Fit cultural significa alinhar os valores, perspectivas, visão e cultura da empresa com os dos funcionários, o fit cultural também, estima o potencial  impacto cultural das contratações na empresa.

Ao contrário do que se pensa, o fit cultural tem como importante valor a diversidade já que pessoas com background curricular semelhantes nem sempre funcionam bem em grupo.

Esse tipo de situação, onde uma empresa cria uma certa personalidade cultural ao longo do seu desenvolvimento, passou a ser desejada pelas grandes corporações.

Com os anos, essas características criaram o termo fit cultural, que  desde o recrutamento e seleção é observado pelas empresas.

Para aumentar a assertividade desse tipo de análise, utilizamos o fit cultural, onde identificamos profissionais com valores e habilidades comportamentais que possuam alinhamento cultural com a empresa e seus profissionais.

Você sabia que a cultura organizacional de uma empresa é um elemento julgado de extrema importância pelos supervisores e subordinados? 

Avaliar componentes culturais do candidato como sua experiência em seu último emprego, o que fez no período entre os trabalhos e seus hobbies, são maneiras de se avaliar o fit cultural do candidato.

Para saber mais sobre o assunto, vem com a gente! 

Tenha uma excelente leitura!

O que é fit cultural?

Fit cultural ou cultura organizacional é o nível de identificação entre as características do  profissional, e os valores, tradições e perfil da empresa. Isso permite um ambiente mais produtivo e saudável. 

Algumas definições te dirão que o fit cultural tem a ver com a personalidade da empresa, outras que tem mais a ver com a personalidade da empresa, nós vamos te dar exemplos de tipos de cultura organizacional:

Os funcionários da Google são acostumados a terem áreas de lazer e sorvete grátis no trabalho, além de utilizar um código de vestuário bem flexível, o que combina com a característica inovadora e flexível da empresa. 

Outras definições te dirão que é o quanto os valores e visão de um candidato estão alinhados com o da empresa.

De qualquer forma, o fit cultural é o quanto o profissional consegue se encaixar nos costumes e na cultura profissional desenvolvida na empresa. 

O início do processo de um bom fit cultural começa quando o pretendente avalia se se sentiria realizado em trabalhar na empresa.

Assim, um bom fit cultural promove muitos benefícios de curto, médio e longo prazo, mais do que salários altos, um fit cultural ideal faz com que os colaboradores se apaixonem pela visão da empresa e se esforcem para seu sucesso profissional.

Importância e benefícios do fit cultural

Muitos são os pontos que reforçam o valor e repercussões positivas do fit cultural, por exemplo:

  • Ajuda na retenção de talentos

Um bom fit cultural promove maior retenção de talentos do que grandes salários. A identificação com o fit cultural da empresa está relacionada à fidelidade.

  • Aumenta a performance dos funcionários

Ao estar em um ambiente em que se sinta confortável, e entre pessoas com preferências semelhantes, ocorre significativa melhora de performance.

  • Melhora o ambiente de trabalho

O trabalho em equipe é otimizado, facilitando interações, transferência de informações e a promover uma resolução de conflitos facilitada.

  • Melhora a interação entre equipes

Em um ambiente saudável, a interação entre equipes e setores deve ser assertiva, com boa comunicação e despressurizada, um bom fit cultural permite atingir essas qualidades com mais facilidade e estabilidade a longo prazo.

Como aplicar fit cultural em 4 passos:

Vamos te ensinar como aplicar essa avaliação para contratação e dar um passo à frente em direção ao sucesso.

Passo 1: Mapear a cultura organizacional atual da empresa

De fato, esta parte pode ser complexa, em alguns casos com o decorrer dos anos, a empresa vai desenvolvendo uma cultura organizacional própria.

Observar os perfis de liderança da empresa, a comunicação interna, a disponibilidade a inovações são atitudes necessárias para definir o fit cultural da empresa.

Especialistas em psicologia organizacional ajudam a identificar as principais características do fit cultural empresarial.

Passo 2: Definir os valores a serem alcançados

Definir os valores da empresa para o fit cultural é muito importante, e fazer  perguntas sobre perfil comportamental, é essencial para a aproximação entre profissional e empresa. Esse alinhamento, promove melhora de  desempenho e resultados. 

Em sentido, pense quais elementos gostaria que fossem desenvolvidos na cultura da sua empresa e pesquise o mercado. 

Assim, definir um código de cultura é uma opção interessante e deve conter os itens: 

  • Valores fundamentais;
  • Missão; 
  • Como trabalhar e viver de acordo com os valores da empresa;
  • Tradições compartilhadas. 

A confluência desses atributos permitem uma maior assertividade na definição do fit cultural da sua empresa, não tenha medo de refazer processos caso encontre lacunas de informação.

Um relatório rico em características da sua empresa propicia uma contratação mais eficiente e produtiva.

Passo 3: Implementar os novos valores

O importante aqui é a aproximação das lideranças da empresa.

Ou seja, conquistar o apoio desses profissionais facilita o processo de implementação do novo código, já que eles influenciam diretamente a cultura e o clima organizacional.

Passo 4: Incorporar o fit cultural no recrutamento e seleção de talentos

Existem diversos meios de incorporar o fit cultural na seleção, começando por exemplo pela organização da área “trabalhe conosco” onde vídeos, textos, fotos e depoimentos podem servir para atrair candidatos alinhados com o cultural fit da empresa.

Lembre-se que quanto mais ricas as informações sobre a sua empresa, maior material de estudo o candidato possui sobre o fit cultural da empresa.

Além disso, uma boa delimitação do fit cultural, por si só, já atrai candidatos que já sabem o que esperar da empresa/vaga.

O que avaliar no teste de fit cultural

Os principais itens a serem avaliados no fit cultural são os que dizem respeito às soft skills, ou seja, habilidades comportamentais, como boa comunicação, gestão de pessoas e resiliência.

Procurar as soft skills mais alinhadas com o perfil da sua empresa aumenta suas chances de sucesso. Não se esqueça de listar com esmero as competências pretendidas pelos candidatos, soft skills necessárias a empresa além dos valores e visão.

Busque realizar dinâmicas de grupo, pois elas são excelentes para avaliar soft skills como:

  • Trabalho em equipe;
  • Liderança;
  • Solução de problemas. 

Verifique fatores como disponibilidade do pretendente ao responder e-mails de contato, sua atitude ao telefone e se ele se sente confortável no ambiente de trabalho. 

Vale a pena ressaltar, que no teste de fit cultural não existem respostas certas e erradas, apenas alinhadas ou não alinhadas com as necessidades da empresa.

10 ideias de perguntas para usar na avaliação de cultura

Vamos dar alguns exemplos de perguntas que podem ser utilizadas para avaliar se o fit cultural de um candidato é ideal ao da empresa:

  1. O que te motivou a trabalhar conosco?
  2. Diante de um processo desafiador, o que você poderia falar para a equipe?
  3. O que te inspira na sua carreira?
  4. Quando tem de tomar uma decisão importante, qual seu processo de decisão?
  5. Quais erros mais contribuíram para seu desenvolvimento pessoal?
  6. Descreva uma frustração com algum trabalho
  7. Caso esteja com vários projetos, como priorizar e administrar o tempo?
  8. Como você lida com críticas?
  9. Prefere trabalho em equipe ou sozinho?
  10. Tem dificuldades em lidar com diversas personalidades no ambiente de trabalho?

5 ferramentas que podem ajudar na aplicação e análise de fit cultural

Há várias ferramentas disponíveis para implementar e entender os resultados do fit cultural, entre elas:

  1. Aplicação de testes comportamentais;
    Testes como o 9box, permitem avaliar o potencial profissional, e a partir disso definir quais as suas competências e seu desempenho no cumprimento de objetivos.
  2. Entrevistas comportamentais;
    O uso de plataformas como o midmatch, que utiliza inteligência artificial para avaliar o candidato, pode otimizar a contratação de novos talentos.
  3. Dinâmicas de grupo;
    Esse tradicional teste é importante na avaliação para contratação de novos profissionais, soft skills como trabalho em equipe e comunicação assertiva podem ser facilmente avaliadas.
  4. Página de recrutamento rica em informações;
    Uma página de recrutamento completa facilita a atração de profissionais que possuam maior identificação com o fit cultural da empresa.
  5. Avaliação do histórico de trabalho.
    Perguntas neutras como o que fez no período entre os trabalhos, ou sobre o papel do profissional e de sua antiga equipe nos projetos pode te dar uma ideia de algumas características comportamentais do candidato.

Como analisar o resultado do fit cultural?

O resultado do fit cultural deve levar em consideração que equipes podem ter visões diferentes sobre o mesmo valor.

Por exemplo, se o lema da empresa for cliente em primeiro lugar, o impacto pode ser diferente no setor de vendas e cobranças.

O ideal então, é absorver profissionais que estejam motivados em trabalhar na empresa e que apresentem um background cultural próximo ao dos colegas.

Promover a diversidade nas empresas e prezar pelas soft skills mais importantes para o recrutamento e seleção é o ideal.

Riscos de contratar quem não encaixa na cultura da empresa

A manutenção de um ambiente de trabalho saudável, com comunicação eficiente entre todas hierarquias é indispensável para uma boa performance empresarial. 

A contratação de pessoas com fit cultural diferente do da empresa gera dificuldades para o profissional e a empresa. 

Por exemplo, se uma pessoa tem características inovadoras e livres, provavelmente vai se sentir presa em um ambiente que desempenha atividades tradicionais

Já alguém conservador em um trabalho que cobre inovação constante se sentiria extremamente ansioso e pressionado.

Em ambos o cenário a perda é bivalente,  por isso, a otimização dos processos de seleção de colaboradores através da avaliação do fit cultural é tão importante. 

Funcionários que possuem bom fit cultural com a empresa “vestem a camisa”, são fiéis e motivados a desempenhar uma boa performance em prol da empresa.

Qual o melhor momento para aplicar o fit cultural?

Ao contrário do que se imagina, o  fit cultural começa na contratação.

Após avaliar as principais qualidades e similaridades entre profissional e empresa cabe aos supervisores e subordinados manterem a tradição e valores que foram essenciais para sua decisão de ingressar na empresa.

Dessa forma, o fit cultural é uma via de mão dupla para a satisfação profissional/empregador.

A manutenção de um fit cultural contribui ao longo do tempo, para o fortalecimento e enriquecimento do DNA da empresa, permitindo assim, no futuro, possíveis candidatos já saberem o que esperar do trabalho na empresa.

Conclusão

O fit cultural pode ser colocado hoje como uma das mais importantes avaliações necessárias para otimização de resultados quando se trata da contratação e manutenção dos funcionários. 

Uma empresa com bom fit cultural consegue identificar e estimular no onboarding do profissional suas principais soft skills, e permite seu desenvolvimento constante no trabalho.

Por isso, definir as competências pretendidas e soft skills é essencial para um maior acerto na escolha do fit cultural da sua empresa. 

Se quiser saber mais sobre fit cultural, soft skills e ter acesso aos melhores instrutores, nós do Zenklub contamos com mais de 4000 profissionais da saúde mental e de áreas como terapia organizacional, que podem ajudar no desenvolvimento de suas habilidades! 

Se interessou? Conheça mais sobre os profissionais Zenklub!

Referências

https://www.4cornerresources.com/blog/why-cultural-fit-is-important-for-your-hiring-strategy/

https://www.cultureamp.com/blog/culture-fit

https://blog.pandape.com.br/fit-cultural-20-perguntas-para-avaliar-o-candidato/

https://exitusrh.com.br/fit-cultural-teste-empresas/

https://www.bbc.com/worklife/article/20211015-what-does-being-a-cultural-fit-actually-mean

https://www.talentlyft.com/en/blog/article/297/disadvantages-of-hiring-for-culture-fit-alone

https://www.shrm.org/hr-today/news/hr-magazine/1118/pages/does-hiring-for-culture-fit-perpetuate-bias.aspx