O turnover, ou rotatividade de funcionários, é um desafio enfrentado por muitas empresas em todo o mundo. Ter um baixo índice de turnover é um fator importante, mas que nem sempre é fácil de ser alcançado. 

O fato é que, ter esse índice muito elevado, enfraquece a cultura da empresa e deixa sua reputação diante do mercado muito baixa. Além disso, é um custo muito elevado para o recrutamento e treinamento de novos colaboradores e rescisões.

Por esses e outros motivos, o setor de gestão de pessoas está se preocupando cada vez mais com esse assunto e buscando meios e ações para monitorar e controlar esse índice em suas empresas. 

Neste texto, vamos explorar as principais causas do turnover nas empresas, seus impactos e as estratégias que as organizações podem adotar para reduzi-lo e, consequentemente, aumentar a retenção de talentos.

O que é turnover?

Turnover é um termo que se refere à rotatividade de funcionários em uma empresa ou organização. Essa taxa mensura o número de colaboradores que deixam uma empresa, em um determinado período de tempo, normalmente medido em um ano.

Diferente de outras taxas, quanto mais alto o índice de turnover estiver, mais atenção o time de gestão de pessoas precisará ter. De fato, se, em um ano, muitos funcionários pediram as contas e outros foram substituídos, é sinal de que algo não vai bem.

Portanto, é fundamental que a equipe de RH esteja atenta e busque por meio de outras pesquisas como a eNPS ou até mesmo através de feedbacks, saber a opinião do colaborador em relação a empresa de modo geral. 

Quais os impactos do turnover nas empresas?

O turnover para as empresas é um indicador muito relevante, já que através de seus resultados é possível analisar pontos de atenção e, com isso, realizar um plano de ações com melhorias para os colaboradores. Abaixo, mencionamos os principais impactos do turnover nas empresas:

  • Saúde da empresa: Uma taxa de turnover muito elevada interfere na saúde da empresa de modo geral e por consequência afeta diretamente em seus resultados;
  • Consequências econômicas: alto índice de rotatividade dentro de uma organização traz custos de rescisão, além de toda a burocracia de demissão, impactam de forma significativa nas questões financeiras da empresa;
  • Mudança de colaboradores: Embora pareça simples, substituir um colaborador na empresa envolve muita burocracia. É preciso deslocar a equipe de recrutamento e seleção para realizar todo o processo de triagem, entrevistas, para que, por fim, realize a contratação, demandando custos e tempo.

Além disso, após a contratação ainda existe todo um processo de integração e treinamento, até que o novo colaborador consiga assumir suas funções de fato.

  • Delegação de tarefas: Com o desligamento de um colaborador, a função que antes era exercida por ele, precisa ser delegada a outros funcionários até que um novo profissional entre e as assuma. Isso consequentemente pode gerar um acúmulo de funções e atraso das demais tarefas que já estavam em andamento causando estresse.

Se pararmos para observar, citamos de forma breve o que o turnover pode gerar, mas as consequências podem ser ainda maiores se a empresa não der a atenção necessária.

Quais são os tipos de turnover?

É importante destacarmos que o alto índice de rotatividade dentro de uma empresa, não está ligado diretamente a um único motivo.

O turnover está dividido em 4 tipos: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional e cada um tem um motivo específico para acontecer, como podemos ver logo abaixo:

Desligamento involuntário

O desligamento involuntário, acontece quando o colaborador é demitido da empresa e os motivos que podem levar a isso são:

  • Corte de gastos (problemas financeiros por parte da empresa);
  • Problemas com a gestão e ou equipe;
  • Justa causa;
  • Falha na contratação daquele profissional, que acontece por parte do setor de recrutamento e seleção;

Essa ação acaba custando caro para a empresa, pois ela precisa arcar com os direitos daquele profissional, como a rescisão, férias, décimo terceiro, dias trabalhados e isso tudo varia de acordo com o tempo que aquele colaborador permaneceu contratado pela empresa.

Diante disso, é fundamental que a empresa verifique em qual dos processos mencionados acima a demissão está relacionada e, a partir daí, traçar um plano para melhoria e para que não ocorra novamente e também para a retenção de funcionários.

Desligamento voluntário

Já o desligamento voluntário, ocorre quando o colaborador pede demissão e geralmente os principais motivos que podem levá-lo a isso é:

  • Desmotivação;
  • Conflitos com a gestão e colegas de trabalho;
  • Nova oportunidade de trabalho;
  • Falta de um plano de carreira;

Dentro do desligamento voluntário, podemos correlacionar também o desligamento funcional e disfuncional. O desligamento funcional, acontece quando um colaborador que apresenta desmotivação e baixo desempenho na execução de suas funções pede o seu desligamento da empresa. 

Esse tipo de desligamento pode ser interpretado como benéfico para ambas as partes, uma vez que o profissional quer ser desligado, e a empresa terá a oportunidade de buscar um novo e mais adequado talento para assumir as funções.

No desligamento funcional, os motivos que podem levar o profissional a tal ação podem ser:

  • Baixa produtividade e desempenho;
  • Erros frequentes;
  • Problemas com a gestão

Já no desligamento disfuncional, que também se enquadra dentro do desligamento voluntário, acontece quando um colaborador que supre as expectativas da empresa, está descontente e pede para sair.

Diante de tal situação, a empresa sempre sai perdendo e a decisão do profissional poderá interferir de forma negativa em alguns processos. Os principais motivos que levam o profissional a um desligamento disfuncional, são parecidos com os que já apresentamos acima:

  • Salário incompatível com a função ou mercado;
  • Falta de motivação no trabalho;
  • Problemas com a gestão;
  • Falta de plano de carreira.

Quais são as causas do turnover?

Existem diversas situações que podem fazer com que o índice de turnover aumente, como por exemplo baixo salário ou incompatível com o mercado, desgaste emocional, falhas no recrutamento, desmotivação, conflitos internos, falta de um plano de carreira, acúmulo de funções, estresse, entre outros.

Quando a empresa conta com um time de gestão de pessoas despreparado, dificilmente eles irão identificar essas questões e só irão se dar conta do que está acontecendo quando o índice de turnover se tornar maior do que o esperado.

Nesses casos é muito importante que a empresa seja capaz de identificar as principais causas e incluir medidas preventivas na sua cultura. Vamos entender melhor as principais causas do turnover:

Baixos salários ou incompatíveis com o mercado

Desempenhar certa função e identificar que o salário é incompatível com o mercado, desmotiva todo e qualquer profissional. Isso se torna uma questão ainda mais latente quando falamos de diferença salarial entre gêneros.

Desgaste emocional e desmotivação

O desgaste emocional costuma ocorrer quando o funcionário passa por situações como: cobrança excessiva, pouca autonomia, falta de abertura em conversar com gestores, desentendimentos com colegas de trabalho, falta de organização em tarefas delegadas e, até mesmo coisas mínimas como material de trabalho de pouca qualidade, entre outros.

Esse acúmulo de situações com o tempo, acabam deixando o profissional completamente desmotivado e apenas o fato de ter que levantar da cama para encarar mais um dia de trabalho, acaba se tornando um sacrifício.

Empresas sem expectativas de crescimento

Fazer parte de uma organização onde é possível crescer e alcançar objetivos profissionais e também pessoais, é desejo da grande maioria dos profissionais. Por isso, esses profissionais buscam por empresas que lhes ofereçam esse tipo de “segurança”.

Por esses e outros motivos, é importante criar um plano de carreira e levar em consideração a humanidade do colaborador, pode ser um bom caminho. Além disso, fazer processos internos em vez de abrir vagas, às vezes, essa é a chance que alguém estava esperando para continuar a dar o melhor de si. 

Burnout

A síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional, se trata também de um distúrbio emocional, que é caracterizado por um quadro de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, ocasionados por situações dentro do ambiente de trabalho.

E esse também é um fator que faz com que muitos profissionais peçam o desligamento das empresas e acabam elevando o índice de turnover.

Clima organizacional ruim

Outro fator que também influencia diretamente na decisão de um profissional em se desligar da empresa, é o clima. Trabalhar em um ambiente desagradavel, onde grande parte dos funcionários estão descontentes com alguma coisa, não é uma situação muito legal.

Com isso, os colaboradores não conseguem desempenhar suas funções da melhor maneira, os atrasos e os erros passam a ser mais frequentes, o resultado final não sai como o esperado e as cobranças surgem, afinal, isso impacta de forma negativa na empresa.

Falta de feedback

O feedback é fundamental para todo profissional e também para a empresa. A falta dele, pode levar o colaborador a sentir desmotivação, além de atrapalhar a boa comunicação entre líderes e liderados.

É claro que, da mesma forma que o profissional ouve de seus gestores um feedback tanto positivo como negativo, a empresa precisa dar espaço para que seus colaboradores exponham seus pontos de vista.

Essa falta de comunicação e liberdade, com um certo tempo acaba gerando uma insatisfação e, por consequência, faz com que o profissional saia para buscar novas oportunidades no mercado.

Como fazer o cálculo de turnover?

Para realizar o cálculo de turnover primeiro é preciso definir o período de tempo para o cálculo. Por exemplo, você pode calcular o turnover mensal, trimestral ou anual.

Em seguida, faça um levantamento de todos os funcionários admitidos pela empresa, um levantamento de todos que foram demitidos e dos atuais; some os demitidos, admitidos e divida por dois; então, divida o número total de funcionários e multiplique por 100.

A fórmula final fica da seguinte forma:

Turnover = (Número de Funcionários que Deixaram a Empresa / Número Total de Funcionários no Início do Período) x 100

Vejamos na prática:

Se a empresa tinha 200 funcionários no início do ano e 30 deixaram a empresa durante o ano, o cálculo do turnover seria:

Turnover = (30 / 200) x 100 = 15%

Quais as consequências de uma alta taxa de turnover?

Uma alta taxa de turnover, que diz respeito à rotatividade dos funcionários dentro de uma empresa, pode ter várias consequências negativas.

Quando um colaborador é desligado da empresa e o motivo não é justa causa ou pedido de demissão, a empresa precisa arcar com todos os direitos que esse funcionário tem a receber. Isso em uma grande escala, quando a taxa de rotatividade é alta, acaba se tornando um grande custo.

Além disso, a empresa precisará passar novamente por todo o processo de recrutamento e seleção, gerando mais gastos, alocando uma equipe para o processo e pausando outras atividades e projetos.

No mais, ao realizar a contratação do novo colaborador, será preciso investir novamente em treinamentos, cursos e dispor de tempo para que essa integração seja feita da forma correta até o momento onde o colaborador possa assumir sua função inteiramente.

8 dicas para reduzir o turnover

Desenvolver estratégias para reduzir o turnover nas empresas é essencial para o seu crescimento e saúde financeira, devendo ser um dos principais objetivos. Pode até parecer um grande desafio para os gestores, mas essa tarefa traz muitos benefícios que serão percebidos ao longo do caminho.

Para auxiliar nesse processo, abaixo separamos algumas dicas para ao menos tentar deixar tudo mais simples. 

1) Tenha uma cultura de feedback

Tornar o feedback parte da cultura da empresa é extremamente importante, pois, através dele é possível que não somente os gestores, mas também os funcionários apontem suas opiniões com relação aos processos e gestão, sejam elas positivas ou negativas.

Assim, possibilita que a empresa avalie esse feedback e tenha em mente as mudanças que irá realizar, criando um plano de ação para melhorias.

2) Crie um plano de carreira

Oferecer um plano de carreira aos colaboradores faz com que eles tenham mais perspectivas do futuro dentro da empresa. Além disso, é uma excelente forma de mantê-los motivados e empenhados para desenvolver suas tarefas. 

Porém, vale ressaltar que não basta apenas apresentar um plano de carreira no papel, ele precisa ser colocado em prática.

3) Faça treinamentos 

Oferecer treinamento não apenas aos colaboradores que estão começando, mas também aos que já estão atuando na empresa a algum tempo, é uma forma de investimento tanto para a empresa como para o profissional.

Com o conhecimento adquirido nos treinamentos, o profissional poderá colocar em prática na empresa, trazendo melhorias para seu produto ou serviço.

4) Faça pesquisas salariais

Os salários oferecidos precisam estar de acordo com a média salarial do mercado para que suas vagas não deixem de ser competitivas. Outro ponto importante também, é conversar com os funcionários ou através de pesquisa saber o quanto eles gostariam de receber ou o quanto eles acreditam ser um salário justo para o cargo que ele ocupa.

Assim, é possível que a empresa avalie o salário que está sendo oferecido para aquele cargo e se a atual situação financeira permite que ajustes sejam realizados. 

5) Invista na saúde emocional do trabalhador

Oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho saudável e mostrar preocupação com sua saúde emocional, é fundamental. Por isso, deixe a disposição um profissional da psicologia para que eles possam procurar quando sentirem necessidade.

Outra alternativa também é disponibilizar a ele acesso à plataformas de saúde mental como o Zenklub, que conta com excelentes profissionais preparados para cuidar da saúde emocional dos colaboradores.

6) Ofereça benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são uma ótima estratégia para retenção de funcionários. Porém, não estamos falando de benefícios de direito como o vale transporte e férias. Mas sim, de benefícios essenciais para levar bem-estar e qualidade de vida no trabalho. 

  • Acesso a cursos profissionalizantes ou de complemento;
  • Vale-cultura;
  • Flexibilidade nos horários;
  • Saúde emocional.

7) Melhore os processos de recrutamento e seleção!

Contar com uma equipe de recrutamento e seleção bem preparada ajuda a reduzir o índice de turnover. Entender e avaliar o perfil de profissional mais adequado para ocupar um cargo dentro da empresa, faz com que até mesmo possíveis conflitos futuros não venham  acontecer.

8) Avalie a satisfação no trabalho!

A grande maioria dos pedidos de demissão são porque o profissional está descontente com algumas situações que ocorrem na empresa e muitas vezes saem sem deixar claro o motivo. 

Por esses e outros motivos é fundamental que a empresa investigue como está a satisfação de seus colaboradores. Para isso, ela pode utilizar o eNPS (Employee Net Promoter Score) que nada mais é que uma ferramenta que foi projetada para auxiliar as empresas a medir a satisfação e lealdade de seus funcionários.

O Zenklub também possui ferramentas que possibilitam às empresas entenderem mais seus colaboradores e calcularem seu IBC (Índice de Bem-Estar Corporativo). Com esse teste realizado por seus colaboradores é possível avaliar o nível de bem-estar dentro da empresa de forma segura e confidencial, mas dando visibilidade para a empresa dos pontos a serem trabalhados.

O papel da Gestão de Pessoas para diminuir o turnover

A equipe de gestão de pessoas possui um papel muito importante em toda a empresa e não apenas em um setor em específico. Uma vez que o índice de turnover está ligado aos colaboradores, cabe ao setor de gestão de pessoas investigar, identificar e entender o que está gerando essa insatisfação.

Ou seja, seu papel é agir de forma estratégica para criar uma política de retenção de funcionários eficaz. 

Como o Zenklub pode ajudar a diminuir o turnover?

O Zenklub é uma plataforma de referência para o cuidado da saúde emocional e vem para auxiliar não apenas os colaboradores da empresa, como também oferecer apoio ao setor de RH e à gestão.

Levando em consideração que o índice de Turnover é importante para a saúde financeira, gerencial e de sucesso de uma empresa — pensando na saúde emocional e bem-estar dos colaboradores —, o Zenklub passa a ser um parceiro perfeito na sua busca por diminuir a rotatividade de funcionários.

Investir no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.