenho, a estratégia eficiente de gestão de pessoas precisa passar por dados comportamentais, capacitações de lideranças e apoio em desenvolvimento pessoal.

O Zenklub tem as ferramentas, a tecnologia e os especialistas necessários para simplificar essa jornada de desenvolvimento. 

Sua empresa pode contar com palestras, treinamentos e análises baseadas em dados sobre a saúde emocional dos seus times e áreas que podem contribuir para a avaliação de desempenho. Vamos conversar?

Referências:

https://www.gupy.io/blog/avaliacao-de-desempenho/

https://www.siteware.com.br/gestao-de-equipe/tipos-de-avaliacao-de-desempenho/

https://qulture.rocks/blog/avaliacao-de-desempenho-como-funciona/