É um fato que um dos maiores desafios de líderes e gestores é coordenar, criar planos para projetos e ainda manter seu time engajado e motivado. Mas, existem algumas dinâmicas e ferramentas que podem dar um ajudinha extra nessa missão. Hoje vamos conhecer mais sobre uma delas, o Team Building.

Nem sempre todos os colaboradores vão estar engajados e motivados e isso é normal. Mas, pesquisas apontam que esses fatores estão diretamente relacionados com índices como desempenho e performance. 

Por isso, o mundo corporativo já entendeu que investir em estratégias para os colaboradores traz vantagens não apenas para as pessoas, mas também para os números e crescimento da empresa. 

Vamos entender mais sobre o que é Team Building e como aplicar na sua empresa. 

O que é team building?

O Team Building é um conceito e também um treinamento que tem como objetivo fortalecer os times, incentivar o trabalho em equipe e melhorar as relações. 

Essa é uma técnica muito utilizada por gestores e líderes para motivar e engajar os colaboradores, além de estreitar laços e desenvolver bons relacionamentos dentro do time.

Esses geralmente não são treinamentos tradicionais, com apenas algum palestrante ou em uma sala de aula. O team building tem a tendência de procurar mais o lúdico, feito por meio de desafios e de forma inovadora, até mesmo como forma de dinâmica de grupo.

Além de estreitar laços, o team building é usado também para desenvolver a confiança entre os colegas de equipe, integração e até mesmo exercitar a liderança.  

Qual o objetivo do team building?

Em um primeiro momento pode parecer que as dinâmicas de team building são simples e sem muitos fundamentos. Mas se engana quem pensa isso.

Alguns dos objetivos do team building são identificar pontos fortes e fracos dentro dos times, evidenciar problemas de relacionamento interno, revelar talentos que acabam ficando esquecidos no dia a dia das empresas, entre outros.

Ou seja, através de um momento mais descontraído, é possível tirar insights valiosos para planejar projetos, coletar dados para a gestão de pessoas, compartilhar conhecimentos e definir metas que dependem de talentos específicos. 

Quais são os benefícios do team building ?

Como já mostramos aqui, o team building pode beneficiar não apenas os colaboradores, mas também os líderes, gestores e a própria empresa. Afinal, ao tornar o ambiente mais agradável, o trabalho pode se tornar mais eficiente e eficaz. 

Conheça os principais benefícios do team building:

  • Melhora no engajamento e motivação dos colaboradores;
  • Tem efeitos positivos no clima organizacional;
  • Melhora a comunicação e diminui atritos entre os colaboradores;
  • Auxilia os gestores na resolução de conflitos; 
  • Colabora na resolução de problemas estimulando ideias criativas;
  • Melhora a performance e os resultados da empresa;
  • Dá mais visibilidade para os líderes e time de Recursos Humanos.

Como fazer team building na empresa?

Agora que já identificamos os principais benefícios, chegou a hora de colocar em prática. Saiba que organizar dinâmicas team building não são tão complicadas e hoje já são consideradas ferramentas importantes para a gestão de pessoas.

Por isso, aqui vão algumas dicas de como fazer team building na sua empresa.

Use a criatividade

Busque fugir do comum, das palestras não interativas e das salas de aula. Proponha atividades criativas e que vão engajar a participação do maior número de colaboradores possível. 

Apostar em treinamentos externos e com um maior tempo de duração são boas opções para tirar seus colaboradores da rotina.

Mude a ideia de autoridade nas equipes 

Se você é gestor ou líder, abandone a ideia de autoridade distante. Coloque as mãos na massa juntamente com os outros colaboradores e entre na dinâmica. 

O team building também usa como ferramenta a diminuição do afastamento que a hierarquia tende a criar. Por isso, use esse momento para conhecer de fato seu time e deixe que eles se aproximem também. 

Fortaleça a comunicação

Independente da escolha de dinâmica ou o espaço onde vai acontecer, o Team Building é sobre fortalecer a comunicação. O engajamento entre os colaboradores vai acontecer baseado no maior diálogo. 

Então, estabeleça uma comunicação clara e procure deixar esse canal sempre aberto para os colaboradores. 

5 exemplos de dinâmicas de team building

As dinâmicas de team building devem ser um momento mais leve e de descontração, que não deixa de ter importância e objetivos claros e bem definidos. 

Vamos conhecer agora alguns exemplos de dinâmicas de team building que podem se tornar parte dos rituais na sua empresa:

1. Duas verdades e uma mentira

Essa dinâmica é muito utilizada no team building para criar o gelo de um primeiro encontro e “soltar” os colaboradores. 

Ela consiste em cada um falar 3 fatos sobre si, sendo eles duas verdades e uma mentira. Cabe aos demais participantes descobrir qual dos fatos é, na verdade, uma mentira. Essa dinâmica serve para fazer com que os colaboradores se conheçam mais e possam estreitar os laços

2. Escape room 

Essa é uma dinâmica muito divertida que pode ser feita tanto em um cenário montado na empresa, quanto em estabelecimentos de entretenimento que são voltados para esse tipo de jogo.

Esse é um jogo onde os colaboradores precisam formar times e resolver desafios de raciocínio lógico para “escapar” de uma sala. Essa dinâmica fortalece o trabalho em equipe e colaboração.

3. Cabo de guerra

No team building, essa brincadeira de criança ganha um aspecto diferente. Divididos em times, os colaboradores precisam se unir, definir estratégias e ajudar uns aos outros para ganhar. 

O cabo de guerra é uma dinâmica mais física e requer um espaço aberto ou maior para sua realização, mas é também muito divertido. 

4. Evento gastronômico

Essa é a dinâmica de team building onde os participantes literalmente colocam a mão na massa. Essa é uma maneira descontraída e divertida de engajar os colaboradores a alcançar um resultado em comum na cozinha. 

Defina uma receita desafiadora e proponha algumas reflexões durante o processo. 

5. Caminho às cegas

Nessa dinâmica, os colaboradores se dividem em grupos e formam uma fila. Todas as pessoas são vendadas, com exceção do primeiro da fila, que deve guiar a todos de maneira segura até a chegada.

Isso fortalece a confiança entre os colegas e exercita a liderança.

É possível fazer team building online?

Com a pandemia da COVID-19, as empresas tiveram que se adaptar ao universo do trabalho remoto. As dinâmicas de team building não foram diferentes. 

É possível sim fazer team building online e muitas empresas desenvolveram isso com a ajuda de ferramentas e plataformas, como por exemplo as de chamada de vídeo e jogos online. 

Com o home office, se tornou ainda mais importante manter essas interações e integrações entre os colaboradores que agora enfrentam a barreira da distância. 

Quando fazer team building?

Não existe uma regra exata sobre quando um time precisa dessa atividade ou de quanto em quanto tempo é necessário fazer ações de team building. É necessário que o líder ou gestor do time esteja engajado e perceba quando essas atividades são necessárias. 

De qualquer maneira, essas ações servem para fazer a manutenção da integração e engajamento, portanto não devem ser deixadas de lado ou esquecidas. 

Qual o papel do RH no team building?

O time de Recursos Humanos precisa estar engajado com no team building, já que essa ferramenta afeta diretamente aspectos como motivação dos colaboradores, integração, entre outros. 

Conclusão

Se você faz parte do time de Recursos Humanos, é um líder ou gestor, com certeza já entendeu a importância do processo de team building. Além de engajar e motivar os colaboradores, o team building tem efeitos diretos nos resultados e performance. 

Mas, sabemos que otimizar e garantir a qualidade desse processo pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub oferece planos empresariais que vão muito além de terapia para os funcionários. Sua empresa pode contar com palestras, treinamentos e análises baseadas em dados sobre a saúde emocional dos seus times e áreas. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Conheça mais sobre o Zenklub empresas.

Referências 

BEJARANO, Viviane Carvalho [et al] – Equipes de alta performance. Disponível em: http://www.pg.utfpr.edu.br/ppgep/Ebook/ARTIGOS2005/E-book%202006_artigo%2053.pdf

BGBUILDING. Empresa de consultoria e treinamentos – Actividades team building\ Disponível em: http://www.team-buildingportugal.com/actividades-team-building.html

CHIAVENATO, Idalberto – Treinamentos. In Gestão de Pessoas. 2ª ed. Rio de Janeiro:

Elsevier, 2004. ISBN 85-352-1448-8. p.337-358.