A menstruação nada mais é que o início de um ciclo caracterizada pela saída de sangue que acontece quando não há fecundação, ou seja, gravidez.
Neste momento, ocorre a descamação do endométrio (camada mais interna do útero) que se exterioriza como sangramento menstrual. Este ciclo, que acontece mensalmente, ocorre com alterações hormonais que preparam o corpo da mulher para a gravidez.
Em geral, a primeira menstruação ocorre entre os 8 aos 15 anos. A partir dela, certos momentos do ciclo menstrual representam uma enorme mudança e transição na vida da mulher, exigindo cuidados maiores com a saúde emocional.
Vamos juntos saber mais?
O período menstrual faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que acontece em quatro fases que alteram o corpo:
O sangue menstrual vem da descamação da membrana interna do útero, que tem muitos vasinhos. Todo o processo de descamação até que o sangue desça influencia na composição da menstruação, que consiste em: sangue, coagulação, resíduos corporais, proteínas, lipídios, hormônios e células do endométrio.
O sangue menstrual, ao contrário do que se fala, não tem cheiro. Na verdade, o contato do sangue com o algodão e os produtos químicos dos absorventes descartáveis são os causadores desse mito.
A menstruação dura de 3 a 10 dias. Há casos que excedem esse número e, portanto, é necessário ter o acompanhamento de um ginecologista.
A tensão pré-menstrual se caracteriza por manifestações físicas e emocionais que podem refletir no humor e, consequentemente, no comportamento. Ela antecede a menstruação e pode continuar até os três primeiros dias depois do início da mesma.
A TPM é variável e possui diversos sintomas ou reflexos diferentes para cada pessoa. Por isso, é importante entender os sinais do seu corpo para administrar cada um desses efeitos de forma saudável. Enquanto para algumas mulheres o período de TPM pode variar cerca de 2 a 5 dias, ele pode simplesmente não se manifestar para outras. Os corpos são únicos e essa individualidade deve sempre ser considerada.
É importante ressaltar que, com o passar dos anos, esses sintomas e variações podem, sim, mudar, levando em consideração fatores como a idade, o nível de estresse, o estilo de vida e a alimentação. Entre os principais sintomas da TPM, estão:
Quando esses sintomas são tão fortes que se mostram incapacitantes, é importante consultar um médico. Embora a TPM não tenha “cura” e nem prevenção, é possível amenizar esses sintomas com com hábitos saudáveis. No entanto, se os sintomas persistirem de forma aguda, a TPM pode indicar uma doença chamada de desordem disfórica pré-menstrual, mencionada abaixo.
A sigla TDPM significa transtorno disfórico pré-menstrual e é mais intensa que a TPM. Trata-se de uma TPM mais emotiva e com características depressivas que abalam a saúde mental durante o período de menstruação.
Geralmente, esse quadro se repete por pelo menos dois ciclos menstruais consecutivos. Os principais sintomas do TDPM são:
Na TDPM, além do acompanhamento médico, buscar a ajuda de um psicoterapeuta é fundamental. Em alguns casos, os antidepressivos são a forma de ajudar a controlar esses sintomas. O terapeuta recomendará os melhores passos neste processo.
Há diversos fatores que influenciam sobre quantos dias é normal a menstruação atrasar. A menstruação desregulada é normal nos primeiros dois anos depois da primeira menstruação, ou na menopausa, pois são momentos de amadurecimento do eixo hormonal. Além disso, se o ciclo tiver mais de 42 dias, ele também pode ser considerado irregular.
A menstruação pode ser irregular se:
São alguns tipos de menstruação desregulada:
No início do ciclo, é comum a menstruação vir com um tom marrom, evoluindo para um vermelho mais escuro ou um vermelho mais vivo. Quando o ciclo diminui, a cor tende a ficar mais escura, e pode terminar numa tonalidade marrom. Entenda o que as cores podem dizer:
Para lidar com todos os sentimentos e sintomas do seu ciclo menstrual, é interessante entender o seu corpo e o ciclo para reconhecer seu comportamento a cada fase. Existem formas simples de iniciar esse processo de autoconhecimento no ciclo menstrual, como:
Como mencionado acima, a terapia pode ajudar e muito. A pessoa vai compartilhar com o psicoterapeuta estratégias de mudança e como colocá-las em prática na sua vida.
Assim, ela poderá realizar mudanças na sua rotina de forma mais tranquila e com suporte. Aqui no Zenklub, além de fazer terapia de onde estiver, você conta com diversos especialistas para escolher o que melhor atende suas necessidades. Encontre o profissional ideal para você.