Sabemos que o processo de recrutamento e seleção é a fase mais importante na escolha de um novo profissional para fazer parte da equipe. Neste momento, existem ferramentas que auxiliam o RH nesse processo, uma delas é o teste situacional.

O processo de selecionar um novo profissional é de suma importância para a empresa, afinal, de certa forma influencia em seu crescimento. A fim de facilitar esse processo, o teste situacional possibilita que o recrutador analise o comportamento do profissional e teste suas habilidades diante de determinadas situações.

Para que possamos entender melhor o que é o teste situacional, suas vantagens, como aplicá-lo, entre outros, abaixo separamos alguns tópicos que irão nos auxiliar no entendimento e funcionalidade dessa ferramenta.

O que é teste situacional 

O teste situacional é composto por entrevistas com o RH, testes de conhecimento geral e específicos, entrevista com o gestor da área, entre outros. Esse é um processo utilizado na etapa de seleção e recrutamento de um novo profissional para a empresa.

Entre essas diversas ferramentas que o RH pode contar, o teste situacional possibilita que o recrutador conheça como seria a reação do profissional em questão diante da situação em questão e se seu nível de habilidades estão de acordo com o que a empresa está buscando para aquela função.

Além do conhecimento técnico do profissional, o teste situacional permite que os recrutadores avalie como a pessoa lida com pressão, sua proatividade e também a forma como ela lida com hierarquia, trabalho em equipe, improvisos e situações inesperadas, entre outras.

Qual a importância na aplicação de teste situacional nas empresas

Como já mencionamos, o teste situacional é mais uma ferramenta que permite e facilita o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores em uma empresa, afinal, ele auxilia para que o recrutador conheça melhor o perfil do candidato perante a algumas situações e também seu conhecimento mais técnico.

Porém, além dos benefícios mencionado acima, também existem outros que fazem a diferença no processo, como:

  • Diminui a rotatividade de profissionais e com isso diminui os custos;
  • Contribui para evitar futuros processos trabalhistas;
  • Contribui no fortalecimento da cultura organizacional;
  • Diminui as chances de contratações equivocadas;
  • Possibilita a identificar se o profissional se identifica com a vaga disponível;

5 vantagens em aplicar o teste situacional 

Contratar o profissional certo não é uma tarefa muito fácil, afinal, a chegada de um novo colaborador pode impactar tanto de forma positiva quanto também de forma negativa caso a escolha não seja a correta. 

Dessa forma, aplicar o teste situacional reduz as chances de escolher o profissional inadequado para compor o time da empresa. Além dessa, existem outras vantagens de aplicar esse teste. Vamos falar mais a fundo sobre algumas delas.

Redução do turnover

O turnover se trata de um indicador que possibilita analisar a rotatividade de colaboradores da empresa. Ou seja, com essa ferramenta é possível entender se a quantidade de desligamentos é alta ou baixa dentro de um determinado período.

O fato é que, ter um índice de turnover alto pode afetar de forma significativa não só o crescimento da empresa, afinal, quando um colaborador é desligado, é necessário que o RH busque outro profissional para preencher a posição que está em aberto, porém, isso demanda planejamento, tempo e investimento.

No entanto, quando a empresa acerta na contratação dos profissionais, o índice de turnover tende a cair de forma significativa, pois é possível identificar que todos estão alinhados em prol do mesmo foco e objetivo.

Previsão de conflitos internos

Sabemos que o dia a dia de trabalho nem sempre é tranquilo, afinal, pessoas com personalidades diferentes precisam conviver e se alinharem em prol do mesmo objetivo. Mas, quando isso não acontece, os conflitos tendem a ser mais presentes.

Com a aplicação do teste situacional, é possível contratar profissionais que possuem a personalidade que mais se encaixa com o time que ele irá pertencer. Assim, é possível diminuir de forma significativa os conflitos e garantir um clima organizacional melhor.

Aumento de trabalho em equipe 

É como já mencionamos, quando os profissionais da equipe estão alinhados em prol ao mesmo objetivo, a parceria, sintonia e o trabalho em equipe tende a ser mais frequente e alinhado, assim, proporcionando resultados mais positivos para a empresa.

Redução de gastos

A contratação de um novo colaborador gera gastos altos e significativos para o orçamento da empresa. Isso porque, demanda tempo para divulgação da vaga, seleção e avaliação dos profissionais, fora os custos trabalhistas.

Quando a contratação é assertiva e o profissional se mantém na empresa por um determinado período de tempo, os gastos se tornam um investimento, afinal, o profissional está colaborando de forma positiva para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Porém, quando essa contratação é errada e o profissional não consegue se adaptar e corresponder com as expectativas da empresa, o processo deixa de ser um investimento e passa a ser um gasto, pois, será necessário começar o processo de seleção novamente, fora que os encargos trabalhistas precisarão ser pagos a mais.

Portanto, para evitar esses tipos de transtornos, utilizar o teste situacional no momento da seleção e recrutamento é muito importante.

Fortalecimento da cultura organizacional 

Ter sua missão, visão e valores bem traçados é de suma importância para a empresa, afinal, é com base nesses objetivos que a contratação de um novo profissional será realizada.

Assim, vale destacar que antes de utilizar o teste situacional é preciso que a empresa tenha bem definida sua cultura organizacional, pois ela será a base para selecionar o profissional com o comportamento e mentalidade que estejam de acordo.

Conheça as metodologias do teste situacional 

Diante de tudo que já pudemos ver, é compreensível que o teste situacional é uma ferramenta muito importante para os recrutadores. Porém, é preciso destacar que existem algumas maneiras de se aplicar esse teste, e são elas:

Entrevistas situacionais 

Possibilita que o recrutador analise a reação do profissional sobre as situações relatadas por ele. É exatamente nesse momento que o recrutador questiona os candidatos sobre como ele lida com essas situações mencionadas.

Além disso, é possível avaliar também sua postura, argumentação e o tempo em que ele leva para responder aquilo que o recrutador expôs, portanto, é de suma importância que o recrutador seja devidamente capacitado para desempenhar essa tarefa.

Simulação das atividades do dia a dia

Esse teste consiste em expor uma situação que geralmente pode ocorrer no dia a dia de trabalho e o candidato precisa apresentar uma solução para o cenário proposto pelo recrutador.

Mas é preciso deixar bem claro que esse cenário citado é fictício, para que o candidato não pense que está querendo se aproveitar de alguma forma de seu conhecimento. 

Dessa forma é possível avaliar a criatividade, capacidade de entendimento, a forma como lida com prazos, a forma como ele apresenta sua linha de raciocínio que o levou a essa conclusão e principalmente a capacidade do profissional de resolução de problemas.

Dinâmicas em grupos 

A dinâmica em grupo nada mais é que uma ferramenta onde no caso são reunidos vários profissionais para desenvolver uma atividade proposta pelo recrutador, onde no final, o grupo terá que chegar a uma conclusão em conjunto e assim apresentá-la.

O objetivo desse método no processo de recrutamento e seleção é observar se o candidato se comporta e possui uma postura de acordo com o que a empresa está buscando, e acima de tudo, é avaliado sua capacidade de trabalhar em equipe.

Como aplicar o teste situacional na sua empresa

Que o teste situacional é uma excelente ferramenta para seleção, recrutamento e atração de talentos, isso nós já pudemos entender. Mas, para aplicá-lo é preciso seguir algumas regras importantes que iremos destacar abaixo.

Defina os objetivos do teste

Ter objetivos bem claros nessa etapa é fundamental. Por exemplo, qual o perfil da vaga disponível, o perfil mais adequado do profissional que a empresa está buscando, entre outras, são questões que precisam estar bem definidas.

A partir daí, o recrutador terá um caminho traçado a seguir e assim será mais fácil realizar a seleção dos candidatos para a entrevista.

Realize uma análise realista

Essa etapa é muito importante, afinal é preciso ser o mais realista e sincero possível e isso vale para ambas as partes, mais principalmente para a empresa pois ela está lidando com as expectativas de uma pessoa que está em busca de uma oportunidade, tendo em mente que o mercado está cada vez mais competitivo e concorrido.

Assim serão evitadas frustrações de ambas as partes, principalmente se o profissional é contratado e no dia a dia de trabalho ele passe a ver que nada do que foi vendido pelo recrutador no momento da entrevista, é real.

Observe o comportamento das pessoas

Através do teste situacional o recrutador poderá avaliar o comportamento do candidato e identificar se seu perfil está adequado com o que a empresa busca.

Mas é preciso estar bem claro os objetivos traçados no início, para que não seja levado em conta pontos irrelevantes para a empresa naquele momento. Portanto, foco no objetivo para que a escolha do profissional não seja errada.

Conclusão 

O teste situacional é uma importante ferramenta que possibilita que o RH conheça o profissional avaliado, através de uma situação em questão, avaliando seu nível de habilidades e características.

Por isso, a realização de testes como esse como parte do processo de admissão pode diminuir custos e gerar benefícios. Com isso, o time de Recursos Humanos precisa estar sempre atento às novidades e inovações de processos. 

Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

Investir no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

PEREIRA, Fabiana Marques; PRIMI, Ricardo; COBÊRO, Claudia. Validade de testes utilizados em seleção de pessoal segundo recrutadores. Psicologia: teoria e prática, v. 5, n. 2, p. 83-98, 2003.

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo et al. Fundamentos e aplicabilidade dos Testes de Julgamento Situacional no contexto da Psicologia Organizacional. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 15, n. 3, p. 298-308, 2015.