Coaching é um modo útil de desenvolver as habilidades e potencialidades das pessoas, de aumentar seu desempenho, além de ajudar a lidar com questões e desafios da vida ou do trabalho.

A palavra coach significa carruagem, porém atualmente ela é utilizada como metáfora das carruagens antigas, que transportavam produtos. Segundo Robert Hendrickson, no século XVI elas eram denominadas koczi. No século seguinte, com sua popularidade, o nome passou a ser kutsche na Alemanha, coche na França e coach na Inglaterra.

A palavra foi primeiro aplicada aos tutores, que ensinavam os estudantes a passarem nos exames. Aos poucos, foi sendo utilizada nos esportes, para os técnicos, e hoje também para quem dirige os processos de desenvolvimento pessoal, denominados coaching.

Como funciona uma sessão de coaching?

Uma sessão de coaching é uma conversa, de cerca de uma hora e meia, entre o coach (quem aplica o coaching) e o coachee (cliente), e cujo foco é ajudar o cliente a descobrir as suas próprias respostas. As soluções partem de dentro para fora. O trabalho do coach é fazer a pergunta certa para ajudar o coachee a chegar às suas próprias conclusões.

Coaching é um poderoso caminho para ajudar na mudança das pessoas. O trabalho é fundamentado no sigilo e na confiança. Para obter sucesso, os coachees devem falar sobre todos os aspectos do problema ou desafio com seu coach.

Por que o coaching é bom para a sua empresa?

A empresa que adota o coaching para seus colaboradores terá pessoas que entendem seu papel na organização e equipes mais motivadas, o que gera produtividade e menor abstinência no trabalho. O clima organizacional tende a melhorar, pois o coaching traz o entendimento de que, se o terço mais importante da vida passamos dentro da empresa, temos que vivê-lo bem.

É um processo que pode ajudar o líder a administrar melhor seu tempo, reduzir estresse no trabalho e na vida, ter um maior equilíbrio entre família e empresa, definir quais habilidades deve desenvolver para crescer, bem como melhorar a relação com as pessoas.

É um investimento com o qual todos ganham. E o Zenklub conta com coaches para ajudar uma empresa nisso.

Zenklub e a promoção da saúde mental

O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por videochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.

Para motivar seus colaboradores, é fundamental incentivar tanto saúde física como mental. As empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio com hospitais e academias. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço; temos o plano certo para sua empresa.