A postura de um profissional dentro do ambiente de trabalho, está diretamente relacionada a sua ética profissional. Esse conceito abrange diversos fatores, como a postura, ações, reações e comportamentos que os colaboradores possuem dentro do ambiente de trabalho, e influenciam também para manter esse ambiente mais agradável.

Quando o profissional possui e segue princípios éticos corretamente, ele certamente irá colher bons resultados no seu dia a dia de trabalho, mas se esse profissional adota uma postura duvidosa, que vai contra até mesmo os princípios éticos da empresa, ele obviamente não terá um retorno positivo.

O fato é que a ética profissional é algo muito importante para qualquer profissional independente de sua área de atuação. Sendo assim, a seguir separamos um artigo que irá nos mostrar a importância da ética profissional e também como desenvolvê-la.

O que é ética profissional?

De forma objetiva, a ética profissional se refere aos princípios que regem o comportamento de um profissional e da equipe onde ele está inserido, independente do setor e da sua área de atuação. 

Podemos dizer que a ética profissional é como se fossem um “passo a passo” de como a pessoa deve agir e se comportar no ambiente de trabalho e até mesmo nos momentos mais informais, por exemplo nos horários das refeições. 

Esses princípios podem ir de acordo também com cada equipe, onde todos os integrantes irão seguir o mesmo, ainda que cada um tenha os seus próprios valores. 

Além disso, eles podem ir de acordo com o código de ética profissional da profissão, afinal, cada uma possui o seu próprio código. Mas, também há aqueles princípios que se aplicam a todas as profissões e profissionais.

Qual a importância da ética profissional?

A ética no ambiente de trabalho é um dos fatores que contribui para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e agradável para todos e, embora alguns sejam mais estressantes, a postura adotada pelos profissionais contribuem para que as tarefas possam ser cumpridas de forma mais leve.

Essa postura olhando pelos olhos da empresa é muito importante, afinal ter funcionários éticos favorece muito a sua reputação diante do mercado. Outro ponto que é importante é quando um único profissional adota uma determinada postura ética e serve de referência e exemplo para os demais colegas.

Mesmo que esse profissional deixe de trabalhar naquela empresa, ele ficará marcado também por sua conduta, o que irá favorecê-lo no mercado onde ele ficará conhecido por, além de ser um excelente profissional, ter uma postura exemplar. Além de todos os fatores que mencionamos, outros também são primordiais:

Contribui para o clima organizacional

Quando a empresa conta com uma política de ética profissional e os colaboradores seguem uma postura exemplar, isso faz com que o ambiente organizacional se torne mais saudável. Os colaboradores aprendem a conviver em harmonia e a se respeitarem, enxergando uns aos outros como parceiros e não como competidores.

Melhora a relação da equipe

Outro motivo que devemos destacar pelo qual a ética profissional é importante e indispensável, é pelo fato de que ela contribui para que a equipe se mantenha unida e o engajamento permaneça mesmo diante de dias de trabalho estressantes. 

Além disso, equipes e profissionais que possuem boas relações dentro da empresa tendem a vestir a camisa da empresa e trabalhar para trazer muito mais resultados positivos para a mesma.

Aumenta a produtividade

Com as mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo e com a modernização e evolução das empresas, hoje dificilmente nos deparamos com empresas que possuem uma política mais rígida, que torna o dia a dia de trabalho mais exaustivo e o ambiente mais tóxico.

As empresas estão se tornando cada vez mais flexíveis e prezando por um clima organizacional mais agradável, o que contribui para que os colaboradores estejam mais satisfeitos e por consequência gera mais produtividade, diminuindo as chances de erros e proporcionando resultados mais positivos para a empresa.

Reduz conflitos

Outro ponto que também é importante destacar é a redução de conflitos que vem devido a postura profissional que os colaboradores seguem. O clima acaba se tornando mais agradável e os colaboradores passam a ver seus colegas como parceiros para desenvolverem seu trabalho.

Quais são as características da ética profissional?

Como pudemos entender até aqui, a ética profissional envolve diversos fatores comportamentais e condutas que conduzem o comportamento do profissional e contribui para o clima organizacional. 

Desse modo, abaixo separamos as características que fazem parte da ética profissional.

Honestidade

A honestidade é uma conduta que toda e qualquer pessoa deve ter, afinal ela faz parte da formação do caráter do ser humano. Um profissional honesto, mantém sua postura independente das circunstâncias. Sendo assim, essa conduta deve ser enfatizada sempre que possível, para lembrar os colaboradores que essa postura é muito importante para a empresa de modo geral.

Responsabilidade

A responsabilidade é outro fator que também faz parte da formação do caráter de toda e qualquer pessoa. Está relacionada ao cumprimento das tarefas dentro do prazo que a empresa estipula e conforme o profissional se propôs a realizar a partir do momento que aceitou o trabalho.

Além disso, também está relacionada às informações que esse colaborador repassa não só para seus colegas de trabalho como também para os clientes da empresa, isso também coloca em jogo a reputação da companhia no mercado.

Disciplina

A disciplina está relacionada à entrega e cumprimento das tarefas. Quando há disciplina, há responsabilidade. E qualquer eventualidade que possa acontecer, não irá atrapalhar esse profissional de cumprir com seus deveres.

Integridade

Quando falamos de um profissional íntegro, estamos falando daquela pessoa que age em prol daquilo que é certo e isso é independente das circunstâncias. Um colaborador íntegro, mostra que a empresa pode confiar naquele profissional que ela contratou para fazer parte do seu time.

Respeito

O respeito é uma característica fundamental para que as relações entre os colaboradores sejam saudáveis. Independente da sua opinião com relação ao colega de trabalho ou a postura que ele tenha, o respeito sempre deve prevalecer para que o ambiente de trabalho sempre esteja agradável.

Colaboração

Um ambiente colaborativo é de suma importância para manter também um bom clima organizacional, isso vai muito além do individualismo. Está relacionado a profissionais e um ambiente de trabalho em que todos possuem a ciência de que é importante manter a parceria e a união. 

Afinal, todos estão ali para alcançar as mesmas metas e objetivos e não estão competindo para mostrar quem é ou não o melhor.

Lealdade

A lealdade é o colaborador vestir a camisa da empresa independente das circunstâncias, o que é extremamente importante. Além de também ser parte da formação do caráter daquele profissional. Contar com profissionais que abraçam a causa da empresa só trará cada vez mais resultados positivos.

Quais os problemas da falta de ética profissional?

Como pudemos ver até aqui, a ética profissional é extremamente importante e a falta dela pode gerar consequências desagradáveis. Quando nos deparamos com um profissional que não possui ética, ele com certeza irá trabalhar apenas a seu favor.

São pessoas que fazem o que for necessário para ganhar destaque, independente se irá prejudicar o colega ou não. Além disso, esse colaborador pode também causar conflitos entre seus colegas.

Esse é um perfil que costuma compartilhar informações confidenciais da empresa, pensando apenas em se favorecer. Por mais que as empresas mostrem o valor da ética, infelizmente sempre haverá um profissional desse tipo no mercado. 

Como desenvolver a ética profissional pessoal e da empresa?

Não basta apenas ter na teoria o que é a ética profissional, é preciso colocá-la em prática. Além disso, é preciso saber quais as melhores práticas para construir um ambiente de trabalho ético. 

Para isso, abaixo separamos algumas dicas de como desenvolver esse ambiente tanto de forma pessoal de cada profissional, como por parte da empresa.

Faça uma auto reflexão

É muito fácil observar a postura e conduta dos colegas que estão à nossa volta e apontar aquilo que não está de acordo. Mas, precisamos entender que antes de apontar o outro, precisamos fazer uma auto reflexão e observar se nosso comportamento e conduta está de acordo com o esperado.

Por isso, fazer uma auto reflexão e avaliar o que precisamos mudar, se nossa postura está dentro do esperado e, além disso, tomar medidas para que as mudanças necessárias aconteçam é fundamental.

Reforce a cultura da empresa

Nesse momento, ter uma cultura organizacional bem definida e objetiva é muito importante. Além disso, é fundamental que todos os colaboradores tenham fácil acesso a essa cultura e saibam o que a empresa espera de suas posturas e ações no dia a dia de trabalho.

Um ponto muito importante também são as lideranças, uma vez que eles são exemplo e inspiração para os demais colaboradores. Por isso, é fundamental que eles tenham a postura adequada e saibam claramente a conduta que a empresa espera deles.

Oferece e receba feedbacks

É importante que nesse momento haja uma troca de informações e pontos de vista para as situações que ocorrem no dia a dia de trabalho e precisam ser tratadas com mais atenção. Isso principalmente quando falamos da postura dos colaboradores, afinal é importante que todos tenham um bom relacionamento e que seja ético.

Desenvolva soft skills

Para quem não sabe, as soft skills são as habilidades pessoais que dizem respeito ao comportamento social e a maneira como nos expressamos dentro do ambiente de trabalho. 

Por isso, é extremamente importante que essas habilidades sejam desenvolvidas, afinal a maneira como nos relacionamos com nossos colegas de trabalho faz toda a diferença no dia a dia.

Conclusão

A ética profissional diz respeito aos princípios que regem o comportamento de um profissional ou de um time na empresa. Essas regras são estabelecidas visando o bem-estar, boa comunicação e convívio dos colaboradores entre si, com a empresa e clientes.

O time de Recursos Humanos deve se mostrar presente e garantir que a ética profissional está sendo cumprida por todos dentro do ambiente de trabalho. Com isso, o RH pode utilizar dados comportamentais dos colaboradores e os valores da empresa para garantir que ambos estão alinhados com a ética profissional. 

Com esses dados, é possível entender se a ética profissional dentro da empresa está em dia e tendo reflexos positivos na comunicação, bem-estar e dinâmicas entres os colaboradores. O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece esses dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH.

Investir em lideranças e no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

DE SÁ, Antonio Lopes. Ética profissional. Atlas, 1996.