Provavelmente você já sentiu que estava faltando algo, um sentimento de vazio em certos momentos de sua vida, uma sensação que incomoda muito, porém é mais comum do que podemos imaginar. Esse sentimento que toma conta da gente é o vazio emocional.

Esse sentimento costuma estar mais presente na vida de uma pessoa em momentos de transição, onde ela passa da adolescência para a vida adulta ou da vida adulta para a velhice. As pessoas costumam se sentir perdidas diante do mundo, sem saber qual direção seguir, é como se fosse uma ferida aberta que precisa ser cicatrizada.

Isso também vale em momentos como por exemplo de mudanças de cidade, emprego ou até mesmo a mudança de entes queridos para outra cidade ou país. Abaixo, separamos alguns tópicos importantes que irão ajudar a entender melhor o que é esse vazio emocional.

O que é vazio emocional 

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Esse sentimento costuma estar presente em nossas vidas em momentos de transições, como por exemplo da adolescência para a vida adulta, onde a pessoa sai do processo da escola e precisa decidir qual caminho irá seguir, profissão, busca por um trabalho, entre outros.

E também na transição da vida adulta para a velhice por exemplo, onde as limitações passam a estar mais evidentes e a disposição já não é mais a mesma.

Outro momento em que esse vazio emocional pode se tornar presente na vida de uma pessoa é quando um ente querido se afasta, precisa mudar de cidade ou até mesmo de país.

É como se você se deixasse ir também, dando lugar para um vazio, onde todos seus objetivos deixam de fazer sentido e você passa a se questionar sobre o que realmente você está buscando para sua vida e o que realmente faz sentido.

Por isso, é nesse momento que devemos buscar de imediato a ajuda de um profissional da psicologia, afinal, acabar com esse sentimento irá exigir muito do seu emocional e psicológico e com a ajuda de um psicólogo, esse processo será mais fácil.

O que causa vazio emocional?

De acordo com os profissionais, a sensação de vazio se trata da consequência da falta de contato com algo que proporciona prazer para a pessoa. Isso pode acontecer principalmente quando a pessoa leva uma vida indesejada em todos os campos, seja profissional ou sentimental, familiar, etc.

Um fato também que faz com que a pessoa sinta esse vazio emocional é quando por consequências da vida ela precisa percorrer caminhos diferentes dos quais ela havia planejado e começa a se comparar com o próximo, surgindo o típico questionamento de o porquê para ele deu certo, mas para mim não. 

Essas situações fazem com que a pessoa perca o prazer pela vida e passe a enxergar tudo de forma negativa e não vê os pequenos prazeres que a vida já lhe proporcionou, além disso, sente prazer em se isolar de tudo e de todos e se entregar ao vazio.

Na tentativa de acabar com esse sentimento, a pessoa busca formas que geralmente não são saudáveis para preencher esse vazio e acabam desenvolvendo vícios, compulsões, entre outros.

Outro ponto que vale destacar é a distância, que devido a incapacidade de encontrar um propósito ou de encontrar sentido novamente para as coisas, a pessoa acaba se distanciando de tudo e de todos, assim dando espaço para os sintomas de depressão tomarem conta.

Ou seja, essa sensação de vazio significa que algo não está bem e você precisa buscar ajuda para encontrar um sentido novamente. Por mais assustadora que isso seja, é preciso ter em mente que existe sim uma solução e é possível colocar a vida nos trilhos novamente.

Vale ressaltar também que se comparar com outra pessoa nunca é o ideal, já que não sabemos 100% da vida de todos. 

O que vemos são aparência e não sabemos de fato o que aquela pessoa está realmente passando e sentindo. Por isso e por mais difícil que seja, é muito importante não nos compararmos ao próximo, afinal, a vida é feita de altos e baixos.

Como identificar o vazio emocional 

Podemos dizer que quando uma pessoa sente um vazio emocional é como se todas as emoções e sentimentos negativos decidissem se unir e tomar conta, e então é nesse momento que tudo perde o sentido.

É preciso deixar claro que a luta contra esse sentimento não é fácil, porém, é necessário que a pessoa não desista e se entregue. É possível identificar esse sentimento logo no início, antes que ele ganhe tanto espaço, para isso, é necessário que você se faça alguns questionamentos, como por exemplo:

  • O que te traz satisfação;
  • Quais atividades te dão prazer;
  • O que te faz feliz;
  • Quais seus interesses e suas vontades.

Se você sentir dificuldade de responder esses questionamentos, é sinal de que algo não está bem e existe algum bloqueio relacionado a sua própria vida, e é preciso buscar ajuda.

Caso não seja possível recorrer à psicoterapia e a ajuda de um profissional, uma maneira de se ajudar é procurar ver o lado positivo das coisas e valorizar aquilo que você conquistou até o momento. 

A questão é, que não se trata de se conformar, mas sim de aceitar a realidade e ter em mente que tudo pode mudar, basta você reagir.

A relação do vazio emocional com a depressão 

O agravamento do sofrimento psíquico devido a existências do vazio emocional pode levar a pessoa se sentir incapaz de voltar ao “normal”. É nesse momento em que a pessoa se entrega a esse sentimento e então a depressão surge.

É com a depressão que a solidão se torna mais presente, trazendo à pessoa um sentimento de que a vida já não faz mais sentido, a sensação de estar sozinho no mundo e ter apenas a si mesmo, se faz presente dia após dia. 

Assim, a pessoa sente que a vida perde o significado e ela se sente vazia, abandonada, sozinha e insignificante.

É exatamente com a depressão que todas as questões existenciais da pessoa se tornam mais fortes e presentes. Se a pessoa não busca ajuda logo no início, é natural que ela se utilize de mecanismos para fugir de si próprio e se afastar do mundo.

Porém essa pessoa não consegue sustentar esses mecanismos por muito tempo e seu quadro de sofrimento psicológico irá evoluir de forma significativa e com uma velocidade muito maior do que se pode imaginar.

Diferente da depressão, o vazio emocional embora tenha como base os mesmos questionamentos, principalmente sobre o sentido da vida, a pessoa geralmente consegue seguir com sua vida e encontrar com mais rapidez a respostas para seus questionamentos e muitas vezes superam essa fazer sem a ajuda de um profissional.

Já a depressão, se um profissional não intervir o quanto antes, ela vai consumindo a pessoa e quando se dão conta ela já está em um estado gravíssimo, que para conseguir reagir é preciso iniciar um tratamento até mesmo com medicamentos.

Como tratar o vazio emocional 

Agora que vimos como o vazio emocional surge, e o que ele pode causar em nossas vidas, é compreensível que sair desse sentimento não é uma tarefa fácil, pois muitas vezes não conseguimos enxergar a saída.

Pensando nessa questão, abaixo separamos algumas formas que irão te ajudar a sair desse sentimento e encontrar com mais rapidez o sentido da vida novamente.

Identifique o problema

Sabemos que para resolver qualquer questão, o primeiro passo é identificar qual é, onde está e acima de tudo, reconhecer o problema. Afinal, quando entendemos que existe um problema, automaticamente nossa mente começa a trabalhar para solucioná-lo.

Caso isso não aconteça, é sinal de que a pessoa ainda está em negação e fugindo da realidade, até porque nesse momento ela não está sendo muito confortável de encarar. Mas, é preciso que a pessoa reflita sobre o que está acontecendo.

Tentar entender e encontrar o motivo pelo qual aquele sentimento surgiu e tomou conta de tal forma. Pense bem, tente buscar todos os fatores que podem ter desencadeado esse vazio emocional. Esse é o primeiro e mais importante passo para acabar com esse sentimento.

Converse com alguém 

Converse com alguém da sua confiança, se abra, fale em voz alta e exponha o que você está sentindo, esse é um dos passos que irão te ajudar a encarar de frente esse sentimento. 

Talvez a pessoa pode não entender o que você está sentindo, mas apenas o fato de ouvir o que você tem a dizer, te ajudará a tirar um pouco do peso que esse sentimento traz.

Porém, pode acontecer de essa pessoa já ter passado pela mesma situação que você, e apenas em compartilhar o que ela fez para enfrentar esse processo, pode te ajudar e dar um norte para que você consiga sair desse sentimento.

Terapia

Recorrer à ajuda de um profissional da psicologia é o principal recurso que a pessoa deve buscar. O psicólogo será capaz de ajudá-lo a reencontrar o sentido da sua existência e a vontade de preencher esse vazio da forma correta.

Com a terapia você entenderá que sua felicidade não depende do outro ou do mundo e, muito menos, são eles que farão você se sentir completo novamente. Mas sim tudo depende única e exclusivamente de você, por isso, busque ajuda de um psicólogo. Você não precisa enfrentar todo esse processo sozinho.

Conclusão

O vazio emocional pode fazer parte de transtornos psicológicos que podem afetar gravemente o bem-estar e saúde de quem sofre com ela e das pessoas ao redor, como por exemplo a depressão. A psicoterapia e o acompanhamento com um médico psiquiatra são partes fundamentais do tratamento.

Buscar ajuda profissional é importante não apenas se você sofre com o transtorno de ansiedade e as crises, mas também se você precisa aprender a melhor forma de lidar com alguém do seu convívio e que passa por isso.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.