É comum pacientes que procuram terapias acreditando estar vivendo um quadro de depressão, mas na verdade estão passando por um momento de tristeza. Mas, afinal, como saber se é tristeza ou depressão?

O que é tristeza ou depressão?

A tristeza é uma reação natural de quando passamos por problemas ou momentos difíceis. Ou seja, sentir tristeza é saudável. Ficamos tristes diante de uma perda, uma doença, separação ou mudança de fase de vida.

Já a depressão é uma doença por definição. Ou seja, atristeza pode ser um dos sintomas de depressão. Além disso, as causas da depressão podem ser genéticas, alterações de neurotransmissores, doenças crônicas, traumas, abuso de álcool e outras drogas.

Portanto, para saber se é tristeza ou depressão, devemos pensar que um é sentimento e outro uma doença. Abaixo vamos mostrar quatro maneiras para te ajudar a responder se é tristeza ou depressão:

1 – REAÇÃO APROPRIADA X REAÇÕES EXTREMAS

sentimento de tristeza é a uma reação apropriada diante de algum evento e não dura mais do que horas ou dias.

Já a depressão, são reações extremas, e a sensação é de que aquilo nunca vai passar.

2- PRAZER X SENTIMENTO DE VAZIO

É comum que quando estamos tristes nos sentimos desencorajados, no entanto essa sensação não deve durar muito tempo. Mas na depressão, o sentimento de vazio é constante, e pode te levar a perder o sentido da vida.

3- VITALIDADE X EXAUSTÃO

A tristeza por si só, não o impede de seguir com as suas atividades do dia a dia. No entanto, na depressão você se sente sem energia, se afastando de pessoas e da rotina que antes era prazerosa.

Além disso, a pessoa pode ter insônia ou sono excessivo, tensão muscular podendo acordar com dores no corpo e perda ou ganho de peso.

4 – PENSAMENTOS NEGATIVOS X DISTORÇÃO DA REALIDADE

Os pensamentos negativos estão presentes na tristeza e é uma reação comum. Já na depressão esses pensamentos ficam distorcidos, mais próximos da imaginação e distante da realidade.

É também comum que, na depressão, a pessoa se sinta culpada por estar vivendo essa fase difícil. Além disso a pessoa passa a se esquecer de coisas, mesmo aquelas que são importantes para ela. Assim, aos poucos, vai perdendo cada vez mais a confiança em si mesma e sua autoestima diminui cada vez mais.

A depressão como oportunidade de mudança

A depressão é uma doença que nos obriga a “dar um tempo”. Ela nos faz parar com a rotina, que talvez já não esteja mais trazendo crescimento pessoal.

A terapia pode ajudar tanto nos episódios de tristeza, quanto num quadro de depressão. Ou seja, a partir do entendimento das causas será possível mudar seus relacionamentos interpessoais.

Acima de tudo, você vai se reencontrar e, até mesmo, descobrir um novo sentido para a vida.

Faça o teste clínico de depressão

O diagnóstico nem sempre é simples, mas podemos ajudar. Faça nosso teste de depressão e entenda os níveis de depressão. O questionário leva menos de 3 minutos para fazer e é uma adaptação do teste PHQ  – Patient Health Questionnaire.

Se você se identificou com alguns dos sintomas descritos no texto, procure ajuda de um profissional especializado no Zenklub, apenas ele poderá diagnosticar casos de depressão e instruir sobre os tratamentos mais adequados.

Este artigo foi útil?

4.29

Você já votou neste post

Publicado por:

Rui Brandao

Publicado por:

Rui Brandao

Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.