Visando a consciência social e ambiental, a sustentabilidade produtiva é o caminho seguido pelas empresas que desejam se destacar no mercado, através de ações voltadas para esse foco.

Nos dias atuais, as empresas estão cada vez mais sentindo a necessidade de desenvolver a consciência ambiental e social em seu dia a dia. Isso porque, dessa forma sua marca é vista com “bons olhos” no mercado, por seus funcionários e principalmente por seus consumidores e público alvo.

Ou seja, investir em ações e aplicação de práticas sustentáveis na cadeia produtiva, é o caminho que várias empresas estão seguindo para aprimorar seus processos. 

Nesses casos, seu principal foco deixa de ser unicamente os lucros e passa a ser também o meio ambiente e o bem-estar de todos seus colaboradores e consumidores. 

Para que possamos entender um pouco melhor do que se trata a sustentabilidade produtiva, o seu papel e importância dentro de uma organização, abaixo separamos alguns tópicos que irão ajudar a entender melhor o assunto.

Afinal, o que é sustentabilidade produtiva? 

Além de estar relacionada à preservação do meio ambiente, a sustentabilidade produtiva também está voltada para um negócio sustentável, onde é possível aliar os lucros com o bem-estar e a saúde dos colaboradores e dos consumidores.

Ou seja, é fundamental ser desenvolvido a consciência ambiental e social no dia a dia de trabalho dentro da organização. Isso garante que a empresa seja bem vista por seus funcionários e pelo público.

A empresa que possui também como um de seus focos o bem estar dos colaboradores, acabam fazendo com que os profissionais busquem por ela, ainda que não tenham oportunidades disponíveis, fortalecendo o employer branding.

Quais são seus principais benefícios

Um dos principais benefícios que até já falamos por aqui é que uma empresa que cuida dos seus colaboradores e pensa no meio ambiente tem um importante destaque no mercado e para seus consumidores. 

Mas, não é só por isso que as empresas têm investido cada vez mais na sustentabilidade produtiva. Afinal, é visível o retorno positivo que é proporcionado. Abaixo vamos citar alguns benefícios que as empresas possuem ao investir na sustentabilidade produtiva.

Marca empregadora positiva 

Cada vez mais, os profissionais têm valorizado empresas que investem em práticas sustentáveis, e isso é ainda mais visível por exemplo no momento do recrutamento. 

Com um mercado cada vez mais competitivo e aquecido, quando a empresa possui esse diferencial, isso pode ser um fator decisivo para atrair e reter os melhores talentos. Além disso, também evidencia e fortalece cada vez mais a imagem positiva da empresa diante do mercado.

Outro ponto que é importante mencionar é que quando os colaboradores trabalham satisfeitos isso gera retornos positivos para os números da empresa, em lucro, performance e satisfação. 

Qualidade de vida e bem-estar dos funcionários 

Promover o bem-estar dos colaboradores é fundamental para ter um bom desempenho de todos. A questão vai muito além de oferecer bons benefícios e um bom salário, envolve também condições de trabalho, boa gestão e liderança, entre outros.  

É importante ter em mente que, a sustentabilidade produtiva está além da preocupação com o meio ambiente e do uso consciente dos recursos disponibilizados pela natureza. Ela também está ligada à economia e questões sociais.

E, por esses e outros motivos, é extremamente importante e necessário estar sempre atento às questões internas da organização. 

Transformações na sociedade 

Sabemos que o meio ambiente é uma peça fundamental para toda nossa existência e preservá-lo é nosso papel, afinal, nossa qualidade de vida também depende dele. 

Porém, devemos entender que as empresas também possuem seu papel nessa preservação. Isso pode acontecer, através de investir e realizar alguns projetos que contribuem com esse processo. 

Como por exemplo, projetos de inclusão social, reciclagem, investir em energia renovável, entre outras ações que fazem toda a diferença.

Vantagem competitiva entre as empresas 

Com o mercado crescendo cada vez mais nos dias de hoje, sabemos que qualquer ação é válida para tornar a empresa de certa forma mais atraente e competitiva. 

Uma dessas ações que a grande maioria está buscando e investindo, são voltadas para o meio ambiente e para a questão social e de inclusão.

Além disso, a preocupação com a economia e principalmente com o bem-estar de seus colaboradores, evidenciam mais ainda uma imagem positiva principalmente para o mercado externo. 

Economia 

É importante destacar que existem alguns benefícios fiscais que o governo oferece para aquelas empresas que adotam práticas sustentáveis. 

Porém, vivemos em momentos que para a empresa se tornar sustentável ainda é algo muito caro, sendo assim, a sustentabilidade financeira se torna um ponto muito importante.

Além disso, essa é uma mudança a ser realizada a longo prazo e orientar e incentivar a mudança de mentalidade dos colaboradores é um ponto extremamente importante que também precisa ser trabalhado. 

Atração de investidores

Que a sustentabilidade produtiva traz inúmeros benefícios para a empresa, isso já conseguimos compreender. Outro ponto é a atração de investidores para empresas com um foco sustentável.

Principalmente quando falamos daqueles investidores que possuem interesse voltado para o desenvolvimento e consumo mais humano. Isso se torna uma oportunidade de expansão e crescimento da organização. 

Qual a importância da sustentabilidade produtiva? 

A sustentabilidade produtiva é uma ação importante que muitas empresas vêm buscando para seu crescimento. Porém, infelizmente ainda se trata de um investimento muito alto, embora exista incentivo do governo.

Mas, vale lembrar que, esse investimento além de retorno financeiro a longo prazo, visa também o bem-estar dos colaboradores, oferecendo a todos boas condições de trabalho e por consequência trazendo bons retornos financeiros. Afinal, colaboradores satisfeitos tendem a produzirem mais.

Empresas que investem neste recurso se tornam mais sustentáveis, poluindo menos o meio ambiente e até mesmo produzindo energia renovável, o que no atual momento é uma ação fundamental. 

Como alcançar a sustentabilidade produtiva

Agora que já compreendemos a importância da sustentabilidade produtiva, sabemos que embora seja um investimento a longo prazo, proporciona resultados expressivos para a empresa.

É preciso ter em mente que algumas ações para se obter esse recurso na organização são mais simples de serem executadas, porém, outras são mais complexas. Por isso,  com um bom planejamento e com o tempo, todas essas ações podem acontecer. 

Abaixo, separamos algumas práticas que podem ser implementadas para que a sustentabilidade produtiva seja colocada em prática.

Reduzir a quantidade de resíduos diários da sua empresa 

Incentivar os funcionários a utilizarem por exemplo a sua própria garrafinha de água ou caneca para café, possibilita a diminuição do consumo de copos descartáveis.

Uma boa maneira de colocar em prática, é disponibilizar aos colaboradores esse itens com o logo da empresa.O intuito é incentivá-los a utilizarem esses itens de uso diário, assim reduzindo o consumo de lixo.

Reciclagem para diminuir o impacto ambiental da sua empresa

Sabemos que o mercado é muito amplo e infelizmente algumas empresas produzem produtos que ajudam a poluir cada vez mais o meio ambiente. Com isso, uma ação muito importante a ser tomada por essas empresas é a reciclagem.

Embora conscientizar o coletivo não seja uma tarefa muito fácil e que exige tempo e paciência e pode gerar no início um gasto a mais, é importante entender que a iniciativa foi tomada e ainda que, de primeiro momento não seja tão perceptível, no futuro fará a diferença.

Investir no bem-estar dos colaboradores 

A sustentabilidade produtiva é um sistema de gestão que equilibra o lucro com o uso consciente de recursos naturais, além da preocupação com o bem-estar dos colaboradores e também do consumidor final.

O bem-estar dos colaboradores é um ponto fundamental, não apenas para os lucros da empresa, afinal, colaboradores satisfeitos tendem a produzir mais e por consequência gerar mais lucros, mas também para a imagem positiva da empresa no mercado.

Ações que podem ser tomadas pela empresa para promover o bem estar de seus colaboradores podem ser por exemplo, disponibilizar e incentivar a busca por um psicoterapeuta, incentivar o autocuidado com a saúde em geral, flexibilidade de horário, entre outros.

Usar como ferramenta a psicologia ambiental pode tornar o clima organizacional mais agradável e afetar a qualidade de vida dos colaboradores.

Criar ações voltadas para os consumidores da marca

Quando falamos em criar ações voltadas para os seguidores da marca, estamos nos referindo a ações que de algum modo estão voltadas para a sustentabilidade ou beneficiam de alguma maneira outras partes.

Como por exemplo, o tão conhecido compre um e leve dois, ou a cada certo valor em compras, uma parte será doada a uma instituição carente. Essas e muitas outras, são ações comuns tomadas pelas empresas, que além de ajudar a outra parte, podem trazer excelentes benefícios para a marca.

Conclusão 

Investir na sustentabilidade produtiva é algo que vem ganhando espaço no mercado, trazendo benefícios para as empresas, colaboradores e consumidores. 

Por isso, investir em ações sustentáveis que visam garantir a preservação do meio ambiente, o impacto social e o bem-estar dos colaboradores vêm se mostrando a chave para empresas de sucesso. Com isso, o time de Recursos Humanos precisa estar sempre atento às novidades e inovações de processos. 

Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

Investir no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

Jabbour, Charbel José Chiappetta e Santos, Fernando César Almada Desenvolvimento de produtos sustentáveis: o papel da gestão de pessoas. Revista de Administração Pública [online]. 2007, v. 41, n. 2 [Acessado 16 Setembro 2022] , pp. 283-307.