Tem se tornado cada vez mais comum encontrar profissionais infelizes quanto às suas escolhas em relação a carreira e o rumo que ela tomou. O problema é que a grande maioria sente medo de buscar novos caminhos e fazer essa transição de carreira.

O fato é que dar o primeiro passo para uma transição de carreira não é uma tarefa muito fácil, e o medo da mudança é um dos principais motivos pelo qual muitos desistem de buscar uma nova profissão. Por isso, diante desse e diversos outros fatores, muitos preferem permanecer onde estão.

Além disso, ainda há muita desinformação e questionamentos sem respostas sobre a transição de carreira. Para ajudar a esclarecer, abaixo separamos alguns tópicos para nos auxiliar nessa tarefa.

O que é transição de carreira?

A transição de carreira nada mais é do que quando uma pessoa decide mudar de profissão. Hoje existem muitos profissionais insatisfeitos com a carreira que possuem, porém sentem a insegurança de mudar.

Para muitas pessoas, tomar essa decisão de mudança é ainda mais difícil pelo medo e ansiedade que nasce da ideia de começar tudo do zero novamente. Buscar um novo curso, um novo emprego, experiência até se firmar na área, entre outros fatores, são colocados na balança na hora de tomar a decisão de mudar ou não.

Segundo pesquisa feita pela Re:Trabalho 2020, descobrimos que 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar de carreira nos próximos 12 meses. Dessas pessoas, 70% dizem que querem uma carreira mais alinhada a seus interesses e propósitos de vida.

Quais os motivos para trocar de profissão?

Os motivos são particulares de cada pessoa e podem variar muito, nem sempre a mesma razão que uma pessoa tem será a mesma que a do seu colega. Sendo assim, cada pessoa tem o seu motivo para querer realizar essa transição de carreira. 

Mas, podemos citar alguns motivos que levam a pessoa a querer mudar de profissão, como por exemplo:

  • Remuneração;
  • Falta de oportunidade de crescimento profissional;
  • Empregabilidade;
  • Falta de autonomia;
  • Insatisfação pessoal.

Esses são alguns dos principais motivos que levam um profissional a buscar novos caminhos e conhecer um novo “mundo”. Mas, como mencionamos acima, cada pessoa possui os seus motivos e sabe o que é melhor para si.

O importante é que todos tenham em mente que é possível sim começar do “zero” e dar um novo rumo para sua carreira profissional, a questão é não desistir antes mesmo de começar. No fim os resultados podem ser bem positivos.

Como saber se está na hora de mudar?

Cada pessoa tem o seu tempo e os seus motivos em particular que levam a tomar essa decisão. Não existe uma data certa, ou uma hora certa, existe o momento que a própria pessoa entende ser o correto.

É preciso colocar na balança todos os fatores, como por exemplo, se é um pai ou uma mãe de família, as questões financeiras e também emocionais, pois começar de novo pode ser um desafio.

Embora seja possível que até um determinado ponto dessa mudança ela ainda consiga permanecer trabalhando na sua antiga profissão, chegará uma etapa, geralmente a de experiência, que ela precisará deixar o emprego atual para se inserir no mercado de trabalho com a nova profissão.

Infelizmente, talvez para a grande maioria essa seja a etapa mais complicada, pois muitas empresas hoje exigem um determinado tempo de experiência e não dão a oportunidade para as pessoas que estão começando.

Portanto, o momento certo para mudar vai de acordo com cada pessoa, onde, é preciso colocar na balança vários fatores, para chegar a essa conclusão. O mais importante é não meter os pés pelas mãos e acabar se complicando.

Além disso, é extremamente importante que a pessoa tenha em mente e tenha certeza de qual a nova carreira que irá seguir, pois começar um curso e antes de chegar na metade perceber que não é aquilo que imaginava ou não está gostando, só trará prejuízo.

Por onde começar a transição de carreira?

No primeiro momento, é preciso analisar com calma se a mudança de carreira é a melhor alternativa para solucionar o problema em questão, afinal nem sempre o fato de você estar infeliz com seu emprego significa que você não gosta da sua profissão.

É como mencionamos, podem existir vários fatores, mas neste caso talvez seja o problema seja apenas a empresa onde você está trabalhando e mudar para uma outra empresa, mas mantendo a profissão, seja a solução.

Outra alternativa que também pode ajudar neste momento é permanecer na empresa que atua, mas migrar de cargo, mudando também o setor onde atua e se mantendo na mesma profissão. 

Para que fique mais claro, um exemplo disso é: você é formado em administração de empresa e atua na área financeira, uma alternativa é sair do financeiro e mudar para a contabilidade. Ou seja, se manter na mesma profissão mas mudar apenas de área de atuação.

Por isso, antes de mudar de profissão, busque alternativas mudando de área ou buscando uma nova oportunidade no mercado para mudar de empresa. Além disso, o autoconhecimento é muito importante nesse momento, para que você entenda se realmente o problema está em sua vida profissional ou se são outros fatores.

6 dicas para facilitar a sua transição de carreira

Como pudemos ver até aqui, a transição de carreira é possível para qualquer pessoa, apenas é preciso que ela tenha certeza para qual profissão ela realmente deseja migrar.

Claro que existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão e, para isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar nessa tarefa importante.

1. Saiba qual a formação e habilidades necessárias

Cada profissão possui suas exigências para que o profissional consiga ingressar no mercado de trabalho. Algumas com apenas cursos e um portfólio já é possível começar a atuar na área. Já outras exigem graduação e até mesmo uma especialização.

O fato é que, independente da profissão é fundamental que o profissional se mantenha em constante desenvolvimento e sempre se atualizando, para que consiga acompanhar a evolução do mercado.

Sendo assim, faça uma pesquisa detalhada sobre a nova carreira em que deseja ingressar, se necessário faça uma lista das qualificações que a profissão exige, se organize tanto financeiramente quanto em questão de horários para conseguir executar essa etapa sem problemas.

2. Avalie o seu estado atual e o estado ideal

Se você levantou a hipótese de mudar de carreira e chegou até aqui, é sinal que algo não está bom na sua atual profissão. Ou seja, o estado atual é onde você não está gostando de estar. 

Por isso, é fundamental que você reflita e avalie as condições em que se encontra, se a conclusão não for boa, é sinal de que tudo precisa mudar. Tenha em mente que o lugar ideal é aquele onde você se imagina e gostaria de estar e não onde você está hoje.

Avaliando esse estado ideal em comparação com o atual, você pode visualizar onde está e onde gostaria de chegar, envolvendo crescimento e sucesso na carreira. 

3. Tenha o máximo de detalhes sobre a nova área

É fundamental que para essa transição de carreira você faça uma pesquisa sobre a nova profissão e sobre a área onde deseja atuar. Busque o máximo de informações e detalhes que conseguir, é importante conhecer o “terreno” em que está pisando, afinal tudo será novo e você estará começando do zero.

4. Faça networking com profissionais da nova área

Ter contato com profissionais que atuam na área em que deseja ingressar é muito importante, o famoso networking te ajudará muito nesse momento. Além disso, trocar informações e ouvir o que a pessoa que já atua nessa profissão há anos tem a dizer só irá agregar.

Isso também pode ajudar muito na hora de conseguir uma oportunidade de trabalho. O tão conhecido Q.I (Quem Indica), pode facilitar no processo desde o momento da seleção até o momento da entrevista.

5. Monte um novo currículo

Ter um bom currículo neste momento também é extremamente importante, afinal as empresas precisam saber quais são seus interesses e objetivos na nova profissão. Dê ênfase em suas competências, habilidades e também suas principais qualidades.

Destaque os cursos e os projetos paralelos que possuem relação com a nova profissão, eles ajudarão a valorizar seu interesse, tirando um pouco do espaço e destaque das experiências da antiga profissão.

6. Se planeje financeiramente e faça entrevistas

Por fim, você não pode se esquecer de se planejar financeiramente, afinal mudar de profissão requer alguns gastos que, claro, valerão a pena no futuro. Mas, de qualquer forma, é preciso tomar muito cuidado para não fazer dívidas que não consiga pagar. 

Outro detalhe é que dependendo da nova profissão escolhida você dificilmente conseguirá um salário compatível ao último emprego logo de início. Por isso, também é importante que você tenha consciência de seu novo padrão de vida, até conseguir adquirir experiência e o salário ir aumentando gradativamente. 

Em relação às entrevistas, sabemos que um dos maiores desafios para se ingressar no mercado de trabalho é conseguir uma oportunidade de emprego. Por isso, é fundamental se preparar para os processos seletivos.

Mesmo que a vaga oferecida não tenha tudo aquilo que você deseja, é muito importante que você participe das entrevistas. Isso te trará cada vez mais experiência e te ajudará a se preparar para quando surgir uma vaga mais importante. 

Deixe claro o seu desejo e interesse na vaga e na profissão para qual está migrando, além disso destaque suas habilidades e os aprendizados que teve com as experiências da profissão anterior.

Como a psicoterapia pode ajudar com esse processo?

O objetivo da psicoterapia é ajudar a pessoa a lidar com suas questões internas e da sua vida. Além disso, o psicólogo irá trabalhar a questão do autoconhecimento que é fundamental no momento de tomar essa decisão ou muitas outras.

O poder da terapia para sua carreira é grande quando falamos nesses momentos de grandes mudanças, onde precisamos estruturar com cuidado nossos planos futuros, metas e objetivos. 

Outros fatores que também são trabalhados na psicoterapia são as inseguranças, as dificuldades e também as habilidades e interesses da pessoa. Independente disso, busque ajuda de um profissional da psicologia, ele conseguirá te auxiliar em diversas questões, além de te ajudar a entender quais mudanças realmente são necessárias ou não.

Conclusão

Uma transição de carreira pode ser uma fase difícil, onde passamos por muitos questionamentos e grandes inseguranças. Começar do zero, buscar por cursos, ir atrás de novas vagas de emprego e ainda se deparar com um mundo novo dentro do mercado de trabalho podem se tornar empecilhos para tomar essa decisão.

Mas quando a pessoa entende que, de fato, a transição de carreira é o que se busca, chegou a hora de definir um bom plano de ação, se organizar e ir atrás de novas oportunidades. 

Nesses casos, buscar ajuda profissional pode facilitar o processo, te ajudando a definir um foco e se manter engajado nesse processo. No aplicativo do Zenklub, além do apoio de psicólogos, é possível se consultar com coaches profissionais que podem te ajudar a realizar a transição de carreira de forma estruturada e estratégica. 

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

RIZZATTI, Daniela Bach et al. Transição de carreira em adultos brasileiros: Um levantamento da literatura científica. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 2018.