Você tem desejado fazer transição de carreira? Buscar a satisfação e realização profissional é algo que muitas pessoas pensam no decorrer dos anos. 

Além disso, a psicoterapia pode ser um processo que irá te ajudar a se conhecer, de modo a encorajá-lo a tomar a melhor decisão e seguir seu planejamento com êxito.

Por isso, neste artigo, vou falar um pouco mais sobre o assunto para você que deseja buscar transição na sua carreira profissional.

O que é transição de carreira?

A transição de carreira é um processo de mudança na área de atuação de um profissional. Ou seja, uma mudança em sua profissão em que você busca por maior satisfação, novos desafios e maior estabilidade.

Segundo pesquisa feita pela Re:Trabalho 2020, descobrimos que 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar de carreira nos próximos 12 meses. Dessas pessoas, 70% dizem que querem uma carreira mais alinhada a seus interesses e propósitos de vida.

Motivos para mudanças de carreira

Ao longo da carreira, muitos profissionais almejam mudar de profissão pelos mais diversos motivos, como:

  • Falta de oportunidade de crescimento 

Com o passar do tempo, muitos profissionais por mais que gostem do que fazem, percebem que não terão oportunidade de crescimento dentro da empresa que trabalham ou até mesmo na profissão escolhida. 

  • Insatisfação pessoal

Além disso, ao escolher a profissão, muitas pessoas na hora de atuar percebem que não gostam do que fazem. Isso pode se dar pela rotina do dia a dia, pela vontade e interesses do profissional que com o passar dos anos podem ter mudado, entre outras situações. 

  • Remuneração e Empregabilidade

Todo profissional possui um objetivo na sua carreira. Por isso, muitas vezes, a perspectiva de empregabilidade não são animadoras, e a remuneração na área em que trabalha não condiz com os desejos pessoais e materiais, o que o faz querer mudar para uma área onde há mais oportunidades e onde possa conquistar sua independência financeira.

  • A falta de autonomia

Existem profissionais que gostam do que fazem, e recebem um salário bom de acordo com o mercado. Porém, não têm muita autonomia ao realizar suas atividades. Ficam à mercê do controle da empresa para cumprirem sua função e realizarem as tarefas. Então, esse profissional acaba querendo ir atrás de outras oportunidades, onde possa mostrar sua competência e planejar sua rotina, ou até mesmo abrir seu próprio negócio. 

Para complementar…

Muitas vezes acreditamos que “não estamos preparados” ou que “não somos capazes de realizar esta transição profissional” devido a estes padrões de pensamentos disfuncionais. Sem contar as mais diversas variáveis como o sustento, a empregabilidade e o momento da vida, que fazem com que este processo de transição profissional seja algo ainda mais incerto.

Diante do desafio de mudar de carreira, é normal o profissional apresentar receio e insegurança ao tomar decisões. Mas eu tenho uma ótima notícia: a psicoterapia pode auxiliar nessa situação.

Como a psicoterapia pode ajudar no processo de transição de carreira?

A psicoterapia foca em ajudar um indivíduo a lidar com a vida pessoal, profissional e familiar. Pode ser um meio de ajuda e apoio para passar por momentos difíceis como a transição de carreira.

Além disso, a orientação de um(a) profissional de psicologia pode ser algo indispensável para você que pensa em mudar de profissão. A orientação irá te ajudar a compreender seus interesses, habilidades, dificuldades e as suas próprias escolhas. Assim como a identificar as principais crenças e rótulos que têm limitado o seu processo de Transição Profissional. 

Como funciona a orientação profissional

É muito comum que na hora de decidir qual caminho seguir, você fique confuso e com medo de se arrepender.

Na psicologia, essa orientação tem como objetivo utilizar ferramentas e métodos que vão auxiliar na tomada de decisões referentes à sua carreira.

Além disso, ela serve para jovens que estão escolhendo uma profissão, para pessoas que pretendem ter uma transição de carreira, para aqueles que precisam tomar decisões importantes, efetuar alguma mudança no seu meio profissional e até mesmo pessoas que precisam resolver algum impasse na sua vida profissional.

O psicólogo irá te ajudar a buscar o autoconhecimento para que você tenha noção das suas paixões, interesses e habilidades. Isso tudo através de um atendimento personalizado, onde passará por diferentes sessões que estarão inclusos entrevistas e testes, para que reconheça sua personalidade e traços individuais, e no fim resulte no seu perfil.

Por fim, o mais importante é que no fim você encontre no mercado de trabalho uma área onde irá praticar essas descobertas e suprir seus interesses, e se tornar um profissional feliz e bem-sucedido.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e conflitos familiares.

Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!

Agende sua sessão comigo agora.

Fonte

Pesquisa RE: Trabalho (2020).

Este artigo foi útil?

4.8

Você já votou neste post

Publicado por:

Andre Luis Cuani

Publicado por:

Andre Luis Cuani

Psicólogo com experiência em Gestão de Pessoas e Atendimento Clínico, Formado em Administração/Processos Gerenciais pela UNINTER e em Psicologia pela INESUL, é Especialista em Gestão de Pessoas e em Terapia Cognitiva Comportamental. Profissional/psicólogo do Zenklub desde 2019, criador da página @esepararprapensar na qual divulga conteúdos voltados à reflexão e promoção de saúde mental. CRP: 08/29800.