A liderança situacional é um tipo de liderança que vem ganhando destaque no mundo corporativo. Isso porque um líder que aplica esse modelo tende a ser bom em tomar decisões de forma assertiva e da maneira correta de acordo com cada situação.

É um fato que o mercado de trabalho e o mundo corporativo vêm mudando muito nos últimos tempos. Isso tem um reflexo direto no perfil de colaboradores e de lideranças que uma empresa precisa. 

Por isso, hoje vamos conhecer mais sobre a liderança situacional e como esse estilo de liderar funciona na prática. Afinal, treinar e desenvolver os líderes de uma empresa é um passo necessário para melhorar o bem-estar dos colaboradores.

O que é liderança situacional

Liderança situacional diz respeito ao modelo de gestão onde o líder tem a capacidade de adaptar-se de acordo com a situação presente ou contexto da equipe ou projeto. 

Essa é uma teoria de modelo de liderança desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard em 1969 que diz que um líder deve se adaptar aos seus subordinados de acordo com o nível de maturidade profissional de cada um. 

Ou seja, é uma forma de liderar que visa a adaptação mais individual, seja essa adaptação de acordo com os liderados presentes no time ou projetos e desafios propostos pela empresa.

Quais são as características da liderança situacional?

Uma das principais características da liderança situacional é capacidade de liderar, influenciar e engajar as pessoas do time. Isso se dá por conta do perfil humanizado e individual do líder. 

Dessa forma, os liderados tendem a se sentir ouvidos e envolvidos em projetos com os quais eles desenvolvem uma ligação individual. Essa é a descrição do famoso “vestir a camisa”. 

A maneira de fazer isso acontecer é delegar cargos e funções de acordo com o melhor desempenho do colaborador para aquela situação ou projeto específico. O líder então deve guiar e dar direcionamento de acordo com a maturidade profissional de cada indivíduo do time, acompanhando assim a realização do trabalho.

Liderança situacional: vantagens e desvantagens

A liderança situacional é um tipo de liderança que mistura e passa por diversos outros tipos de liderança, já que sua principal característica é ser adaptativa. 

Com isso, as principais vantagens de utilizar a liderança situacional é não ficar preso a um único tipo de liderança, podendo mudar a maneira conforme a situação ou projeto. Além disso, esse tipo mostra que não existe apenas um jeito correto de liderar, e sim diferentes maneiras para diferentes situações. 

Conheça mais algumas vantagens da liderança situacional:

  • Colaboradores engajados;
  • Flexibilidade na gestão;
  • Tende a ajudar o clima organizacional;
  • Melhora na performance;
  • Melhora nas metas e resultados.

No entanto, para um líder isso pode não ser uma missão tão simples assim. A maior desvantagem da liderança situacional é que pode ser fácil se perder diante de todos os estilos diferentes de liderança ou se adaptar corretamente a determinada situação. 

Isso pode gerar confusão não só para o líder, mas também para seus liderados, dificultando a comunicação e também tirar os planos do papel.

Os 4 estilos da liderança situacional

Como já mostramos antes, a liderança situacional vai depender dos projetos e desafios, além do nível de maturidade da empresa e colaboradores. Por isso, existem 4 estilos mais tradicionais de liderança situacional.

1. Direção

Nesse estilo, o foco da atuação está mais no líder e os liderados possuem menos autonomia. Isso porque na direção, o líder deve ditar o que precisa ser feito, além de ensinar e acompanhar o processo até o fim. 

Essa supervisão direta acontece até o final do processo para que o colaborador ganhe confiança no processo novo que está sendo aprendido.

2. Orientação

Nesse segundo estilo a maturidade já deve ser um pouco maior do que a anterior. Nesse caso, o líder ainda dá orientações para o time durante todo o processo, além de fornecer feedbacks constantes. 

Mas, nesse caso, os liderados também são consultados e podem dar insights e opiniões sobre o processo para seus líderes. Ainda assim, apesar da equipe ser incentivada a participar dos processos de tomada de decisão, a palavra final ainda é do líder.

3. Apoio

Na fase de apoio, o líder deve dar mais autonomia e espaço para seus liderados. Como o nome já diz, os colaboradores participam ativamente dos processos de decisão, enquanto líder da apoio, facilita e incentiva seus liderados. 

Nessa fase é muito importante gerar aprendizados e desenvolver a confiança dos liderados.

4. Delegação

Nesse estilo o papel do líder é muito menor e a equipe já tem mais autonomia e segurança para tomar decisões. O papel do líder aqui é delegar funções e responsabilidades. 

Dessa maneira, os liderados assumem as decisões e também possuem responsabilidade sobre os desdobramentos.

Afinal, qual a liderança ideal para seus colaboradores?

A liderança ideal para seus colaboradores vai depender de acordo com o nível de maturidade que a sua equipe possui e também o nível de complexidade do projeto ou desafio enfrentado pela empresa. 

Por isso, a liderança situacional é um grande aliado dos líderes por aí. Ela possibilita que o líder possa transitar entre os diversos tipos de liderança que já falamos por aqui, adaptando-se melhor a cada situação.

A dica é: avaliar bem a maturidade do seu time e ir passando pelas diversas etapas da liderança situacional para achar qual funciona melhor para o seu colaborador e suas equipes.

Como desenvolver a liderança situacional na empresa?

A tendência é que, quanto maior o nível de maturidade dos colaboradores, mais rápido acontecem os processos. Por isso, a liderança situacional com processos bem desenvolvidos pode melhorar a performance da sua equipe. 

Aqui vão algumas dicas de como desenvolver a liderança situacional na empresa:

  • Ofereça treinamento para as lideranças
  • Ofereça treinamento para os colaboradores e equipes
  • Incentive a autonomia
  • Abra espaço para que os colaboradores participem das decisões gradualmente
  • Ofereça feedback

Desafios da liderança situacional

Os maiores desafios da liderança situacional envolve identificar qual o nível de maturidade os colaboradores e a empresa possuem. Uma vez que isso é um grande desafio, o papel do líder em escolher o melhor tipo de liderança se torna uma missão mais complicada. 

Para facilitar, a equipe de RH e profissionais capacitados como o processo de coaching e psicólogos podem ajudar com treinamentos de desenvolvimento e gestão de pessoas.

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Conclusão

Estabelecer e desenvolver o tipo de liderança ideal para seu time é uma ferramenta poderosa para melhorar a performance e bem-estar dos seus colaboradores.

Mas, sabemos que otimizar e garantir a qualidade desse processo pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

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Referência

BENNIS, W. G. A formação do líder. Tradução de Marcelo Levy. São Paulo: Atlas, 1996. 

A  nova   sociedade   das   organizações.   In: HOWARD, R. (Org.) Aprendizado organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

HERSEY,   P;   BLANCHARD,   K.   H. Psicologia para  administradores  de  empresas:  a  utilização de recursos humanos. São Paulo: EPU, 1976.