Autoestima sustentável

09 outubro, 2020 |

Você já votou neste post

Onde ouvir também:

Este artigo é baseado em nosso podcast de saúde emocional, o Zencast. Neste episódio, falamos com a maquiadora e criadora de conteúdo Fê Guedes sobre autoestima sustentável. Para conferir a entrevista completa, ouça o episódio no player acima.

A insatisfação das mulheres com o próprio corpo não é de hoje. Querer ser bela, se sentir bem consigo mesma, ter baixa autoestima não é algo fácil, ainda mais com uma sociedade que impõe características do que é ser belo.

No mundo da maquiagem não é diferente. Fê Guedes, no decorrer da sua carreira, também passou por essas imposições. Várias vezes ouviu que precisava de maquiagem para “emagrecer o rosto”, sugeriram plástica, etc. E isso foi incomodando sua jornada.

Muitas mulheres estão insatisfeitas, comenta. 

Como maquiadora, ela passou a trabalhar com essas mulheres de uma forma bem diferente. Mostrou que é possível ser feliz com o rosto que se tem, usando maquiagem e sem precisar ceder ao padrão social.

Autoestima sustentável

Viver a autoestima sustentável significa perceber o próprio valor mesmo usando maquiagem. Toda essa pressão estética faz com que a autoestima de muitas mulheres seja baixa. Ou seja, passamos diariamente por questões que vão minando a nossa capacidade de nos vermos além das máscaras que criamos no dia a dia. 

E a maquiagem, por muito tempo, passou a ser a forma que muitas mulheres viram de esconder seus rostos. Mas Fê Guedes trouxe um ponto importante sobre o assunto: 

Maquiagem é uma expressão, uma forma de como eu posso me expressar ao mundo.

Ela diz que usar uma sombra amarela, rosa, ou pintar o corpo é uma forma de se expressar e isso, não necessariamente, precisa ser usado para mascarar quem se realmente é.

Você pode perceber suas manchas, rugas, aceitá-las e ainda assim usar maquiagem, não por medo que as pessoas vejam e te julguem, mas porque você entende que elas fazem parte do seu corpo. Sem imposições e sem tentar ser outra pessoa além de você mesma!

Autoestima e autoconhecimento

Se conhecer melhor faz parte do processo de autoaceitação. Quando a baixa autoestima entra em jogo, é muito mais difícil se ver com os outros. 

Infelizmente, muitas mulheres não conseguem encontrar valor em si mesmas. E isso transborda para a vida social. Muitas não sentem mais vontade de sair com os amigos, se acham feias ou indignas de ter um relacionamento, se cobram por coisas que estão além do seu alcance e não aceitam suas próprias conquistas.

Faça algumas perguntas a você mesma: 

  • Por que não estou satisfeita com o meu rosto?
  • Existe influência de algumas celebridades ou amigos para a minha mudança?
  • Eu realmente gosto de me maquiar ou faço isso pra esconder algo que não aceito?
  • As pessoas que eu sigo nas redes sociais me inspiram ou me fazem sentir pior?

Depois de refletir sobre, é possível encontrar caminhos para que você viva uma vida muito mais leve e de aceitação. 

O processo de autoconhecimento não é um caminho que demanda dias, mas, anos e pode não ser lindo. Porém, quando se consegue perceber coisas, jeitos, modos de olhar a si mesma, tudo pode ser menos complicado.

A importância do Autocuidado

O autocuidado está no tomar banho, no dormir, no se alimentar, no se ver, em se perceber, em se nutrir, em se cuidar. Tudo isso é pausa! É não fazer cabelo, é não fazer maquiagem, é o “eu preciso dormir o dia inteiro, eu preciso não me conectar com o celular, meu trabalho. São pausas diárias.

A fala da convidada traz uma reflexão importante sobre tudo o que falamos por aqui. Coisas simples do dia a dia podem sim ser um sinal de autocuidado. Dar uma atenção especial a si mesma, nem que seja por alguns minutos, pode te revigorar para um dia melhor.

Por isso, se cuide, se ame. Entenda a importância de se ver e se aceitar. E tudo bem usar maquiagem para esconder as manchas e imperfeições do rosto e do corpo, o que não pode é fazer disso uma condição para a sua vida.

Ouça o podcast e se inspire com essa e outras reflexões importantes sobre autoestima sustentável com Fê Guedes.

Convidado

Fê Guedes

Podcaster no “Beleza Para Quem”, Fê Guedes leva debates conscientes e saudáveis sobre estética e beleza. Também é fundadora da Agência CURA, de comunicação e branding.

Mostrar comentários

Deixe seu comentário

13524