Você já ouviu falar de gestão de conflitos

É bem provável que sim. 

Afinal, quem tem contato com qualquer tipo de interação humana já se deparou com alguma situação de conflito.

Ao passo que o mundo acelera suas informações, a necessidade de gerenciar conflitos também aparece nos profissionais, já que, hoje em dia com o acesso a internet, a comunicação é muito mais fluida.

De fato, conflitos mal resolvidos podem gerar processos trabalhistas caros e além disso, minar um bom ambiente de trabalho.

Atualmente uma das maiores ambições das empresas tem sido a criação de uma boa cultura organizacional. Isso tem tudo a ver com gestão de conflitos – a gente chega lá.

Que tal saber mais sobre esse tema tão importante? 

Nós do Zenklub preparamos uma matéria especial com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Tenha uma ótima leitura!

O que é a gestão de conflitos?

Antes de tudo, gestão de conflitos é a habilidade de cortar um conflito pela raiz logo no seu início, ou até mesmo tomar uma série de medidas a fim de não desencadeá-los.

Um conflito pode ser criado por várias situações, entre elas:

  • Comunicação não assertiva;
  • Divergência de ideias/opiniões;
  • Mal entendidos. 

Saber a melhor maneira de resolver um conflito é muito produtivo para a estrutura organizacional da empresa, independente do seu modelo de negócios.

Qual a importância da gestão de conflitos para a empresa?

De forma resumida, a gestão de conflitos serve para barrar situações ruins no ambiente de trabalho. 

Contudo, com a velocidade e pluralidade de interações humanas esse aspecto fica muito mais amplo.

Por exemplo, conflitos trabalhistas não resolvidos de maneira pacífica muitas vezes são levados à justiça e geram prejuízos mentais e financeiros em ambas as partes.

Um controle de conflitos bom deve ser capaz de manter um ambiente de trabalho sadio e pacífico, qualidades muito procuradas no mercado de trabalho.

Com a finalidade de retenção de talentos, uma boa cultura organizacional é a base para evitar conflitos a longo prazo. Vamos explicar por que…

Entenda: a cultura organizacional tem muito a ver com as ideias e hábitos comportamentais dos colaboradores contratados pela empresa.

Ou seja, quando contratamos e retemos pessoas com valores similares, a chance de conflitos por si só tem grande redução.

Entenda as principais causas de conflito nas organizações

Tudo bem, você entendeu o que é conflito. Mas quais são as principais causas no ambiente de trabalho?

  • Falta de controle sobre mudanças;
  • Problema emocional;
  • Conduta abusiva;
  • Influência externa.

De fato, na pandemia de COVID-19, mudanças drásticas na rotina de trabalho foram motivo de muito conflito. 

Por outro lado, em meio a tudo isso, buscou-se fazer o tempo em home office render da melhor forma possível.

É verdade que em um meio de caos, é possível surgir grandes e úteis achados. 

Nesse sentido, muitas empresas viram o trabalho em casa como uma forma de aplicar a ampliação massiva de tecnologia nos últimos anos, em especial aquelas direcionadas à relação humana. 

Assim, situações de iminente conflito se tornaram grandes saltos na qualidade do trabalho.

Quais são os impactos negativos de conflitos nas empresas?

De antemão: são enormes.

Com a grande quantidade de tecnologias nas nossas vidas, é impossível não interagir com elas no ambiente de trabalho, onde as conexões humanas podem ser tão rápidas quanto a própria internet.

Por isso, a velocidade da criação de conflitos, ou até mesmo sua propagação deve ser minimizada desde seus estágios iniciais.

Vamos listar alguns exemplos de efeitos ruins para a empresa dos conflitos.

  1. Aumenta o absenteísmo;
  2. Maior turnover nas empresas;
  3. Diminui a competitividade;
  4. Enfraquece a cultura organizacional;
  5. Diminui engajamento da equipe.

Etapas essenciais para uma boa gestão de conflitos

1)Seja imparcial – Boa parte da resolução de conflitos está em não tomar lados.

2)Conheça suas pessoas – A análise de perfil, tanto de funcionários quanto de clientes ajuda na cultura organizacional, o que previne muito conflitos.

3)Otimize equipes – junte profissionais que possuam semelhante perfil comportamental, essa dica vale ouro.

4)Escolha boas lideranças – gestores competentes sabem dar feedback sem ofender, e principalmente, percebem as necessidades dos funcionários.

5)Invista na cultura organizacional – Um bom Fit cultural entre funcionários minimiza muito os conflitos a longo prazo 

Qual o papel do RH na gestão de conflitos?

Antes de mais nada, é válido saber que esse tipo de mudança empresarial é complexa e depende de profissionais de RH que tenham muita motivação no trabalho

Então, como jogar o astral do RH lá em cima e fazer com que essa equipe se torne excelente na gestão de conflitos?

Vamos lá, para conseguir modificar o mindset de toda empresa, você vai precisar de técnicas em diferentes áreas:

Público – Definir o público alvo da empresa traz grandes benefícios. Lembre-se de traçar o perfil dos seus clientes, isso facilita a criação de um canal direto de comunicação com eles.

Tecnologia – Use tecnologia como softwares de capacitação entre funcionários e de interação entre clientes e estimule o aprendizado de novas ferramentas.

Gestão – A escolha de bons profissionais de gestão e que saibam liderar é ótimo para gerar resultados, por isso, acertar nesse item é fundamental.

Conclusão

Uma mente forte, resiliente e alinhada com seus propósitos profissionais e pessoais é tudo que você precisa para romper suas maiores limitações e medos dentro da gestão de conflitos.

Uma equipe bem treinada, com um ambiente organizacional sadio gera muito mais lucros e resultados, além de ter menos conflitos.

Por isso, estimular em si ou em outras pessoas a auto melhora é tão valioso para as empresas. 

Que tal melhorar a saúde mental dentro da empresa em que você trabalha e ainda conquistar mais metas? Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

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Referências

https://www.pontotel.com.br/gestao-de-conflitos/ 

https://fia.com.br/blog/gestao-de-conflitos/ 

https://www.gupy.io/blog/gestao-de-conflitos

https://www.totvs.com/blog/negocios/gestao-de-conflitos-como-praticar-para-o-bem-da-empresa/ 

https://blog.convenia.com.br/gestao-de-conflitos/

https://xerpay.com.br/blog/o-que-e-gestao-de-conflitos/

https://www.sankhya.com.br/blog/gestao-de-conflitos-nas-organizacoes/