Atingir o sucesso profissional parece ser algo muito distante para você? Lembre-se que até as pessoas mais bem sucedidas tiveram que começar de algum lugar. Mas, afinal, qual é o segredo para alcançar o sucesso profissional?

Qual é o melhor caminho?

Mark McCormack em seu livro “O Que Não Se Ensina Em Harvard Business School” cita uma pesquisa realizada com estudantes MBA em Harvard, onde os alunos precisam responder a uma pergunta:

Vocês têm metas claras, definidas e escritas para o seu futuro e com planejamento para realizá-las?

Se esta pergunta fosse feita a você hoje o que você responderia? Bem, em Harvard somente 3% dos estudantes responderam que sim, 13% tinham metas claras, mas não estavam escritas nem planejadas, e os 84% dos estudantes não tinha planejamento algum.

Resultados a médio e longo prazo

Porém, a parte surpreendente desta pesquisa, foi que 10 anos depois, o pesquisador entrevistou todos os participantes novamente e obteve o seguinte resultado:

  • Os 13% que tinham metas definidas mas sem o planejamento escrito, ganhavam, em média, o dobro do que os 84% que não tinham objetivos definidos.
  • Os 3% que tinham metas claras, escritas e planejadas, estavam ganhando, em média, 10 vezes MAIS do que os 97% JUNTOS!

Impressionante, não é mesmo? Várias pessoas buscam o tão almejado sucesso profissional, mas nem todo mundo alcança em medidas iguais. Seria então o planejamento a solução para os problemas?

Talvez, mas com certeza também precisamos de uma ajuda extra. Por isso, separamos cinco dicas que podem te ajudar na sua jornada para o sucesso profissional.

1. Autoconhecimento rumo ao sucesso profissional

Para alcançar o sucesso profissional, o primeiro passo é se conhecer, saber com que tipo de atividade você realmente se identifica, identificar suas habilidades e seus pontos a desenvolver. A partir daí você pode se planejar e começar o seu próprio caminho rumo aos seus objetivos.

Há várias maneiras de buscar o autoconhecimento. Entre elas estão a terapia, meditação e coaching. Ou seja, não importa como, mas o que vale é a intenção de buscar uma maior qualidade de vida e se conhecer mais.

Quer saber mais? Leia nosso post e entenda como o autoconhecimento pode beneficiar a sua carreira.

2. Foco rumo ao sucesso profissional

Quando você sabe quem você é e o que você quer, fica fácil definir onde você está e onde você precisa chegar. É como ligar uma lanterna que clarear seu caminho e te ajudar a chegar onde você quer.

Ter foco é tomar a decisão de qual direção seguir, e deixar definido internamente o que você quer para sua carreira. Grande parte das pessoas pecam neste momento, pois perdem totalmente o foco e se distraem no caminho.

Neste passo é importante entender que não existe plano B, não existe uma carta na manga, existe apenas o plano A, que é a profissão dos seus sonhos. Perdemos muito tempo pensando no “e se…”, mas se você já praticou o autoconhecimento você sabe o que realmente quer alcançar.

3. Planejamento rumo ao sucesso profissional

Mas, afinal, como me planejar e organizar minha vida pra chegar onde eu quero? Fazer isso é fácil, mas não basta ter este planejamento na sua cabeça.

Ou seja, você precisa fazer como os 3% de Havard e escrever seu planejamento no papel, com datas definidas para cada ação que você precisa realizar. Por isso, busque pessoas que já alcançaram o sucesso na área que você gostaria de atuar. Pergunte mais e consiga informações para basear seu planejamento na realidade da profissão desejada.

4. Ação rumo ao sucesso profissional

Não basta ter um belo planejamento no papel se você não executá-lo. Por isso, o quarto passo é exatamente a ação, atitude e colocar em prática as ações descritas no seu planejamento.

Não é atoa que dizem que sem ação, nosso planejamento não passa de um sonho. Então, devemos sonhar sim, mas também nos planejar e botar tudo isso em prática.

Esta é a chave para o sucesso profissional: Visão definida (FOCO) + AÇÃO. Com muita força de vontade você com certeza irá longe com seu sucesso profissional.

5. Disciplina rumo ao sucesso profissional

Por último, mas não menos importante, temos a disciplina como uma grande ferramenta para alcançar o sucesso profissional. Se mantenha firme no que você acredita, mesmo quando as coisas parecerem ruins. Afinal, quem nunca passou por um momento difícil?

Por isso, supere os desafios e, se necessário, reveja o planejamento, crie novas ações e mantenha sempre o foco. Com um passo de cada vez todos podemos chegar longe.

Mas, se precisar de uma ajuda extra procure um profissional pra te ajudar. O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar. Estamos prontos para te ajudar a alcançar o sucesso de uma forma saudável.