Quando a gente entra no mercado de trabalho, traçamos mentalmente nosso propósito e objetivo de carreira. Ninguém quer ser estagiário para sempre, ou analista ou ficar na zona de conforto sem crescer, aprender e evoluir. Desenvolver habilidades de liderança é uma ferramenta de trabalho importante para a nossa evolução como pessoa e como profissional.

Por isso, vamos entender aqui hoje alguns pontos importantes relativos ao tema e ver como ser um bom líder pode trazer, além do sucesso, muitas inspirações e bem-estar emocional para que outras pessoas, e uma equipe, possam crescer e caminhar junto com a gente!

O que é liderança?

No dicionário, liderança é um substantivo que significa: função, posição, caráter de líder; Espírito de chefia; autoridade, ascendência. Mas, sabemos que na vida real, liderança quer dizer muito mais do que apenas ocupar uma posição de autoridade, destaque e de hierarquia entre pessoas.

Liderança é arte de influenciar positivamente as pessoas, atraindo seguidores e gerando um ciclo produtivo e inspirador dentro de um grupo. O líder é aquele que consegue unir motivação e criatividade para desenvolver outras pessoas e para atingir metas e objetivos de um grupo ou empresa.

O líder não é apenas aquele que é eleito por um outro líder para gerir um grupo ou projeto, ele é aquele que está envolvido e consegue envolver pessoas, e que, naturalmente, o enxergarão nessa posição de influência e admiração.

Quais as principais habilidades de um líder?

Então parece bem subjetivo ser um líder, não é mesmo? Talvez. Tudo pode depender do ambiente, das pessoas que estão envolvidas e do objetivo da liderança, mas podemos destacar algumas características mais gerais de habilidades de liderança para pontuar a questão:

Comunicação

Comunicação não é apenas você falar e delegar, envolve também saber ouvir. Para ser um bom líder é preciso saber se comunicar, ou seja, falar, ouvir, interagir e compartilhar.

Autoconfiança

Um líder precisa tomar decisões, faz parte das atribuições do cargo, por isso, é muito importante que você seja confiante ou desenvolva a sua autoconfiança para despertar nos demais a certeza de que estão indo juntos pelo possível melhor caminho.

Confiança no outro

Ter confiança na capacidade e habilidade do outro também é sinônimo de uma boa comunicação e influência sobre a individualidade e desenvolvimento de cada membro de uma equipe.

Comprometimento

Qualquer chefe sabe delegar tarefas, a diferença é que um líder precisa ter comprometimento e envolvimento com o que está delegando, ou seja, precisa também participar da construção do objetivo.

Inspiração

Ser a inspiração do outro, além de fazer muito bem para nós mesmos, também ajuda a construir uma história positiva para o outro. Ao gerar inspiração você irá despertar organicamente a vontade de realizar algo, em todos.

Habilidades técnicas

Ser um líder exige também características técnicas sobre a sua atividade, ou seja, é necessário que você esteja sempre se atualizando, aperfeiçoando e trazendo novidades da sua própria área ou setor, para que tenha sempre algo a repassar e ensinar.

Empatia

Na vida profissional ou pessoal, quem compartilha empatia tem, sem dúvidas, muito mais sucesso em seus relacionamentos interpessoais. E ter empatia é saber ouvir e se colocar no lugar do outro. É sentir o seu problema e a sua dor e não se ausentar, mas sim, colaborar.

Além disso, estudos indicam que líderes empáticos são considerados os melhores gestores.

Feedback

O tão temido feedback pode passar a ser uma ferramenta desejada pelos seus colegas, já que você sempre pode ter uma palavra importante e interessante para dar, que irá ajudá-lo a se desenvolver.

O feedback, quando visto como conselhos de pontos a desenvolver e também um espaço para comemorar as pequenas vitórias, é bem mais proveitoso do que aquele “sádico” muro de apontar culpados e os seus erros.

Consistência

Verdadeiros líderes conseguem ter equilíbrio emocional também nas questões profissionais. Líderes imprevisíveis e inconstantes causam estresse e desmotivação dentro da equipe.

Coerência

Para você ser bem-sucedido em todos os campos da sua vida, é preciso ser coerente com as suas palavras e as suas atitudes.

Dicas para ser um bom líder

Como você percebeu, liderar é muito mais do que mandar em outras pessoas. É se desenvolver como um profissional melhor e replicar essa conduta para outras pessoas.

Existem líderes com diferentes perfis e, não necessariamente, você precisa contemplar todas as características que listamos acima, afinal, ninguém é ou precisa ser perfeito.

Por outro lado, você pode pode querer aproveitar o que falamos para melhorar os seus resultados e o seu desempenho, então vamos as dicas práticas:

Faça acontecer

Se envolva, compartilhe e saiba integrar a comunicação de toda a equipe para que todos possam participar e te ajudar a chegar ao objetivo final.

Apresente a resiliência

Diante de um problema é comum as pessoas se sentirem frágeis e frustradas, mas muitas delas agem assim, porque não conhecem a sua capacidade de agir com resiliência, ou seja, de levantar a cabeça e dar a volta por cima, haja ou que houver.

Estimule o raciocínio

Fazer com que as pessoas reflitam e pensem sobre o que precisam desenvolver e atingir, faz com que elas usem as suas próprias capacidades de raciocínio para criar soluções.

Reconheça o esforço

Com a correria do dia a dia, podemos esquecer de comemorar pequenas vitórias individuais e até coletivas. Estimule a equipe a querer sempre mais, reconhecendo o esforço de cada um.

Cada um tem um talento

Um líder vai saber enxergar e aproveitar ao máximo cada talento de cada colaborador da equipe. Incentive esses talentos únicos e explore a capacidade das pessoas se identificarem com seus pontos positivos.

Seja um professor

Estudos apontam que a gente consegue aprender muito mais, quando a gente ensina outras pessoas. Estimule essa troca de conhecimentos.

Coaching de Liderança

Vale lembrar que a prática de coaching, metodologia utilizada para desenvolver melhor o potencial que existe em cada um de nós, pode ser uma excelente ferramenta para você se desenvolver as suas habilidades de liderança.  

Muitos de nós aprendemos a ser líder por outros líderes ou no dia a dia mesmo, mas é bom a gente saber que existem profissionais capacitados que podem acelerar esse processo de capacitação.

O coaching executivo ou de liderança, é um processo de gestão de pessoas que tem como foco o desenvolvimento das suas habilidades profissionais para alcançar objetivos e metas de crescimento corporativo. Com essa técnica você será capaz de desenvolver melhor o seu poder de comunicação, raciocínio, socialização, negociação e muitos outros aspectos.

Ficou interessado? No Zenklub temos muitos psicólogos especialistas no método de coaching. Agende um papo e não deixe o seu objetivo de carreira ficar para trás.  

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub