A partir do momento que decidimos qual profissão iremos seguir, começamos a traçar metas a serem alcançadas e, principalmente, onde desejamos chegar e o cargo que queremos conquistar nessa profissão. 

O fato é que, muitos profissionais desejam cargos altos e de liderança, porém, para ser um bom líder é preciso desenvolver as habilidades de liderança necessárias, afinal, esse cargo traz muita responsabilidade, pois o líder acaba se tornando referência para seus liderados.

Por esses e outros motivos, é fundamental que o profissional tenha as habilidades necessárias para ser um bom líder. Abaixo separamos alguns tópicos que irão nos ajudar a entender melhor quais são essas habilidades que mencionamos e o que o profissional precisa para ser um bom líder.

Afinal, o que é liderança? 

Quando falamos de liderança estamos nos referindo a uma posição importante e também desafiadora para qualquer profissional. A liderança se trata da habilidade de motivar e inspirar as pessoas, orientando para que os objetivos finais sejam cumpridos da melhor forma possível. 

O papel do líder é influenciar, conduzir e orientar sua equipe em prol do mesmo objetivo, além disso, trabalhar também para manter sempre um bom clima organizacional, afinal isso impacta de forma significativa no desempenho e resultados de toda a equipe.

Embora ele tenha a responsabilidade de determinar e bater o martelo sobre as estratégias que a equipe irá seguir, ele deve deixar seus liderados à vontade para opinar e sugerir novas idéias, participando de todo o processo.

Deste modo, o foco da liderança são as pessoas e os resultados que sua equipe pode trazer para a empresa. Diante disso, podemos afirmar que contar com uma boa liderança em sua empresa traz vantagens como um ambiente de trabalho mais saudável e principalmente a motivação da equipe.

Outro ponto que é muito importante destacarmos e nem todos sabem é que existem diversos tipos de liderança, que vem de acordo com as características pessoais de cada profissional. Tipos esses de liderança são:

  • Comportamental;
  • Situacional;
  • Informal;
  • Liberal;
  • Criativa;
  • Democrática;
  • Diretiva;
  • Colaborativa;
  • Compartilhada.

Deste modo podemos concluir que contar com bons profissionais e que possuem características importantes da liderança é extremamente importante não apenas para a empresa de modo geral, mas também para os profissionais que nela atuam.

As 10 principais competências de um líder:

Como pudemos ver até aqui, o líder possui um papel muito importante, principalmente para seus liderados. É claro que sua postura depende muito do ambiente onde ele está inserido e das pessoas que estão a sua volta, o que vale para qualquer profissional, mesmo que ele trabalhe também para manter um clima organizacional mais agradável. 

De modo geral, existem algumas competências que todo bom líder precisa ter, independente do ambiente e das pessoas que estão à sua volta. Abaixo separamos as principais, para que possamos entender melhor.

Comunicação

Comunicação não se trata apenas de falar e delegar, se trata também de saber ouvir. Para ser um bom líder é preciso saber se comunicar de forma clara e democrática, onde todos tem espaço para falar, serem ouvidos, interagir e compartilhar suas ideias e opiniões.

Autoconfiança

Tomar decisões faz parte das atribuições de um líder, por isso, é muito importante que esse profissional seja confiante ou desenvolva a sua autoconfiança para despertar nos demais a certeza de que estão todos caminhando em prol do mesmo objetivo.

Confiança no outro

Ter confiança na capacidade e habilidade do outro também é sinônimo de uma boa comunicação e tem influência sobre a individualidade e desenvolvimento de cada membro de uma equipe.

Um time funciona melhor se o líder e seus liderados têm uma relação de confiança entre eles, garantindo que as demandas pedidas sejam realizadas e, caso haja problemas ou adversidades, um pode confiar no outro para achar a melhor resolução.

Comprometimento

Qualquer chefe sabe delegar tarefas, a diferença é que um bom líder precisa ter comprometimento e envolvimento com o que está delegando, ou seja, precisa também participar da construção do objetivo.

Comprometimento dentro do ambiente de trabalho gera resultados mais assertivos, onde o processo foi acompanhado e pensado do início ao fim.

Inspiração

Ser a inspiração do outro, além de fazer muito bem para nós mesmos, também ajuda a construir uma história positiva para o outro. Ao gerar inspiração você irá despertar organicamente a vontade de realizar algo, em todos.

Um bom líder é aquele que seus liderados se inspiram, buscando trabalhar suas habilidades e entregando um resultado positivo para todo o time.

Habilidades técnicas

Ser um líder exige também características técnicas, por isso, é fundamental e necessário que esse profissional esteja sempre se atualizando, aperfeiçoando e trazendo novidades da sua própria área ou setor, para que tenha sempre algo a repassar e ensinar.

Empatia

Ter empatia é saber ouvir e se colocar no lugar do outro. É sentir o seu problema e a sua dor e não se ausentar, mas sim colaborar. E essa qualidade e habilidade é fundamental, não apenas na vida profissional, como também na vida pessoal, além disso, estudos indicam que líderes empáticos são considerados os melhores gestores.

Feedback

O tão temido feedback pode passar a ser uma ferramenta desejada pelos seus colegas, já que você sempre pode ter uma palavra importante e interessante para dar, que irá ajudá-lo a se desenvolver.

O feedback, quando visto como conselhos de pontos a desenvolver e também um espaço para comemorar as pequenas vitórias, é bem mais proveitoso do que aquele “sádico” muro de apontar culpados e os seus erros.

Consistência

Os verdadeiros líderes conseguem ter equilíbrio emocional principalmente nas questões profissionais. Líderes imprevisíveis e inconstantes fazem com que o clima organizacional seja desagradável e, além disso, causam estresse e desmotivação dentro da equipe.

Coerência

A coerência é fundamental para todo e qualquer profissional e para que a pessoa seja bem-sucedida em todos os campos da sua vida, é preciso ser coerente com as suas palavras e as suas atitudes.

Faça nosso teste de liderança e descubra se você possui características de um líder!

6 dicas para ser um bom líder:

Agora que pudemos ver as principais habilidades que um líder precisa ter, é preciso ter em mente que um bom líder, acima de tudo, está sempre em constante aprendizado e desenvolvimento. 

É claro que não é preciso ter 100% todas as habilidades que mencionamos acima, mas é preciso estar aberto a se desenvolver e ao menos colocar em prática todo conhecimento que já possui. Para isso, abaixo separamos também, dicas para que esse profissional seja cada vez melhor na sua área.

Faça acontecer

Se envolva, compartilhe e saiba integrar a comunicação de toda a equipe para que todos possam participar e te ajudar a atingir o objetivo final. Estruture os planos de ação, mas também faça parte da execução, orientando e guiando seus liderados para atingir o melhor resultado possível. 

Seja como um capitão de time no processo de coaching, garantindo que sua ajuda vai impulsionar os resultados e performance dos seus liderados.

Apresente a resiliência

Diante de um problema é comum as pessoas se sentirem frágeis e frustradas, mas muitas delas agem assim porque não conhecem a sua capacidade de agir com resiliência, ou seja, de levantar a cabeça e dar a volta por cima, haja ou que houver.

Para um líder, a resiliência é uma das qualidades mais importantes, já que será necessário passar por adversidades, lidar com a resolução de problemas e, ao mesmo tempo, orientar e guiar o seu time de liderados. 

Faça o teste de resiliência.

Estimule o raciocínio

Fazer com que as pessoas reflitam e pensem sobre o que precisam desenvolver e atingir, faz com que elas usem as suas próprias capacidades de raciocínio para criar soluções. Estimular o raciocínio entre os seus liderados vai garantir novas ideias e a ajuda de todos na hora de encontrar a melhor resolução para os problemas.

Reconheça o esforço

Com a correria do dia a dia, podemos esquecer de comemorar pequenas vitórias individuais e até coletivas. Estimule a equipe a querer sempre mais, reconhecendo o esforço de cada um.

Cada um tem um talento

Um líder vai saber enxergar e aproveitar ao máximo cada talento de cada colaborador da equipe. Incentive esses talentos únicos e explore a capacidade das pessoas de se identificarem com seus pontos positivos.

Seja um professor

Estudos apontam que a gente consegue aprender muito mais quando ensinamos outras pessoas. Estimule essa troca de conhecimentos, que vai ajudar não apenas os seus liderados, mas também suas próprias habilidades e pontos fortes.

Conclusão

Desenvolver habilidades de liderança é fundamental para aqueles que desejam um dia ocupar um cargo de liderança ou até mesmo melhorar sua postura junto de seus liderados. Um líder precisa ter a capacidade de falar a mesma língua que seu time, ter um bom relacionamento e estruturar dinâmicas que funcionem de fato para aquele tipo de grupo. 

Por isso, fortalecer as habilidades, tanto as técnicas quanto as softs skills, pode te ajudar na jornada de desenvolver o seu tipo de liderança. 

O Zenklub pode ajudar sua empresa no desafio de capacitar sua liderança com o ABC da Saúde Mental, que é um programa que visa orientar líderes e gestores a respeito de temáticas importantes da saúde mental, como por exemplo as maneiras de identificar sinais de problemas nos times, como acolher e buscar soluções para seus colaboradores.

Saber o que fazer em situações delicadas é o grande diferencial de grandes gestores e líderes. Dessa forma, todos os colaboradores podem se sentir acolhidos, respeitados e entender um pouco mais sobre a importância do cuidado com a saúde mental nas empresas.

Investir em lideranças e no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.