O trabalho em equipe é uma das habilidades básicas que os recrutadores avaliam durante um processo seletivo. Isso porque saber trabalhar bem em dinâmicas de grupo e trabalho em equipe são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa.

As qualidades e experiências de cada funcionário são sim muito importantes, mas quando todos trabalham juntos, os resultados são sempre muito melhores.

Dessa forma, um candidato que lida bem com o trabalho em equipe, tem uma qualidade em seu perfil que é um ponto positivo. Afinal, o intuito é contratar uma pessoa que saiba conviver com as diferenças, seja capaz de ouvir e de contribuir com o time.

Dinâmica do trabalho em equipe

A dinâmica do trabalho em equipe não é algo fácil e nem sempre será agradável. Ao mesmo tempo que é bacana ter pessoas que pensam diferente trabalhando juntas em prol de algo maior, isso pode se tornar algo caótico.

Mas, vale a pena respirar fundo, ter uma visão humanizada e procurar sempre resolver os conflitos.

Afinal, o trabalho em equipe é a melhor opção para criar mais possibilidades pra um projeto e conseguir bons resultados.

Para entender melhor isso, veja a seguir o que é o trabalho em equipe e como funciona o seu poder de transformação.

Trabalho em equipe: item essencial para uma empresa

A importância do trabalho em equipe é o que faz tantas pessoas, com jeitos diferentes, trabalharem juntas para obter um resultado melhor. Isso porque, quanto mais visões uma equipe tiver, mais fácil de resolver problemas e encontrar boas soluções.

Sendo assim, pode-se dizer que o trabalho em equipe é um dos pilares que uma empresa deve ter para conseguir conquistar reconhecimento no mercado.

Benefícios do trabalho em equipe

A dinâmica do trabalho em equipe tem muitas vantagens, tanto para o os funcionário, como para o sucesso da empresa. Veja a seguir os principais benefícios do trabalho em equipe:

  • Troca de conhecimento e experiências
  • Equipes com um desempenho melhor
  • Integrar pessoas de diversas áreas que passam a trabalhar juntas
  • Várias gerações em um só projeto
  • Várias ideias para soluções de problemas
  • Resoluções mais rápidas e eficazes
  • Melhora as relações interpessoais entre os colaboradores. Com isso, o ambiente de trabalho se torna mais equilibrado
  • Melhora a comunicação entre as pessoas
  • É uma maneira de dar liberdade para todas as pessoas mostrarem suas opiniões, habilidades e capacidades técnicas
  • Competitividade positiva entre as equipes, dando bons resultados para a empresa
  • Sentimento positivo entre a equipe, como união, empatia e respeito às diferenças, por exemplo

Como trabalhar em equipe

Como mostramos, o trabalho em equipe é algo bom para todas as pessoas. Por isso, é algo esperado, não só no ambiente de trabalho, mas também em toda a nossa vida. Seja nos relacionamentos pessoais ou até mesmo em nossa vida acadêmica.

O que é preciso

Portanto, é importante buscar sempre melhorar a capacidade de trabalhar em equipe. Confira algumas dicas para se sair bem nessa missão:

  • Gerenciar conflitos: embora sejam desagradáveis, eles vão aparecer às vezes. E, para trabalhar em equipe, é necessário ter resolver bem os problemas. Para fazer isso da melhor forma possível, certas habilidades sociais ajudam. Como por exemplo empatia, assertividade e inteligência emocional
  • Proatividade: uma equipe proativa é capaz de melhorar os resultados
  • Comunicação eficiente: essa talvez seja a principal habilidade para conseguir trabalhar bem em equipe. Para obter bons resultados, uma equipe precisa de metas e objetivos claros. Dessa forma, uma boa comunicação é fundamental
  • Inovação: é essencial conseguir inovar e ser uma pessoa criativa dentro de uma equipe. Isso estimula a produção de soluções e insights
  • Confiança: sabe aquela coisa de que não existe relacionamento sem confiança? Então, é real e uma equipe funciona da mesma forma. É preciso ter confiança para trabalhar em equipe. Confiar nas ideias e nas atitudes dos colegas. Além disso, ser uma pessoa com quem se pode contar. Isso é crucial para uma equipe, pois o trabalho flui melhor
  • Respeito: parte do mesmo princípio da confiança. Sem respeito, é impossível conviver, imagina então trabalhar junto

Seguindo essas dicas simples você, com certeza, pode melhorar e muito o seu trabalho em equipe. Mas, se você tem dificuldade com alguma delas ou não consegue se relacionar em grupo, encontre no Zenklub um profissional para te ajudar a construir e fortalecer seu melhor você.

Conheça o Zenklub

Não adie a sua jornada de autodesenvolvimento e saúde mental. Bem-estar deve ser uma prioridade e é um direito de todos. Encontre um profissional para te ajudar a construir e fortalecer seu melhor você.

Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 400 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.

Este artigo foi útil?

4.14

Você já votou neste post

Publicado por:

Rui Brandao

Publicado por:

Rui Brandao

Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.