A liderança inclusiva é uma tendência no cenário global, onde o líder é muito mais do que um excelente planejador: ele é atento às inovações tecnológicas e sociais que impactam a empresa e os colaboradores. 

Com esse tipo de comando, o líder é capaz de deixar o ambiente de trabalho mais saudável, gerando, assim, uma equipe mais engajada e motivada, diminuindo os riscos de rotatividade. 

Estudos recentes têm apontado que empresas inclusivas apresentam vantagens competitivas e fazem melhores negócios e, além disso, melhoram a gestão dos colaboradores da organização e também auxiliam no processo de mudança para a construção de uma sociedade justa e igualitária. 

Como implementar esse tipo de liderança na sua empresa?

Uma das principais formas de implementar uma liderança inclusiva na empresa é através de um recrutamento e seleção focado em diversidade, a fim de encontrar pessoas líderes que tenham essa soft skill, além de realizar a contratação de pessoas diversas em todos os níveis da empresa.

Ademais, existem diversos treinamentos no mercado voltados às empresas que buscam colocar uma liderança inclusiva em prática no ambiente organizacional. Esses cursos são focados em ensinar como ser um líder inclusivo na prática, gerindo corretamente suas equipes e adotando estratégias para incorporar a diversidade e inclusão.

Leia mais: A importância do feedback humanizado 

Quais são as características desse tipo de líder?

De acordo com uma pesquisa de 2016 chamada “The six signature traits of inclusive leadership”, realizada pela consultoria Deloitte, líderes inclusivos têm seis tipos de características em comum:

  • comprometimento;
  • coragem;
  • curiosidade;
  • conhecimento de preconceitos;
  • inteligência cultural;
  • colaboração.

Qual a diferença de liderança situacional x inclusiva?

Na liderança situacional, o melhor líder é basicamente aquele que adapta sua ação e comportamento de acordo com as diferentes situações apresentadas no ambiente organizacional, sem foco em criar um modelo ideal. 

Já na inclusiva, o objetivo é criar uma cultura que pratique diversidade e inclusão, onde o líder esteja apto a agir com essa soft skill no ambiente organizacional, com objetivos profissionais alinhados aos seus valores pessoais.

Quais os benefícios de uma liderança inclusiva?

Ao todo, existem vários benefícios ao se adotar uma liderança inclusiva em uma empresa. A seguir, veja quais são as principais vantagens que a adoção dessas medidas gera no ambiente organizacional. 

Aumenta a criatividade e o desempenho da equipe

Outro ponto é o aprimoramento do ambiente interno, com otimização da experiência do colaborador, que passa a se sentir cada vez mais respeitado e incluído à companhia, elevando satisfação e engajamento. Além disso, a equipe aumenta a criatividade, trazendo maior desempenho para a organização.  

Clima organizacional saudável

Tudo o que é dito no ambiente de trabalho traz um impacto enorme na vida profissional e pessoal. Por isso, a escolha de palavras sutis e a exclusão de atos de negligência no dia a dia do trabalho reforçam um clima organizacional saudável, o que contribui para a saúde mental do colaborador e a entrega de bons resultados. 

Ajuda a melhorar a imagem da empresa

Na área de mercado, a liderança inclusiva tende a melhorar a reputação perante clientes, investidores, parceiros e talentos, além de trazer inovações, com a inserção de produtos, serviços e soluções que se adequam às necessidades do público. 

As empresas que se posicionam como inclusivas (e praticam o que falam) estão com o olhar no futuro e são vistas como inovadoras, já que a sociedade é diversa e, cada vez mais, sente a necessidade de participar de organizações, seja trabalhando ou consumindo, que respeitam suas individualidades.

Conclusão

Empresas e pessoas juntos por uma cultura organizacional mais saudável. Conte com o IBC (Índice de Bem-Estar Corporativo) do Zenklub que oferece ferramentas para crescimento sustentável da sua empresa e outras ferramentas exclusivas para o bem-estar emocional dos seus colaboradores. Entre em contato, estamos te esperando.

Referências

https://www.revistahsm.com.br/post/sua-lideranca-e-inclusiva
https://ciandt.com/br/pt-br/article/lideranca-inclusiva-como-desenvolver-essa-habilidade
https://www.gupy.io/blog/lideranca-inclusiva