A liderança é uma habilidade caracterizada pela facilidade em motivar, inspirar, influenciar e comandar um grupo de pessoas. Desta forma, nem todos os chefes presentes nas empresas atualmente podem ser considerados líderes. Mas, afinal, quem é o líder?

Enquanto o chefe exerce seu poder de forma autocrática e vertical, o líder procura a democracia e aplica seus métodos da forma mais horizontal possível, mesmo que fique em último. A liderança é aquela que não exclui e procura sempre comandar o grupo de forma igualitária. Essas são apenas algumas das diferenças entre líder e chefe.

Leia este artigo até o final e aprenda a definir quem é o líder em uma empresa.

Quem é o líder em uma empresa?

O líder de uma empresa é a figura responsável por guiar o grupo, auxiliando, e não outorgando, sua equipe a cumprir prazos, maximizando suas tarefas, ajudando-os a se tornarem mais ágeis e motivando-os. 

Assim, o líder torna-se uma peça fundamental para o bom andamento da equipe e das atividades cotidianas, uma vez que precisará supervisionar seus subordinados, mas os deixa livres para atuarem da forma que preferirem.

Vale ressaltar que o líder não exerce mais o papel de rigor, tornando-se uma figura temerosa diante os demais funcionários, e sim aparece como uma pessoa que trabalha em conjunto com seu time procurando o sucesso da empresa.

Além disso, uma das principais características do líder é conseguir identificar talentos, fazendo com que sua equipe trabalhe de forma mais eficaz e ágil.

No entanto, o líder não necessariamente será o chefe de uma equipe. Esta figura pode aparecer como um subordinado, provando que esta personalidade não precisa estar necessariamente em destaque, e é capaz de inspirar as pessoas independente do cargo que ocupa.

Qual é o papel do líder na equipe?

Um bom líder não surge ao acaso. Essa pessoa possui um perfil e características específicas que o categorizam desta forma. Confira alguns dos principais destaques de quem possui um perfil de liderança:

Reconhecimento de méritos

O líder sempre reconhece um bom desempenho, seja ele próprio ou dos que estão à sua volta. O reconhecimento dos méritos se torna uma ferramenta poderosa, e ajuda os demais a se sentirem motivados a alcançarem melhores resultados.

Cultura de feedback

Em busca de melhorar o desempenho de cada um presente em seu time, o líder sempre oferece um feedback, seja positivo ou negativo. Mas vale lembrar que quando é necessária uma negativa, o líder procurará uma forma de instigar essa pessoa a melhorar, e não humilhá-la.

Decisões

O líder também aparece como figura tomadora de decisões. É uma figura assertiva e que sabe resolver problemas que, muitas vezes, parecem não ter nenhuma solução. Os bons líderes são tomadores de decisões e geram novos insights capazes de desafiar os negócios.

Saber pedir ajuda

Mesmo exercendo o papel da liderança, essa figura sabe demonstrar suas vulnerabilidades e passar o bastão para quem sabe mais a respeito de um assunto. O bom líder não visa o protagonismo, e sim o desenvolvimento profissional.

Ser um exemplo

Vale ressaltar ainda que o líder serve como exemplo para seus liderados justamente por ser um perfil estratégico e que sabe agir diante das tarefas e percalços do dia a dia. O líder deve ser o primeiro a demonstrar bom comportamento, a fim de motivar as pessoas sem que se sintam intimidadas.

Como escolher a liderança da sua empresa?

Para se escolher um bom líder, é necessário atentar-se às características já citadas. Mas também vale atentar-se a outras questões.

O que se procura no indivíduo que exercerá a liderança é sua capacidade de enfrentar situações desconfortáveis com profissionalismo, resiliência e perseverança. Assim, a pessoa que exercerá este cargo deverá ter equilíbrio emocional e capacidade de decisão.

Vale ressaltar ainda que o profissional escolhido para o cargo de liderança deve ser competente para lidar com as pessoas, e não necessariamente seu conhecimento técnico.

A principal função de um líder é promover a formação de outros líderes. Por isso, deve assumir os propósitos da empresa e agir de forma ética e transparente, tendo a capacidade de aprendizado e adaptação.

Como oferecer suporte para uma boa liderança?

Um bom líder precisa se sentir livre para atuar em sua área e delegar tarefas para os demais componentes do time. Desta forma, é importante deixá-lo tomar decisões.

Além disso, é importante estar aberto às sugestões desta figura dentro da empresa, uma vez que ela sempre representará uma equipe e sabe o que está correndo bem e quais os principais pontos de dor do time.

Por fim, é importante saber dialogar para sempre chegar em um consenso com os líderes das equipes.

Líder x produtividade do time

Além de tudo, o líder estabelece relações de confiança, e representa os projetos da empresa e caminhos para se chegar ao sucesso. Portanto, o comprometimento dos demais funcionários é fundamental para que as engrenagens da equipe continuem girando e garantindo uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Quando o líder estabelece uma relação de confiança, ele se torna capaz de produzir e ao mesmo tempo deixar claros os objetivos da organização. Com isso, ele introduz aos demais a cultura da empresa, disseminando as principais estratégias e também deixando-os atuar de forma livres e com consciência de suas responsabilidades no lugar em que ocupam.

Desta forma, a relação entre líder e produtividade interfere diretamente na forma de atuação dos demais, e é importante que isso ocorra.

4 piores erros de um líder

Vale lembrar que, independente do cargo que o líder ocupe, ele ainda é um ser humano que pode cometer erros. No entanto, os erros de um líder tem um efeito direto no seu time e seus liderados.

Por isso, a alguns erros que podem não só prejudicar o líder, mas também toda a sua equipe:

Querer ser o destaque

O líder é visivelmente uma figura que se destaca. No entanto, ele deve saber passar o bastão quando necessário, e escutar quando algum dos liderados possui uma visão diferente e otimizada. Ele deve saber passar o destaque para os demais.

Quando o líder procura todo o mérito para si, ele se torna uma figura gananciosa, e corre o risco de manchar sua imagem ao tomar para si algumas habilidades que não possui.

Falta de empatia

O relacionamento no mercado de trabalho é imprescindível para que a produtividade dê certo. Qualquer elemento do dia a dia pode afetar a forma de trabalho de alguém, seja uma perda ou uma dor de cabeça, e o bom líder entende que as pessoas são pessoas, e não máquinas.

Aquele que não desenvolve a habilidade de entender as pessoas, com o objetivo de detectar sutilezas torna-se autoritário.

Não compartilhar

Seja conhecimento, responsabilidades, conquistas ou feedbacks, o bom líder sabe identificar o que deve ser compartilhado com a equipe, e entende que isso é uma prioridade para manter o time motivado.

Manter-se distante das responsabilidades

O mau líder desviará o foco das responsabilidades, e não se importará em queimar alguém para sair ileso.

Já o bom líder sempre dará prioridade às responsabilidades e estará presente para guiar a equipe diante de erros cometidos ou situações desconfortáveis, mostrando que é possível resolver problemas com perseverança.

Conte com Zenklub para melhorar a gestão emocional da liderança

Saber quem é o líder dentro de uma empresa é fundamental para garantir que todas as engrenagens estão funcionando bem e juntas. Mas, garantir que a pessoa no comando tem todas as características de um líder pode não ser simples. 

Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub oferece planos empresariais que vão muito além de terapia para os funcionários. Sua empresa pode contar com palestras, treinamentos e análises baseadas em dados sobre a saúde emocional dos seus times e áreas para uma cultura muito mais focada em bem-estar e crescimento. 

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Referências:

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