Dinâmicas de grupo: um assunto que divide opiniões. Afinal, há os que amam e os que odeiam. Mas, quando bem organizadas e realizadas com um propósito bem definido, as dinâmicas de grupo são uma ferramenta poderosa na hora de juntar e desenvolver a equipe dentro do processo de recrutamento e seleção.

Isso porque em eventos com dinâmicas de grupo, os colegas de equipe tendem a se conhecer, criar laços, identificar qualidades uns nos outros e, por consequência, criarem um melhor clima organizacional. 

Em momentos como esse, é possível criar um sentimento de união dentro das empresas, ajudando a desenvolver soft skills importantes como por exemplo o trabalho em equipe

Nesse texto, vamos abordar alguns conceitos importantes da dinâmica em grupo, falar sobre maneiras de adaptar esses rituais para o ambiente online e alguns exemplos que podem te ajudar na hora de propor coisas novas para seu time. Vamos lá!

Qual o propósito da dinâmica de grupo?

De forma bem resumida, o propósito da dinâmica de grupo é realizar atividades que vão exercitar e desenvolver as habilidades de um determinado grupo de pessoas. 

Esse tipo de atividade é muito usada no ambiente corporativo, seja durante entrevistas de emprego, fases de um processo seletivo ou na hora de integrar times dentro da empresa. Tudo isso com uma pegada divertida e didática. 

Por mais que essas atividades aconteçam de maneira coletiva, elas também são muito eficazes na hora de mostrar para os líderes e ao time do RH as competências profissionais e individuais de cada um. 

Ou seja, durante as dinâmicas de grupo é possível perceber qual pessoa se dá melhor em momentos de crise, resoluções de problema, na hora de liderar ou de ser liderado. Vale lembrar que nenhuma dessas características é errada ou inferior, até porque em um grupo elas devem se complementar.

Para que servem as dinâmicas de grupo 

Como dissemos acima, é nas dinâmicas de grupo que conseguimos identificar e reconhecer as habilidades individuais de cada um. Uma vez com isso estabelecido, é muito mais fácil para um líder delegar funções dentro de um projeto grande. 

Isso porque ele já identificou em quais situações seus liderados se sentem mais confortáveis e, consequentemente, podem realizar um melhor trabalho. Isto é, as dinâmicas em grupo interferem na satisfação no trabalho.

Tudo isso por conta de uma dinâmica que, apesar de descontraída e divertida, simula situações reais.

Como esse tipo de dinâmica melhora o trabalho em equipe? 

A rotina de uma empresa pode ser exaustiva e densa, levando a um desgaste na comunicação e relacionamento das equipes. Mas, bons líderes sabem que equipes que trabalham conectadas tendem a ter uma boa performance e desenvolvimento. 

Nesse quesito, dinâmicas de grupo podem ser suas grandes aliadas. Ou seja, essas atividades tendem a otimizar a proatividade, relacionamento e o comprometimento entre os trabalhadores. 

Todas essas são características essenciais para um bom funcionamento do trabalho em equipe. Dessa maneira, é mais fácil conseguir chegar ao melhor resultado, de forma conjunta dentro de um time diverso quanto às suas capacidades, experiências e qualificações.

Vale a pena fazer dinâmica de grupo para seleção de candidatos?

Há quem diga que a dinâmica em grupo é uma parte indispensável dentro de um processo seletivo. Isso porque durante as atividades é possível entender mais sobre o perfil de cada candidato na prática.

Ou seja, quando os candidatos são colocados em uma situação hipotética que imita as relações que acontecem na vida real dentro de uma empresa, é possível perceber certas características que podem ser valiosas para o ambiente corporativo. 

Hoje em dia o mercado de trabalho valoriza muito candidatos que apresentam além das capacidades técnicas, as famosas soft skills. Durante uma dinâmica em grupo é possível identificar se o candidato possui algumas delas, como por exemplo: 

  • Liderança
  • Empatia
  • Resiliência
  • Trabalho em equipe
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Raciocínio lógico
  • Pensamento analítico e inovação

Conheça alguns exemplos de dinâmicas de grupo

Já falamos bastante sobre como as dinâmicas de grupo podem beneficiar a sua empresa, suas equipes e funcionários. Agora, o Zenklub preparou uma lista com alguns exemplos de dinâmicas que podem te ajudar a melhorar a integração e trabalho em equipe no ambiente corporativo.

2 verdades 1 mentira

Essa aqui é bastante simples e muito divertida. O objetivo dessa dinâmica é que os participantes se apresentem contando 3 fatos sobre si, sendo 2 deles verdade e 1 mentira. 

De forma descontraída todos ficam sabendo fatos interessantes sobre o colega e, dessa forma, podem achar pontos de contato para unir o time.

Quem eu sou?

Esse é outro exemplo de dinâmica para aproximar e fazer com que seu time se conheça mais. Nela, cada um vai escrever em um papel fatos e curiosidades sobre si. Depois de 10 minutos os papéis são recolhidos e redistribuídos. A missão de cada pessoa é ler e tentar encontrar o dono daquelas características.

Ilha deserta

Nessa dinâmica é possível identificar quais são os principais valores e características importantes para a sua equipe. 

Para começar, cada participante deve escrever sua resposta pessoal para três perguntas:

  • Se você se perdesse em uma ilha deserta, qual colega do grupo você gostaria de ter por perto para te ajudar? 
  • Se pudesse ter três acompanhantes, quais seriam?
  • Na organização de um grande evento, você gostaria da ajuda de qual colega?

Todas as respostas devem conter justificativas do por quê escolher essa pessoa. Ao final dessa parte, todas as respostas serão recolhidas e misturadas. 

Depois, cada participante deve escolher um papel e ler para todos apenas as justificativas. Tudo isso de forma anônima. 

Dessa maneira, começam a aparecer padrões de comportamentos e características que são importantes para estabelecer um relacionamento de confiança entre o time.

Conte com Zenklub para ajudar na gestão emocional do time

Garantir que os times na sua empresa estejam funcionando bem e com a gestão emocional em dia não é uma missão fácil. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub oferece planos empresariais que vão muito além de terapia para os funcionários. Sua empresa pode contar com palestras, treinamentos e análises baseadas em dados sobre a saúde emocional dos seus times e áreas  para uma cultura muito mais focada em bem-estar e crescimento. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Conheça mais sobre o serviço empresarial do Zenklub.